conecte-se conosco


Mato Grosso

Mato Grosso estreia na fase nacional dos Jogos Escolares

Publicado

Em cerimônia realizada no sábado (16.11), no ginásio Galegão, em Blumenau/SC, foram abertos os Jogos Escolares da Juventude, principal competição estudantil do país e que revela talentos para o esporte nacional. Os jogos reúnem 4.998 atletas dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal, de 14 modalidades esportivas, nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. Nessa edição, Mato Grosso participa com a maior delegação de sua história, com 270 atletas, sendo 12 equipes de modalidades coletivas e representação em todas as modalidades individuais.

O evento contou com a presença do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley Teixeira, e de diversas autoridades, apresentações de dança, desfile das delegações, juramento dos atletas, revezamento da tocha feito pelos Embaixadores dos Jogos Escolares e finalizando com o acendimento da pira, honra que coube a Carlos Honorato, vice-campeão olímpico de judô em Sydney 2000.

Durante a cerimônia de abertura, o Estado foi representado por dirigentes, técnicos e estudantes que disputam o primeiro bloco de competições que segue até quarta-feira (20.11), com as modalidades de basquete, handebol, judô e luta olímpica. 

“Voltaremos pra Mato Grosso muito melhores do que chegamos aqui, esse intercâmbio cultural, intercâmbio com outros atletas, isso faz com que a equipe possa melhorar e leve isso pro nosso Estado, tudo é replicado internamente”, comenta Gabriel Vasconcelos, treinador da equipe de basquete feminino da escola Regina Pacis, de Sinop.

Leia mais:   Cáceres diminui número de mortes e internações após distribuição de kit-covid, diz Francis

Neste domingo (17.11) foram disputadas as primeiras competições e Mato Grosso já conquistou uma medalha com o bronze de Bianca Victoria, atleta de wrestling (luta olímpica) da Escola Arena, de Cuiabá. 

A professora Luzia Fernandes, treinadora da estudante medalhista, falou sobre o impacto da conquista. “Os jogos escolares são muito importantes para que surjam novos talentos e motivar a participação das crianças. Essa medalha da Bianca, por exemplo, já está motivando mais participantes, acaba influenciando desse jeito. E mesmo sem medalha, a participação também é muito importante, pois traz novas experiências, novas histórias”.  

A Escola Coopema, de Barra do Garças também estreou bem na competição escolar. A equipe mato-grossense de basquete masculino de 12 a 14 anos venceu o Colégio Ari de Sá Cavalcante, do Ceará, por 54 a 24. 

“A estreia foi bem difícil porque a gente estava nervoso, mas depois foi se soltando, conseguimos abrir um bom placar e vencer a equipe do Ceará. Para ro restante da competição a gente espera manter o bom nível e fazer outros bons jogos”, festeja o estudante João Carlos, de 14 anos.

Leia mais:   Procon-MT alerta sobre medidas de proteção durante compras para o Dia do Pais

De 21 a 25 de novembro, os Jogos Escolares serão disputados pelas modalidades de atletismo, badminton, futsal e vôlei. E de 26 a 29, as provas são de ciclismo, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. 

As próximas saídas das equipes mato-grossenses rumo a Blumenau serão nos dias 19 e 24 de novembro. A logística e organização das viagens das delegações mato-grossenses são providenciadas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que também foi responsável pela realização das etapas regionais e estaduais que classificaram as equipes para a competição nacional.

Confira alguns números dos Jogos Escolares da Juventude Blumenau 2019:

Esportes: 14 (atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez)

Locais de competição: 27 (incluindo quadras, piscina e pista de atletismo)

Atletas: 4.998 dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal

Técnicos: 683

Comitê Organizador: 94 profissionais

Chefes de delegação: 27

Oficiais: 65

Médicos e fisioterapeutas: 39

Embaixadores: 14 (11 atletas e 3 professores – química, matemática e português)

Observadores técnicos: 16, de 11 modalidades diferentes

Árbitros: 494

Voluntários civis: 120

Voluntários militares: 67

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Destaque

Cáceres diminui número de mortes e internações após distribuição de kit-covid, diz Francis

Publicado

O ritmo de contágio da covid-19 em Mato Grosso perdeu velocidade e o registro de novos casos caiu cerca de 77%. A incidência continua crescendo, mas abaixo que já foi registrado no Estado. Em meados de julho, 1.502 novos casos foram notificados por dia. No último domingo (9), 334 casos deram positivo.
Em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, a covid-19 dá os mesmos sinais. No ranking de municípios com o maior número de casos, a cidade caiu cinco posições e foi de 11º para 16º.
O resultado é avaliado pela prefeitura como positivo e atribuído aos kits com medicamentos distribuídos gratuitamente.

A distribuição teve início no dia 22 de julho. No município, os moradores receberam ivermectina – para tratamento preventivo – e azitromicina e cloroquina quando o teste para a covid-19 fosse positivo.

“Deu certo, deu resultado e vai além do número de infectados. Caiu o nosso número de internação hospitalar, de mortos. A distribuição influenciou positivamente a ‘não infecção’ da população e melhorou os nossos índices”, avalia o prefeito Francis Maris (MDB).

Leia mais:   Governador decreta luto de 3 dias pela morte de Casaldáliga

Atualmente, o município soma 525 casos em monitoramento, 271 pacientes recuperados e 43 óbitos por covid-19.

A prefeitura estima já ter gastado R$ 500 mil com os medicamentos. Todavia, o gasto é visto como investimento.
“Salvamos vidas e tudo que se faz pela vida vale a pena. Agora a população tem que colaborar”, afirma, citando as aglomerações em locais públicos. “Não precisa de lei, de decreto de governador ou prefeito. Os moradores têm que se precaver, usar máscara”, finaliza.

Com o resultado, a prefeitura prevê a continuidade e extensão da distribuição dos medicamentos. Agora, os moradores da zona rural também vão receber os remédios.

Por André Souza/O Livre
Comentários Facebook
Continue lendo

Estadual

MÁSCARA INCLUSIVA: Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Publicado

Para ajudar as pessoas com deficiência auditiva a se comunicarem melhor com seus familiares, a Audax Aparelhos Auditivos doará máscaras com espaço labial transparente (máscaras inclusivas), para facilitar o entendimento e a comunicação no dia-a-dia.


Há relatos de que com o uso da máscara normal, os pacientes com aparelho auditivo possuem dificuldades de compreensão, pois o som fica mais abafado, piorando sua qualidade quando chega no ouvido, além da carência do apoio visual para entendimento.

“A máscara facial é um acessório indispensável para proteção contra a covid 19. Mas as pessoas com problemas de audição, principalmente os idosos, que fazem parte do grupo de risco, estão sofrendo dificuldade de entendimento com o som abafado e é o nosso dever social poder ajudar essas famílias nesse momento de pandemia”, explica a fonoaudióloga Samia Helena Ribeiro, responsável pela empresa.

Inicialmente serão disponibilizadas 100 máscaras transparentes. Aqueles que desejarem receber deverão ligar ou enviar um WhatsApp para o número (65) 98111-4900 e fazer o agendamento. O interessado receberá um formulário a ser preenchido, deverá apresentar o exame de perda auditiva do familiar e poderá retirar o item a partir de hoje, segunda-feira (10/08), na sede da Audax Aparelhos Auditivos, na Avenida Coronel Escolástico em Cuiabá.

“A Audax é uma empresa que atua há mais de 10 anos em Cuiabá atendendo de forma humanizada as pessoas que possuem problemas de audição e tem a responsabilidade social de poder ajudar a população”, completa Ribeiro.

Vale ressaltar que o uso de máscara facial se tornou obrigatória em Mato Grosso desde o final de abril e a medida tem validade enquanto o durar o estado de calamidade decretado pelo Governo.
Assessoria
Comentários Facebook
Leia mais:   Mato Grosso é apontado como exemplo para o país no mapeamento e combate ao desmatamento ilegal
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana