conecte-se conosco


Cáceres e Região

Mais de 900 estudantes de MT buscam conclusão dos estudos com projeto Reconhecimento de Saberes do Sesi

Publicado

Modalidade é ofertada nos polos de Cáceres, Sinop, Rondonópolis e Várzea Grande

Morador de Rondonópolis (216 km de Cuiabá), o eletricista Diney Raul Pereira, 22 anos, vislumbrou no projeto Reconhecimento de Saberes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) a oportunidade de concluir seus estudos, interrompidos ainda na adolescência, e desenvolver suas competências e habilidades, além de aumentar as chances de sucesso no mercado de trabalho em que atua.

“Muitas portas foram fechadas por eu não ter concluído o ensino médio na idade própria. Depois de perceber que poderia agregar conhecimento e melhorar meu currículo, procurei o Sesi para finalizar os meus estudos e não perder mais as oportunidades que surgirem para mim”, afirma.

Assim como Diney, cerca de 930 jovens e adultos acabam de retornar às salas de aula graças ao projeto desenvolvido pelo Sesi nos polos de Rondonópolis, Cáceres, Sinop e Várzea Grande. Os estudantes das novas turmas lotaram os auditórios das unidades nas aulas de acolhimento que ocorreram, simultaneamente, nos quatro polos no dia 9 de setembro.

Leia mais:   “Diálogos Hidroviáveis” debate a importância das hidrovias para Mato Grosso

De acordo com a coordenadora de Educação e Cultura do Sesi MT, Cintia da Silva, a metodologia desenvolvida na EJA do Sesi tem se revelado exitosa. “A iniciativa identifica os conhecimentos que o aluno já domina para partir daí, desenvolver as competências que ele ainda não adquiriu”.

Ela ressalta que reconhecer conhecimentos conquistados ao longo da vida é o grande diferencial da metodologia do Sesi. Para isso, os alunos respondem questionários ligados às competências e habilidades de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos. Em seguida, compartilham o que responderam com todos. O próximo passo é a avaliação.

Caso alguma competência não tenha sido reconhecida pelos educadores, o aluno assistirá mais aulas da área específica. “Além da identificação, validação e certificação das competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida, o método, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, propicia ainda melhoria da autoestima destas pessoas, redução da evasão escolar e a conclusão do curso em menor tempo”, finaliza.

Matrículas abertas

As unidades do Sesi estão com matrículas abertas para novas turmas, com início das aulas em fevereiro de 2020.
Para se inscrever, basta o interessando apresentar cópia do RG e CPF; histórico escolar original e cópia da carteira de trabalho (identificação do trabalhador e registro da empresa).

Leia mais:   Feira de saúde realizada no Atacado Pantanal foi um sucesso

Trabalhadores da indústria e dependentes podem cursar a EJA gratuitamente.

Mais informações:

Sesi Várzea Grande: Avenida Dom Orlando Chaves, 1086, Cristo Rei. Tel: (65) 3685-2311
Sesi Cáceres: Rua da Maravilha, 1595, Cavalhada. Tel: (65) 3222-1216
SESI Sinop: Rua dos Jacarandás, 31.000. Tel: (66) 3531-3611
Sesi Rondonópolis: Av. Presidente Médici, 4391, Vila Birigui. Tel: (66) 3302-0000.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Adolescente é assassinado com tiros na cabeça em Mirassol D’Oeste

Publicado

Testemunhas contaram que um suspeito atirou diversas vezes na vítima, que tentou fugir, mas foi novamente baleada em sequência

Um adolescente de 17 anos foi assassinado com tiros na cabeça na noite deste domingo, nas proximidades da Praça da Lagoa dos Interlados, no município de Mirassol D’Oeste.

Testemunhas contaram, segundo o boletim de ocorrência, que um suspeito teria se aproximado e efetuado alguns disparos contra o jovem. A vítima ainda tentou fugir e correu por alguns metros na tentativa de escapar do criminoso.

No entanto, o atirador se aproximou novamente do rapaz e desferiu mais dois tiros na cabeça do menor.

Uma ambulância foi chamada para socorrer a vítima. No entanto, ao chegar no local informado, a equipe médica constatou o óbito do jovem.

A guarnição da Polícia Militar isolou a área até a chegada de profissionais da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), que coletaram provas e fizeram os primeiros trabalhos de apuração.

O corpo dele foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).

O bandido fugiu em uma motocicleta logo após o crime e não foi encontrado até o momento.

Leia mais:   Diretores da CEF prestam informações sobre viabilidade de financiamento para projeto de esgoto sanitário em Cáceres

A Polícia Civil investiga a autoria e a motivação do caso.

Por – João Freitas

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Feira de saúde realizada no Atacado Pantanal foi um sucesso

Publicado

A Feira de Saúde realizada nas dependências do Atacado Pantanal, no último sábado (19), foi um sucesso.

O evento realizado pelo Lions Clube de Cáceres “Portal do Pantanal”, em parceria com o curso de medicina da Unemat e Grupo Juba, movimentou a loja.

Centenas de clientes e pessoas da comunidade receberam diversos serviços na área de saúde como aferição de pressão arterial, peso, altura, índice de massa corporal – IMC, medida da circunferência abdominal e exame de destro (medida de açúcar no sangue), tudo gratuitamente.

Além de atender os clientes e cidadãos, colaboradores do Atacado Pantanal também tiveram acesso aos atendimentos.

Para o colaborador Jaime Conradi Soares Araújo, a feira foi uma boa oportunidade , não só para a sociedade, mas para eles que trabalham ali. “Para mim foi ótimo participar descobri que minha pressão está boa, meu

peso está compatível com minha altura e minha glicose está ótima para minha idade”, avaliou Jaime.

Já o fiscal de prevenção Evair Almeida Cruz, observou que a ação foi muito importante. Para ele, as pessoas não tem tempo, oportunidade e muitas vezes acesso a estes serviços prestados na Feira de Saúde. Eu tive a oportunidade de verificar meu índice de massa corporal, fazer o teste de glicemia e aferir a pressão arterial e tudo grátis. E mais, é muito bom saber que a saúde da gente está tudo em cima, está bem”, discorreu Evair.

Leia mais:   Em apenas um mês, aplicativo Patrulha Cidadã mostra funcionalidade eficiente em Cáceres

A psicóloga do Grupo Juba, Kátia Deise Moreira, responsável pela Gestão de Pessoas, aprovou a atividade e a participação dos colaboradores. “Foi mais uma oportunidade de prevenção e controle à saúde, através de exames e serviços oferecidos neste espaço”, analisou Kátia.

O gerente do Atacado Pantanal, Thiago Monteiro, finalizou agradecendo os parceiros e reconhecendo que o acontecimento movimentou a loja no sábado e contribuiu com a saúde, também, de seus colaboradores, já que todos utilizaram os serviços disponíveis.

Por: Esdras Crepadi

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana