conecte-se conosco


Cáceres e Região

Mais de 900 estudantes de MT buscam conclusão dos estudos com projeto Reconhecimento de Saberes do Sesi

Publicado

Modalidade é ofertada nos polos de Cáceres, Sinop, Rondonópolis e Várzea Grande

Morador de Rondonópolis (216 km de Cuiabá), o eletricista Diney Raul Pereira, 22 anos, vislumbrou no projeto Reconhecimento de Saberes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) a oportunidade de concluir seus estudos, interrompidos ainda na adolescência, e desenvolver suas competências e habilidades, além de aumentar as chances de sucesso no mercado de trabalho em que atua.

“Muitas portas foram fechadas por eu não ter concluído o ensino médio na idade própria. Depois de perceber que poderia agregar conhecimento e melhorar meu currículo, procurei o Sesi para finalizar os meus estudos e não perder mais as oportunidades que surgirem para mim”, afirma.

Assim como Diney, cerca de 930 jovens e adultos acabam de retornar às salas de aula graças ao projeto desenvolvido pelo Sesi nos polos de Rondonópolis, Cáceres, Sinop e Várzea Grande. Os estudantes das novas turmas lotaram os auditórios das unidades nas aulas de acolhimento que ocorreram, simultaneamente, nos quatro polos no dia 9 de setembro.

Leia mais:   Primeiro exame para covid-19 em Adriano Silva dá negativo

De acordo com a coordenadora de Educação e Cultura do Sesi MT, Cintia da Silva, a metodologia desenvolvida na EJA do Sesi tem se revelado exitosa. “A iniciativa identifica os conhecimentos que o aluno já domina para partir daí, desenvolver as competências que ele ainda não adquiriu”.

Ela ressalta que reconhecer conhecimentos conquistados ao longo da vida é o grande diferencial da metodologia do Sesi. Para isso, os alunos respondem questionários ligados às competências e habilidades de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos. Em seguida, compartilham o que responderam com todos. O próximo passo é a avaliação.

Caso alguma competência não tenha sido reconhecida pelos educadores, o aluno assistirá mais aulas da área específica. “Além da identificação, validação e certificação das competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida, o método, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, propicia ainda melhoria da autoestima destas pessoas, redução da evasão escolar e a conclusão do curso em menor tempo”, finaliza.

Matrículas abertas

As unidades do Sesi estão com matrículas abertas para novas turmas, com início das aulas em fevereiro de 2020.
Para se inscrever, basta o interessando apresentar cópia do RG e CPF; histórico escolar original e cópia da carteira de trabalho (identificação do trabalhador e registro da empresa).

Leia mais:   Em mensagem de despedida, Marcinho diz que Adriano deixa um legado de idealismo e perseverança

Trabalhadores da indústria e dependentes podem cursar a EJA gratuitamente.

Mais informações:

Sesi Várzea Grande: Avenida Dom Orlando Chaves, 1086, Cristo Rei. Tel: (65) 3685-2311
Sesi Cáceres: Rua da Maravilha, 1595, Cavalhada. Tel: (65) 3222-1216
SESI Sinop: Rua dos Jacarandás, 31.000. Tel: (66) 3531-3611
Sesi Rondonópolis: Av. Presidente Médici, 4391, Vila Birigui. Tel: (66) 3302-0000.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Primeiro exame para covid-19 em Adriano Silva dá negativo

Publicado

Assessoria

O primeiro resultado do exame para covid-19 feito nas amostras de Adriano Silva deu negativo. O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso faleceu na noite desta quarta-feira (3), em Cuiabá, após uma série de paradas cardiorrespiratórias. Adriano apresentava sintomas da covid-19 desde o domingo (1).

Ao GD, um familiar de Adriano informou que esse é apenas o primeiro laudo e que uma contraprova é aguardada. Para este primeiro exame, requisitado pelo Hospital São Luiz, em Cáceres, onde Adriano estava inicialmente internado, as amostras biológicas de Adriano foram coletadas na segunda (2).

O exame foi realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) pelo método RT-PCR em tempo real, considerado o teste padrão-ouro para o diagnóstico de infecção por coronavírus, sendo o método de referência no Brasil para confirmar covid-19.

Adriano foi transferido de Cáceres, onde estava internado, para a clínica Femina na capital. Professor do curso de Direito da Unemat e ex-reitor da instituição, ele contou em uma rede social no dia 1º que passou mal e procurou um médico que o recomendou a internação. Na quarta, Adriano teve complicações pulmonares, foi entubado e transferido para Cuiabá.

Leia mais:   Vara do Trabalho de Cáceres incentiva o uso de Carteira de Trabalho Digital

Por volta das 20h47, o governo de Mato Grosso confirmou a morte do presidente da Fapemat.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Em mensagem de despedida, Marcinho diz que Adriano deixa um legado de idealismo e perseverança

Publicado

A partida prematura do nosso amigo e companheiro Adriano Silva irá proporcionar uma lacuna, não impossível, mas muito difícil de ser preenchida nos meios socais, familiares e políticos, em Cáceres.

Idealista, o professor e ex-reitor da nossa Unemat, Adriano deixa ao povo mato-grossense, um legado de homem público honesto e justo.

A população, as autoridades, mas principalmente, a comunidade acadêmica, certamente, reconhecerá, para sempre, a realização do seu grande sonho de tornar realidade os cursos de Direito e Medicina da instituição.

Mas, não foram só isso, Adriano será lembrado pela sua perseverança, nos meios políticos. O desejo de ajudar no desenvolvimento de sua cidade natal, fez com que ele pleiteasse galgar passos largos no cenário político.

Embora, não tenha obtido sucesso, nos pleitos que disputou, Adriano jamais desistiu em se perseverar. A sua bandeira era estar presente; era somar; era defender os interesses de Cáceres.

O povo mato-grossense, mas, em especial, o cacerense, o terá para sempre no coração e na memória como um grande homem, pai, companheiro, profissional e amigo.

Leia mais:   PE, Força Tática e Sistema Penitenciário prendem grupo criminoso que “desviava” piche da prefeitura

Que Deus conforte a família.

Marcinho Lacerda!

Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana