conecte-se conosco


Esportes

Lutador mato-grossense se consagra em mundial de jiu-jitsu nos EUA

Publicado

Todas as 11 medalhas de ouro já conquistadas por mato-grossenses, desde 1996 nesse mundial, são de atletas de Cuiabá

Ian Raphael Pinto alcança a glória ao se tornar campeão mundial de jiu-jitsu, nas categorias faixa branca e peso pesado, no Campeonato Mundial de Jiu-jitsu da International Brazilian Jiu-jitsu Federation (IBJJF), realizado no fim de semana, de 1 a 5 de junho, na Califórnia (EUA). O terceiro mato-grossense, desde 1996, junto com Francisco Fernandes Júnior e Luzia Fernandes, que sobe ao topo mais alto do pódio do maior e mais competitivo evento esportivo da modalidade.
Ian Raphael Pinto, Lukas Andrade e Renata Guedes foram os três lutadores que viajaram para representar MT. E Ian Raphael foi quem trouxe medalha ao vencer a final contra John Allen Moore. Ian se junta ao hall dos campeões mato-grossenses com Francisco Fernandes Jr, seis vezes campeão mundial (preta em 2005), e Luzia Fernandes, quatro vezes campeã mundial (preta em 2006). Todos treinados em academias da capital, Coliseum Gym (Ian) e Gracie Barra CBA.
Para o presidente da Federação Mato-grossense de Jiu-jitsu e Lutas Associadas (FMTJJLA), Francisco José Pessoa Fernandes, mestre faixa coral, a vitória mostra que o jiu-jitsu praticado em Mato Grosso possui qualidade de nível internacional. “Essa é a competição mais difícil do planeta na modalidade. Lá se reúnem os melhores lutadores desse esporte. E uma conquista na faixa branca mostra um grande potencial”. Segundo ele, agora é se preparar para o ano seguinte.
Junior Martins / assessoria FMTJJLA

Comentários Facebook
Leia mais:   Comitê Paralímpico Brasileiro e Unemat realizam curso de capacitação em Cáceres

Destaque

Comitê Paralímpico Brasileiro e Unemat realizam curso de capacitação em Cáceres

Publicado

Treinadores das seleções paralímpicas brasileira de Goalball, para atletismo, voleibol sentado e futebol de 5 estão em Cáceres ministrando o 1º Curso de Capacitação em Educação Paralímpica. O evento reúne 140 participantes entre acadêmicos de graduação, professores da rede pública de ensino, gestores de esporte e lazer.

O objetivo do curso promovido em parceria pela Universidade do Estado de Mato Grosso com o Comitê Paralímpicos Brasileiro é promover a formação e a qualificação de profissionais para atuar no esporte paraolímpico.

O treinador da seleção paralímpica de voleibol sentado, Celio Mediato, destaca que nos últimos anos o interesse dos municípios pelos esportes paralímpicos tem crescido. “Isso é muito importante, porque estamos capacitando profissionais que serão agentes multiplicadores das modalidades paralímpicas. Nós sabemos que muitas crianças e deficientes ainda estão dentro de suas casas, até por preconceito das famílias e com esse processo queremos atingir o máximo de pessoas e promover nas escolas o que chamamos de inclusão inversa, que é quando o aluno não deficiente tem a chance de saber e viver na prática as dificuldades dos deficientes de forma a sensibiliza-los e a humanizar a relação entre deficientes e não deficientes”, afirmou.

Para a professora da rede pública de ensino, Leila Maira Borré, que assumiu a função de professora de Educação Física na rede estadual de ensino e atua na escola Gabriel Pinto de Arruda em Cáceres, esse curso vem atender os desejos de qualificação. “Com as alterações legais nossos currículos contemplam os esportes paralímpicos como conteúdo específico para as séries do ensino fundamental II e saber mais dessas modalidades possibilita que os alunos interajam e se interessem de forma a reconhecer as oportunidades que possuem. De 10 turmas que tenho em sete tenho alunos com alguma deficiência, e esse curso possibilita que possamos planejar o desenvolvimento das aulas de forma a promover um processo inclusivo”, diz.

Leia mais:   Comitê Paralímpico Brasileiro e Unemat realizam curso de capacitação em Cáceres

A acadêmica de Educação Física da Unemat, Ana Paula Cuiabano Gomes, de 22 anos, entrou na graduação com uma motivação a mais. Ela tem um filho com paralisia cerebral, que tem três anos, e entende que a educação física traz novas motivações para as pessoas com deficiência de modo a superar as dificuldades. “Juntamente com outras mães em Cáceres, muitas vezes os professores nos procuram e nos dizem não saber como lidar com nossas crianças, então esse curso é uma forma de capacitar esses profissionais” relata.

Para o professor da Unemat, e coordenador do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício, Riller Reverdito da Silva a intenção é que esse primeiro curso sirva como aproximação da Unemat com o Comitê Paralímpico a fim de promover outros eventos e ações em conjunto visando a formação continuada dos professores. “Esse curso nasceu de uma demanda apresentada nas pesquisas e atividades do centro e acredito que este é o inicio de uma parceria muito promissora”.

O curso começou nesta segunda-feira (14) com a parte teórica sobre os pressupostos da Educação Paralímpica ministrada pelo coordenador de Educação Paralímpico Brasileiro Davi Farias Costa e pela professora Afonsa Janaína da Silva, e a parte prática da oficina que segue até essa quarta-feira (16) os professores: Alex Sabino (para atletismo), Antônio Bahia (Futebol de 5), Celio Mediato (voleibol sentado) e Nagila Zambonatto (Goalball).

Leia mais:   Comitê Paralímpico Brasileiro e Unemat realizam curso de capacitação em Cáceres

Organização: Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Física (Cipeef), Universidade do Estado de Mato Grosso, Rede Cedes Mato Grosso, Ministério da Cidadania/Secretaria Especial do Esporte, Educação Paralímpica e Comitê Paralímpico Brasileiro.

Apoio: Secretaria Ajunta de Esporte e Lazer, Governo do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Esporte e Lazer, Prefeitura Municipal de Cáceres e Colégio Salesiano Santa Maria.

por Lygia Lima

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Acice abre inscrição para 5° corrida de rua

Publicado

A Associação Cacerense de Inclusão a Cultura e Esporte abriu esta semana as inscrições para a 5ª edição da Corrida de Rua da Acice 2019, que será realizada no dia 01 de Dezembro com um percurso de 08 km.
Assim, como ocorreu nas edições anteriores, a corrida terá largada e chegada na praça da Cohab Nova e o trajeto será o mesmo das edições anteriores.
 A camiseta terá um custo de R$ 25,00. e poderá ser paga na Academia “LET’S FIT”, na avenida Tancredo Neves nº 2064 – Cohab Nova até o dia 10/11/2019 prazo final para inscrição.   De acordo com a diretoria da ACICE, a entrega da camiseta e do número de peito será na semana da corrida, em local a ser divulgado pela coordenação do evento. Haverá ainda a Corrida Mirim para crianças até 12 anos e a Caminhada da 3ª Idade.
LINK PARA INSCRIÇÃO:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd6XHd2wyx0Lgs8M35EFcMWmwTT0sJsSHMVpGzjZOjjP3iigw/viewform

MAIS INFORMAÇÕES NA SECRETARIA DE ESPORTES  COM “MARÇÃO”   99989-6646.
Comentários Facebook
Leia mais:   Comitê Paralímpico Brasileiro e Unemat realizam curso de capacitação em Cáceres
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana