conecte-se conosco


Mato Grosso

‘Jovens de Futuro’ participam de transmissão ao vivo para contar suas histórias

Publicado

Na próxima sexta-feira (19.07), quatro jovens que são exemplos de força, dedicação e perseverança, vão participar de uma transmissão ao vivo realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). O evento “Jovens de Futuro” será às 15h, na sede da Seciteci, no Centro Político Administrativo.

Uma das histórias que será apresentada é da estudante de Física, Maria Gislanny Silva, 21 anos, que desde criança tem o sonho de se tornar astronauta. Sempre muito dedicada, Maria venceu diversas barreiras e após muito esforço, conseguiu participar de uma visita a NASA. Agora, a próxima conquista é estudar nos Estados Unidos e se preparar para os desafios do futuro.

A outra história é do Gabriel Corrêa da Silva, de 18 anos, morador da cidade de Poconé (a 100 km de Cuiabá) e estudante do ensino médio. Gabriel, que começou a trabalhar muito cedo, pretende cursar jornalismo e se tornar político. Sempre atuante nas questões sociais, se destacou na escola e hoje faz parte do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, representando Mato Grosso em diversos eventos nacionais.

Leia mais:   Estado lança o maior programa de incentivo à Agricultura Familiar de Mato Grosso

O terceiro personagem do evento é um menino bastante precoce, pois apesar de ter apenas 12 anos, Dherick Abreu é um dos mais aplicados alunos de uma escola de efeitos visuais, em Cuiabá. Próximo de se formar, ele já trabalha como design de mídias sociais para pessoas próximas, com o acompanhamento de sua mãe.

Lucas Sardinha Lopes é o quarto participante. Com apenas 20 anos, assumiu a coordenação pedagógica de uma unidade que compõe uma franquia de escolas onde foi aluno. O seu sonho é ser referência na área de treinamentos, já que tem grande habilidade para ensinar. Lucas acredita que, por meio do conhecimento, pode ajudar a transformar o mundo em um lugar melhor para se viver.

A ação conta com o apoio dos seguintes parceiros: Unicef, Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MT), Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios (APDM), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MT) e Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab-MT).

Leia mais:   Sede de unidades que protegem cabeceiras do rio Cuiabá passa por reforma

A transmissão terá a participação do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato, e do procurador de Justiça Paulo Prado, titular da Procuradoria Especializada em Defesa da Criança e Adolescente de Mato Grosso. 

De acordo com o secretário, o propósito da ação é mostrar exemplos de jovens que enfrentam dificuldades e são dedicados para alcançar os seus objetivos. “A ideia é ressaltar a trajetória de cada um para incentivar as crianças e adolescentes a acreditarem e se esforçarem para realizarem os seus sonhos. Cada conquista é muito importante para a construção de um futuro mais promissor para a nossa juventude”, enfatiza o gestor público.

Para assistir a transmissão ao vivo, basta se inscrever no canal do Núcleo de Educação a Distância da SECITECI: https://www.youtube.com/channel/UCJDmJWhGBBlFImU8l4YWbMA

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Polícia Militar apreende 468 quilos de pescado irregular em Cáceres

Publicado

Policiais da Força Tática de Cáceres prenderam H.R.S. (50 anos) e A.E.(40) com 468,39 kg de pescado irregular, na sexta-feira (13.12), nas proximidades da MT-343.

Populares denunciaram a polícia que os dois suspeitos estavam comercializando peixe ilegal em um veículo Ecosport, na região da Vila Aparecida. Ao verificar a denúncia, os policiais encontraram o veículo estacionado e engatado em outro carro Saveiro.

Na diligência, a PM apreendeu o pescado na carroceria do Ecosport. Os 468 kg envolviam peixes das espécies pintado, cachara e pacu. Os dois homens que foram presos por crime ambiental já haviam sido detidos anteriormentes pelo mesmo motivo.

Todo o pescado apreendido foi doado para as entidades sem fins lucrativos Lar Servas de Maria e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Associação Remanso Fraterna João Gabriel

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:   Reforma da Previdência de MT reduzirá déficit em R$ 25 bilhões nos próximos 10 anos
Continue lendo

Mato Grosso

Servidores realizam doações de brinquedos para crianças com deficiências

Publicado

Os servidores da Superintendência da Pessoa com Deficiência da Casa Civil promoveram neste ano o Natal Solidário para as crianças com deficiência do Instituto dos Cegos de Mato Grosso (Icemat). Cada servidor adotou uma cartinha e comprou um brinquedo para entregar a uma das crianças assistidas pela instituição. As doações foram entregues na manhã desta sexta-feira (13.12), data em que é celebrado o Dia Nacional do Cego.

A mãe do pequeno Juvenil, de 12 anos, Diana Lúcia Rondon, comemorou a ação. “É muito importante. Você vê a alegria no rosto de cada criança que recebe um presente. Por vezes, elas são discriminadas, e aqui não, aqui eles recebem atenção e carinho”, disse.

O casal Joice Gleibiane Santos e Ademir Pilatte, pais do Thomas, de 2 aninhos, também expressaram a alegria durante as doações. “É gratificante para nós pais e para o instituto também. Fico feliz que o meu filho desenvolveu bastante com a Instituição que hoje está presenteando e realizando um desejo tão esperado”, externou.

A entrega de brinquedos contou com a participação da superintendente das Pessoas com Deficiência da Casa Civil, Taís Augusta de Paula, que esteve no evento representando os servidores. Ela conta que a ideia da iniciativa surgiu com a intenção de realizar um Natal diferente. “Em anos anteriores a instituição mandava as cartinhas para os correios, que demorava muito para retornar e geralmente já tinha passado o natal, então resolvemos esse ano fazer essa parceria solidária”, disse.

Leia mais:   Polícia Militar apreende 468 quilos de pescado irregular em Cáceres

Conforme Taís, essa foi uma primeira experiência e a intenção agora é ampliar a ação. “Todas as crianças têm sonhos e desejos. Esse foi apenas um plano piloto. Esperamos que a Casa Civil junto a primeira-dama, Virginia Mendes e o Governo do estado possam levar esse trabalho para toda a rede estadual e organizações que atendam as pessoas com deficiência”, destacou.

O presidente do Icemat, Udeilson César de Arruda, disse que a iniciativa os ajudam a cumprir o papel de promoção dos Direitos Humanos, tornando o Natal das crianças mais feliz. “Essa ação mostra que as pessoas ainda são solidárias e estão preocupadas com o bem-estar do próximo. É muito enriquecedor para nós, ter esse tipo de parceria, até para estimular os alunos no estudo”, ressaltou

Para o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), Luiz Grassi, o evento é de extrema importância para as crianças que são atendidas na instituição. “Esse evento realizado em parceria contribui para o desenvolvimento dessas crianças, que para algumas esse é o primeiro presente recebido no ano. Qualquer presente simbólico torna a vida delas mais alegre ainda”, pontuou.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana