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Jeep Renegade x VW T-Cross:  novato chega ditando novos paradigmas

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VW T-Cross é bem mais baixo que o rival Jeep Renegade, o que lhe confere uma pegada de hatch ao dirigir
Caue Lira/iG

VW T-Cross é bem mais baixo que o rival Jeep Renegade, o que lhe confere uma pegada de hatch ao dirigir

O novo VW T-Cross ainda está em pré-venda, mas já enfrenta o primeiro rival que apareceu na redação de iG Carros, o Jeep Renegade. Nesse primeiro momento, não tivemos como escolher as versões do comparativo. Mas, por coincidência, nos deparamos com duas que têm quase o mesmo preço: a Highline, com todos os opcionais, do T-Cross (R$ 126.490) e a Longitude, a diesel ,do Renegade (R$ 125.4900).

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Mais uma vez, ficou claro que é importante saber bem qual versão escolher na hora de levar um carro para casa. O VW T-Cross demonstrou ter várias qualidades, mas a totalmente equipada não é a que mais vale a pena. Vem com som de alta-fidelidade da Beats, sistema que faz baliza sozinho na hora de estacionar, teto solar panorâmico, entre outros itens que encarecem o preço e não fazem parte do que realmente chama atenção no carro.

O que se destaca mesmo no VW é o bom acerto não apenas da parte estrutural, mas também do conjunto mecânico. Não é à toa que a marca alemã resolveu deixar de produzir as versões 1.0 e 1.4 turbo do Golf, que agora terá apenas o esportivo GTI. O T-Cross consegue manter a mesma pegada de um hatch médio tanto nas curvas quanto em retas, sempre transmitindo segurança.

 No Renegade Longitude a diesel o ajuste não favorece tanto quem gosta de dirigir, uma vez que tem centro de gravidade mais alto e maior área frontal corrigida (0,95 m2 ante 0,84 m2 do T-Cross). Em contrapartida, o motor turbodiesel garante um ganho de força mais linear, partindo das primeiras marcações do contagiros. São nada despresíveis 35,7 kgfm a 1.750 rpm, ante 25,5 a 1.500 rpm do T-Cross.

Boa tocada no VW T-Cross


VW T-Cross  tem boa  dinâmica em qualquer situação e sem prejudicar o conforto e a valentia ao passar por obstáculos
Divulgação

VW T-Cross tem boa dinâmica em qualquer situação e sem prejudicar o conforto e a valentia ao passar por obstáculos

 Entretanto, o Volkswagen consegue acelerar de 0 a 100 km/h mais rápido (8,7 segundos contra 9,9 s do Renegade) e ganhar mais velocidade (198 km/h ante 190 km/h do Jeep). Outra vantagem do T-Cross é que conseguiram aliar boa estabilidade com valentia em enfrentar obstáculos urbanos pelo caminho, como valetas e lombadas. Portanto, atingiram o melhor de dois mundos no VW, que pode vir com rodas de aro 17 montadas em pneus 205/55R 17 ante 225/55R 18 do Jeep.

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Claro que o nível de conforto no VW T-Cross também é maior por uma série de fatores. Já começa com o ruído menor do motor 1.4 turbo flex na comparação com o 2.0 turbodiesel. Depois, por causa da suspensão do VW, que consegue absorver as irregularidades do piso um pouco melhor que o Jeep, que sempre foi conhecido por ter um bom ajuste mas que agora é superado pelo T-Cross.

Com motor turbodiesel e tanque maior (60 l ante 52 l do VW), o Renegade poderia ter a vantagem de ter mais autonomia na estrada, mas ambos se equivalem. O Jeep pode chegar a 690 km, teoricamente, levando em conta os 11,5 km/l divulgados pelo Inmetro. No VW T-Cross, com gasolina, chega-se a 686 km, considerando os 13,2 km/l de consumo rodoviário. Na cidade, se for usar o derivado do petróleo, o T-Cross gasta menos (11 km/l, ante 9,4 km/l do Renegade).


Entre os opcionais do VW T-Cross 2019, destaque para a tela touchscreen de oito polegadas
Divulgação

Entre os opcionais do VW T-Cross 2019, destaque para a tela touchscreen de oito polegadas

No quesito ergonomia, o VW T-Cross passa a dar outra prova de que veio para estabelecer novos padrões no segmento de SUVs compactos .  Na versão avaliada, o carro veio com cluster digital e configurável, central multimídia de última geração com tela de alta resolução e fácil de ser usada, alavanca de câmbio em que as marchas aparecem no topo, facilitando a visualização, mesmo à noite. O que destoa do conjunto é a alavanca do freio de estacionamento convencional no lugar do botão eletrônico, como no Renegade. 

No Jeep foi mantido o mesmo volante com 18 botões, inclusive atrás do aro, o que o torna um pouco confuso de ser usado. Além disso, a central multimídia não é tão intuitiva de ser usada quando a do T-Cross e o do Renegade interior continua quase o mesmo desde o lançamento, há quatro anos.  Contudo, há pontos interessantes, como o porta-objetos debaixo do assento dianteiro do passageiro e os easter eggs no cantos do para-brisa.

Quando o assunto é espaço interno, há algumas ressalvas em ambos os SUVs. No VW T-Cross, quem vai sentado no centro do banco traseiro fica incomodado pelo assento um pouco mais alto e pela parte do console central que pode esbarrar nos joelhos. No Renegade, há um pouco mais de conforto para quem vai atrás. E falta área de carga no porta-malas nos dois:  320 litros no Jeep e 373 no VW, ligeiramente maior, mas abaixo do ideal.

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Jeep Renegade mantém o mesmo padrão há 4 anos e passa a ter a central multimídia do Compass
Divulgação

Jeep Renegade mantém o mesmo padrão há 4 anos e passa a ter a central multimídia do Compass

E no capítulo equipamentos dos dois utilitários esportivos vale destacar que os dois contam com ancoratem ISOFIX para cadeiras infantis, ar-condicionado digital, revestimento de couro no interior, conexão USB na frente e atrás, retrovisor fotocrômico, câmera de ré, sensores nos para-choques para ajudar nas manobras, entre outros itens. O VW T-Cross se diferencia pelos itens ligados à parte dinâmica, como a vetorização de torque, que ajuda na estabilidade nas curvas, além de equipamentos sofisticados oferecidos como opcional.




Conclusão

Eficiente, moderno e com dirigibilidade de hatch médio, o VW T-Cross ainda se destaca pelos itens sofisticados com os quais pode vir equipado.  Demorou para chegar ao segmento de SUVs compactos, mas é a referência a ser seguida daqui  em diante. E o Renegade se destaca por ser único a poder ter a combinação de motor a diesel com tração integral, indicado para quem vai mesmo pegar trechos de terra e precisar de bastante força no dia a dia.

Ficha Técnica – Jeep Renegade Longitude 4×4

Preço: a partir de R$ 125.490

Motor:  2.0, quatro cilindros, flex

Potência:  170 cv  a 3.750 rpm

Torque:  35,7 a 1.750 rpm

Transmissão:  Automático, nove marchas , tração integral

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / sólidos (traseiros)

Pneus:  225/55 R18

Dimensões: 4,23 m (comprimento) / 1,70 m (largura) / 1,72 m (altura), 2,57 m (entre-eixos)

Tanque: 60 litros

Porta-malas: 320 litros 

Consumo gasolina: 9,4 km/l (cidade) / 11,5 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 9,9 segundos 

Velocidade máxima: 190 km/h 

Ficha Técnica –  VW T-Cross Highline 1.4 turbo

Preço: a partir de R$ 109.990 (R$ 126.490 com todos os opcionais) 

Motor:  1.4, quatro cilindros, flex, turbo

Potência:  150 cv  a 4.500 rpm

Torque:  25,5 kgfm a 1.500 rpm

Transmissão:  Automático, seis marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios:  Discos ventilados (dianteiros) / sólido (traseiros)

Pneus:  205/55 R17

Dimensões: 4,20 m (comprimento) / 1,75 m (largura) / 1,57 m (altura), 2,65 m (entre-eixos)

Tanque: 52 litros

Porta-malas: 373 litros 

Consumo gasolina: 7,7 km/l (cidade) / 9,3 km/l (estrada), com etanol e 11,2 cidade e 13,2 km/l na estrada, com gasolina

0 a 100 km/h: 8,7 segundos

Velocidade máxima:  198 km/h    

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Hospital São Luiz abre vagas para enfermeiro, fisioterapeuta e técnico de refrigeração

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Assessoria
O Hospital São Luiz, em Cáceres (MT), unidade da Pró-Saúde, abre três vagas para fisioterapeuta, e três vagas para enfermeiro(a), além de duas vagas  para Técnico(a) de refrigeração. No caso das vagas para enfermeiro(a), e desejável pós graduação em Obstetrícia.
Para participar do processo seletivo é necessário acessar o site da entidade (https://www.prosaude.org.br), e clicar na seção Trabalhe Conosco.
Os interessados serão redirecionados para a plataforma online Vagas.com, onde devem preencher seus currículos e efetuar o cadastro. Na plataforma, também é possível encontrar mais informações sobre as vagas e detalhes do processo. As inscrições podem ser feitas até 05/03. O Hospital São Luiz está presente há 81 anos na região, sendo gerenciado desde dezembro de 2018 pela Pró-Saúde, entidade filantrópica com mais de meio século de experiência na assistência hospitalar e uma das maiores do mercado no país. O São Luiz é referência para 22 municípios da Região Oeste do Estado de Mato Grosso e também recebe pacientes do país vizinho, a Bolívia.
O hospital conta com 156 leitos e atua com as especialidades de Clínica Médica, Cirúrgica, Obstetrícia, Ginecologia, Pediatria, UTI Neonatal e UTI Adulto, Pronto Atendimento e Centro Cirúrgico. O Hospital São Luiz está localizado na Praça Major João Carlos, 99 – Centro, Cáceres (MT).
Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

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Embrapa, IFMT e Senar-MT promovem capacitação e dia de campo sobre ILPF em Cáceres

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Estão abertas as inscrições para o sexto módulo da Capacitação Continuada de Técnicos em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta que a Embrapa Agrossilvipastoril promove em conjunto com o Instituto Federal de Mato Grosso (capus Cáceres) e o Senar-MT promovem na região do Pantanal mato-grossense. O curso terá início na próxima quinta-feira, dia 13, no IFMT de Cáceres (MT) e continuará no dia 14 com um dia de campo.

O curso é destinado a profissionais de assistência técnica e extensão rural tanto da iniciativa privada quanto de órgãos públicos, estudantes nos períodos finais de cursos de agrárias e produtores rurais com perfil mais técnico. O objetivo é o de formar, de maneira continuada, um grupo de agentes multiplicadores de conhecimento e tecnologia sobre os sistemas integrados de produção agropecuária.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Embrapa Agrossilvipastoril (www.embrapa.br/agrossilvipastoril). O curso tem carga horária de 12 horas, sendo 8 horas teóricas e 4 horas práticas. Haverá emissão de certificado aos participantes.

Programação

A programação teórica deste sexto módulo da capacitação vai abordar a gestão da propriedade rural, microclima em integração lavoura-pecuária-floresta, implantação e manejo de pastagens em sistemas integrados, análise microbiológica para qualidade do solo, mercado de madeiras em Mato Grosso e a experiência da Fazenda e Haras Terra Boa com ILPF utilizando a teca.

Entre os palestrantes estão pesquisadores da Embrapa e profissionais de instituições e empresas parceiras.

Dia de campo

A capacitação será complementada na sexta-feira com 5º Dia de Campo de Integração Lavoura-Pecuária e Agricultura de Baixo Carbono no Pantanal Mato-grossense. O evento é aberto a todos os interessados e nele serão reforçados temas abordados no dia anterior, com atividade prática e visualização das tecnologias.

As inscrições para o dia de campo também já podem ser feitas online, no link https://www.even3.com.br/5diadecampoilpf/.

Os eventos são realizados pela parceria entre Embrapa e Senar-MT, além do IFMT. Conta ainda com apoio da Rede ILPF, Flora Sinop, Imea, Laboratório Solos e Plantas, Unipasto, Empaer, Unemat, Germipasto e da Fazenda e Haras Terra Boa.

Da Assessoria

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