conecte-se conosco


Esportes

Inscrições abertas para os Jogos Escolares em Mato Grosso

Publicado

A adesão deve ser feita pelo município que irá informar as escolas campeãs na fase municipa

Estão abertas as inscrições para os municípios participarem dos Jogos Escolares da Juventude 2019. A adesão foi aberta na sexta-feira (29.03) e segue até 10 dias antes do início da competição em cada região esportiva.
A etapa regional – que abrange todos os municípios do Estado – começa em maio e vai até o final de junho, contemplando as modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol. Participam das competições estudantes de 12 a 17 anos de idade, divididos em duas categorias. Adolescentes de 12 a 14 anos fazem parte das equipes da Categoria B. Já categoria A agrupa os jovens com idade entre 15 e 17 anos.
O processo de inscrição deve ser feito por cada município que irá informar quais escolas da educação básica foram campeãs na fase municipal da competição. Também será necessário indicar pelo menos duas modalidades coletivas de participação, especificando gênero e categorias, e enviar um mapa com resumo quantitativo das delegações.
Todos os formulários e orientações estão disponíveis no site www.esportes.mt.gov.br/eventos.
Promovidos pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e dos municípios-sede, os Jogos Escolares têm início no dia 03 de maio, em Alto Garças, com disputas das cidades da região sul/sudeste.
De acordo com o superintendente de Desporto Escolar da Secel, Marcelo Cruz, a equipe está se preparando para receber, analisar e homologar as inscrições. “Já começamos a entrar em contato com as prefeituras e assessorias pedagógicas para convidar e incentivar a adesão. E também já deixamos tudo pronto para que o processo de inscrição seja ágil e possa viabilizar a participação do maior número possível de municípios”.
Os Jogos Escolares da Juventude são considerados a maior competição esportiva escolar do Estado. A previsão é de que haja cerca de 12 mil participantes diretos, incluindo estudantes competidores e comissão técnica, e um público aproximado de 120 mil pessoas durante o evento.
A programação mato-grossense se dará em duas etapas – regional e estadual– e antecede as fases nacionais organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).  As escolas campeãs na fase regional avançam para a etapa estadual, que acontecerá de julho a setembro. Instituições de ensino públicas e particulares do Estado participam das competições.
Confira o calendário de inscrições por região esportiva:
ETAPA REGIONAL
ETAPA REGIONAL
Região esportiva Município-sede Data do evento Prazo para inscrição
Sul/sudeste Alto Garças 03 a 08 de maio 24 de abril
Centro Norte Nova Mutum 17 a 22 de maio 08 de maio
Médio Norte Nobres 24 a 29 de maio 15 de maio
Sul/sudeste Poxoréu 31 de maio a 05 de junho 22 de maio
Oeste Cáceres 07 a 12 de junho 29 de maio
Norte Colíder 14 a 19 de junho 05 de junho
Leste Querência 20 a 25 de junho 11 de junho
Noroeste Juína 21 a 26 de junho 12 de junho
Sudoeste Pontes e Lacerda 28 de junho a 03 de julho 19 de junho
Nordeste Porto Alegre do Norte 05 a 10 de julho 26 de junho
ETAPA ESTADUAL
Modalidade / categoria Município-sede Data do evento Prazo para inscrição
Coletivas / B Sorriso 16 a 22 de julho 08 de julho
Coletivas / A Água Boa 28 de julho a 03 de agosto 19 de julho
Individuais / A e B Várzea Grande 19 a 24 de setembro 10 de setembro
Leia mais:   MPT ajuíza ação para apurar irregularidades trabalhistas em Centro de Imagem
Serviço:
Outras informações podem ser obtidas no site: www.esportes.mt.gov.br/eventos. Ou no e-mail desportoescolar@secel.mt.gov.br. Também a partir do telefone: (65) 3613-4931.
Comentários Facebook

Esportes

Campeão mato-grossense será conhecido no próximo domingo na Arena Pantanal

Publicado

Sede dos jogos realizados na capital desde o início do campeonato estadual, a Arena Pantanal recebe no próximo domingo (21), às 15h, a partida decisiva entre Cuiabá Esporte Clube e Operário Várzea-grandense (CEOV). Os portões serão abertos a partir das 13h.

Leia também – Cuiabá faz dois gols e sai em vantagem para vencer campeonato mato-grossense

O segundo e último confronto da final terá entrada gratuita para mulheres e crianças. Para os demais torcedores, os ingressos custarão R$ 5 (meia) e e R$ 10 (inteira). Os valores foram definidos pelo Dourado, como é conhecido o time de Cuiabá, por ser mandante dessa partida de volta. Os ingressos estarão à venda a partir desta quinta-feira (18), nas bilheterias do Ginásio Aecim Tocantins.

Por ter vencido o Operário por 2 a 0 no primeiro jogo da final, o Dourado abriu vantagem na disputa, precisando apenas de um empate para levantar o troféu de campeão mato-grossense 2019. Além disso, o clube da Capital chega de forma invicta à final.

Já o tricolor várzea-grandense – que também chegou invicto à decisão e só perdeu no primeiro duelo da fase final no último domingo – segue acreditando até o último minuto na possibilidade do título estadual. Para isso, conta com o apoio da torcida que estará nas arquibancadas  incentivando o time.

Leia mais:   IFMT Cáceres realiza seminário sobre Carreiras e Empregabilidade do Curso de Tecnologia em Biocombustíveis

Torcedores do Cuiabá ocuparão os setores Oeste e Sul da Arena, e a torcida operariana ficará no setor Norte. A equipe da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer também se organiza para ajudar no controle de acesso e orientação aos torcedores, uma das determinações do Juizado Especial do Torcedor – JET.

(Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Título do campeonato mato-grossense de futebol começou no domingo

Publicado

Cuiabá e Operário fazem o primeiro jogo da final do estadual às 15h, na Arena Pantanal. Conhecido como Dourado, o Cuiabá chega à sua terceira final consecutiva.

A programação da Arena Pantanal neste fim de semana tem como destaque a disputa pelo título de campeão mato-grossense de futebol. Cuiabá Esporte Clube e Operário Várzea-grandense (CEOV) se enfrentam no primeiro jogo da decisão do campeonato estadual neste domingo (14), às 15h.

Conhecido como Dourado, o Cuiabá chega à sua terceira final consecutiva no Estadual depois de vencer o Luverdense na fase semifinal. Já o Operário duelou com o União, de Rondonópolis, pela outra vaga na final. A disputa do título mato-grossense também garantiu ao tricolor várzea-grandense vagas para a Copa do Brasil e para o Campeonato Brasileiro Série D de 2020.

“Convidamos todos os apreciadores do futebol a irem à Arena Pantanal neste domingo. Vamos torcer pelos times locais e ajudar a fortalecer o futebol mato-grossense”, convoca o secretário da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec.

A programação de atividades no Estádio inclui ainda a utilização do auditório, que fica no subsolo, para o curso de voluntários em Defesa Civil, que ocorrerá também no domingo (14), a partir das 7h. Também na mesta data, a partir das 16h30, ocorre mais uma edição do evento De Som a Sol, no entorno da Arena.

Leia mais:   Ministro da Saúde defende cooperação internacional para aumentar vacinação nas fronteiras

Cida Rodrigues | Secel – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana