Cáceres e Região

Implantação de Medicina Veterinária no IFMT em Cáceres será debatida na sexta

Published

on

Nesta sexta-feira (09.06), o senador Wellington Fagundes e o deputado federal Ezequiel Fonseca participam do encerramento do programa Interlegis, na Câmara Municipal de Cáceres, a partir das 09 horas, quando serão entregues os certificados de conclusão de curso, além de palestras sobre O programa de modernização do Legislativo (Dr Francisco Biondo); A importância dos marcos jurídicos e da sua atualização (Dra Helena Assaf); Cerimonial no ambiente Legislativo (Dr Francisco Biondo).
Logo em seguida, será realizado o lançamento da obra de recuperação e manutenção da estrada de Porto Morrinhos, lançamento de obra de drenagem na faixa de domínio da BR 174 no Distrito de Caramujo.
Obs – Esses atos serão realizados no auditório onde funciona o plenário da Câmara Municipal  (Centro Cultural).
15 horas – Reunião com a sociedade civil organizada com a pauta: implantação do curso de Medicina Veterinária no campus IFMT de Cáceres.Organização do presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Jeremias Pereira.
19 horas – Visita ao estande de lançamento do primeiro condomínio fechado de Cáceres (recinto do Festival de Pesca)
20 horas – Visita ao recinto do Festival Internacional de Pesca Esportiva.
Por Assessoria
Comentários Facebook
Leia mais:   Enfermeiros afirmam terem encontrado carrapato em marmita servida na Cozinha Comunitária de Cáceres

Cáceres e Região

Carrapato – Empresa atribui a UPA responsabilidade pelo aparecimento do parasita na marmita do enfermeiro

Published

on

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

Nutricionista e responsável técnica da Cozinha Comunitária, de Cáceres, Angélica Villerá Ruza, em Nota de Esclarecimento, enviada na manhã desta quinta-feira (18/05), ao site Expressão Notícias, atribui possível responsabilidade pelo caso do carrapato, encontrado no fundo de uma marmita, durante refeição servida a uma técnica de enfermagem, na última segunda-feira (15/04), a direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“A refeição passa na mão de vários colaboradores, processo rigoroso de fabricação, realizamos todo o controle de segurança é impossível um inseto estar dentro da refeição daquela maneira, análise feita pela foto que nos foi apresentada, o inseto estava integro” diz Angélica.

E, acrescenta: “se o inseto esteve no fundo da marmita como nos foi relatado, ele estaria muito provavelmente cozido, pois as marmitas seguem acima de 60° Celsius, esse inseto estaria cozido devido à alta
temperatura. A caixa térmica onde ficam acondicionadas as marmitas após a entrega são de propriedade e responsabilidade do órgão recebedor (UPA). E, foi observado pelo entregador, que haviam insetos, restos de comida entre outras coisas estranhas, sendo que a higienização da mesma é de responsabilidade do órgão recebedor”.

Abaixo a íntegra do esclarecimento da empresa.

Cáceres, 18 de abril de 2024
Nota de Esclarecimento

O Restaurante Cozinha Comunitária Mistura do Sabor vem, por meio desta esclarecer pelo inconveniente ocorrido na Unidade de Pronto Atendimento na data de 15 de abril de 2024, onde a colaboradora encontrou um inseto no fundo da marmita fornecida no almoço do dia em questão. Nossa Unidade de Alimentação e Nutrição, conta com profissionais devidamente treinados e capacitados para garantir a qualidade Higiênico Sanitária dos alimentos servidos pela nossa empresa.

Leia mais:   Multa de R$ 5,2 bilhões - MP pede prisão de pecuarista acusado de desmatar 81 mil hectares no Pantanal

Seguimos todas as normas da ANVISA no que diz respeito a produção de alimento seguro, todos os colaboradores receberam treinamento de Boas Praticas de Fabricação, respeitando a RDC nº 216 de 15 de setembro de 2004.  Nossa Unidade conta com Procedimento Operacional Padronizado (POPs), que se inicia desde o recebimento, seleção, pré preparo, preparo e segue até o produto final, e seguimos à risca o Manual de Boas Práticas, garantindo
assim um produto final de qualidade e principalmente seguro.

Nossa Unidade recebeu na data de 07/02/2024 a visita da equipe de Vigilância Sanitária do município, que vistoriou as instalações da Cozinha, apresentamos toda a documentação (dedetização, controle de potabilidade de
água, entre outros), foi constatando as adequadas condições higiênicosanitárias e boas práticas na manipulação de alimentos, recebemos desta forma a Licença Sanitária para atuarmos.

Sobre o ocorrido, o cardápio do dia foi: arroz branco, feijão carioca, polenta, carne ao molho salada de repolho com cenoura, inclusive temos registro da refeição servida para comprovar. A refeição passa na mão de vários colaboradores, processo rigoroso de fabricação, realizamos todo o controle de segurança é impossível um inseto estar dentro da refeição daquela maneira, análise feita pela foto que nos foi apresentada, o inseto
estava integro.

Leia mais:   Enfermeiros afirmam terem encontrado carrapato em marmita servida na Cozinha Comunitária de Cáceres

Gostaria de ressaltar que se o inseto esteve no fundo da marmita como nos foi relatado, ele estaria muito provavelmente cozido, pois as marmitas seguem acima de 60° Celsius, esse inseto estaria cozido devido à alta
temperatura. A caixa térmica onde ficam acondicionadas as marmitas após a entrega são de propriedade e responsabilidade do órgão recebedor (UPA).

Foi observado pelo entregador, que haviam insetos, restos de comida entre outras coisas estranhas, sendo que a higienização da mesma é de responsabilidade do órgão recebedor. Temos registros para comprovar. A mesma deveria estar limpa e higienizada, é um fator que se deve ser levado em consideração, a Mistura do Sabor não tem a responsabilidade dessa higienização, a caixa deveria estar limpa e higienizada.

Ressalvo o comprometimento da empresa Mistura do Sabor e reforçamos o nosso compromisso em servir com Segurança e Qualidade todos os nossos produtos. Vamos intensificar todos os nossos processos, para sempre garantir o alimento seguro para todos os nossos usuários. Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Angélica Villerá S. Ruza
Nutricionista e Responsável Técnica CRN1-6299

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Lançada a implantação do Escritório Social de Cáceres e do projeto de recuperação e utilização do espaço da antiga Escola Dom Galibert

Published

on

Aconteceu na tarde desta quarta feira, (17), no Plenário do Júri da Comarca do Forum de Cáceres o lançamento do projeto de recuperação e utilização do espaço da antiga Escola Dom Galibert.

Por Pedro Miguel/Ripa nos Malandros e Jornal Oeste

O evento contou com a presença de vários segmentos da sociedade organizada, bem como, do Desembargador e supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF/MT), Dr. Orlando Perri, da Juíza de Direito e Diretora do Forum, Dra. Joseane Carla Ribeiro Viana Quinto Antunes, do Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal Dr. José Eduardo Mariano, do Presidente da Câmara Municipal de Cáceres, o Vereador Luiz Paz Landim, entre outros. Além da banda do Exército Brasileiro que abrilhantou o evento.

Segundo o Dr. José Eduardo Mariano, a recuperação e utilização do espaço Dom Galibert, pelo período de 10 (dez) anos, renováveis por mais 10, a Vara de Execuções de Cáceres/MT, por meio do Conselho da Comunidade e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, por meio da Diocese de Cáceres/MT, celebraram um acordo, visando à implantação no espaço, do Escritório Social da comarca de Cáceres/MT e do Conselho da Comunidade, que servirão como ponto de apoio aos (as) recuperandos (as) que estiveram em cumprimento de pena em livramento condicional, regime semiaberto, aberto e prisão domiciliar, bem como seus familiares.

Leia mais:   Repúdio - Em texto infeliz jornalista rotula pessoas honradas de Cáceres de golpistas

O mencionado espaço poderá, ainda, ser integrado à comunidade como espaço cultural, com realização de feiras, exposições, apresentações teatrais, etc., transformando o local em um espaço harmônico a todos que ali frequentarem.

A recuperação do espaço patrimonial será executada pelos reeducandos do regime fechado, por meio de diferentes oficinas de produção, usando técnicas adequadas, tais como, madeiramento, pedreiro, ajudante, eletricista, serralheiro, hidráulica, elétrica, pintura e paisagismo, todas serão sempre orientados por um profissional habilitado na execução da obra.

 

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana