conecte-se conosco


Cáceres e Região

IFMT Campus Cáceres realiza oficinas ambientais no 38º FIPE

Publicado

Com foco para o uso sustentável da biodiversidade, atividades reuniram mais de 200 crianças de escolas públicas municipais

No propósito de estimular a reflexão desde a infância sobre o universo de possibilidades e de uso sustentável da biodiversidade, docentes e estudantes de Engenharia Florestal e coordenação da Ativa Incubadora do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres-Prof. Olegário Baldo realizaram durante todo o dia desta quarta-feira (10.07.2019), no 38º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (FIPe), cinco oficinas ambientais nas áreas de Botânica, Agricultura e Ciência do Solo envolvendo mais de 200 crianças de escolas municipais.

As temáticas são objetos de projetos de ensino, pesquisa e extensão no IFMT Cáceres e essas equipes de servidores e estudantes fazem um trabalho essencial de difusão dos conhecimentos para a comunidade. Aqui no FIPE, mesmo em férias escolares, resolveram participar ministrando as oficinas voluntariamente nesse trabalho de sensibilização das questões ambientais para nossas crianças”, afirmou o diretor-geral do campus, Salmo César da Silva.

Entre as atividades práticas, lúdicas e de degustação, o projeto coordenado pela professora Iris Gomes Viana, doutora em Biodiversidade e Biotecnologia, realizado por sete estudantes do 5º semestre de Engenharia Florestal, aguçou os sabores e curiosidades sobre a importância dos vegetais na alimentação com a oficina intitulada “Conhecendo as Plantas de uso alimentar e as PANC’s (Plantas Alimentícias Não Convencionais)”.

Além de aprender sobre os vegetais, seus usos diversos na alimentação e valores nutritivos, as crianças degustaram e avaliaram pratos como pudim com erva mate, farofa do umbigo da banana, frango ao molho branco e calda de carambola, bolinho de arroz com taioba, brigadeiro de biomassa de banana verde, bolo de castanha de caju e chá de amendoim.

Em oficina sobre Minhocultura ministrada pelo mestre em Agricultura Tropical, Vagner Aniceto Teixeira, gerente local da Ativa Incubadora do IFMT Cáceres, as crianças descobriram os benefícios da minhoca e a sua importância no preparo e fertilização natural do solo. De acordo com Vagner, integrada a perspectiva da educação ambiental, a oficina contribui na formação das crianças para o empreendedorismo, incluindo o despertar para alternativas de produção de adubo orgânico.

Também na área de Ciência do Solo, estudantes de Engenharia Florestal, sob a coordenação do professor Juberto Babilônia, doutor em Geografia com ênfase em estudos dos solos, ministraram a oficinaPintura com Solos” com objetivo de promover, por meio da arte, o conhecimento sobre a importância do solo para a vida no planeta e o despertar para a necessidade de sua conservação. Em meio a pincéis e cartolinas, as crianças foram dando formas a imaginação com os solos utilizados como tinturas.

Aqui de uma maneira didática e educativa, por meio da arte, elas conhecem o solo e suas principais características. Ao perceberem, por exemplo, a diversidade de cores dos solos aprendem que eles são compostos de maneira diferentes. O objetivo é que esse conhecimento ajude a entender a importância que o solo tem para a vida dos seres vivos e a partir daí despertar para as várias práticas e maneiras de como conservar o solo”, explica a acadêmica Creunice Nascimento.

Realizadas em parceria entre o IFMT Cáceres e a Prefeitura Municipal de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, as oficinas ambientais no 38º FIPE foram coordenadas pela Ana Paula Barrento, a gerente de meio ambiente e paisagismo, Paula Oliveira e a bióloga Liandra Pinheiro.

Integraram a equipe de produção e monitoria das oficinas as acadêmicas de Engenharia Florestal, Maria José Pires, Nicolly dos Santos, Danielly Miranda, Creunice Nascimento e Luara Camila e os acadêmicos Alisson de Souza e Johny Marinho.

Edna Pedro  DRT RJ 5056/2001
Assessoria de Comunicação
IFMT/Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo
(65) 3221-2631
Comentários Facebook
Leia mais:   Equipe cacerense leva o prêmio principal do Fipe 2019

Cáceres e Região

Câmara realiza primeira Sessão Itinerante do ano em escola municipal nesta terça-feira

Publicado

A Câmara Municipal de Cáceres regulamentou, através da Resolução nº 04 de 17 de Junho de 2019, publicada na edição de 21 de Junho do Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, as Sessões Itinerantes.

Estas acontecerão em bairros, vilas, comunidades e distritos da cidade de Cáceres. Haverá atividades inerentes às sessões ordinárias e extraordinárias, de atendimento às demandas da região, audiências públicas e palestras, recebendo sugestões dos munícipes acerca das melhorias coletivas e para elaboração de proposituras destinadas aos Poderes Executivos Estadual e Federal.

Durante as sessões, poderão ser debatidos os temas de democracia participativa, Leis Orçamentárias no âmbito municipal, saúde, educação, saneamento básico, segurança e infraestrutura do município.

Sendo assim, a Câmara convida órgãos interessados e a população a participar da primeira Sessão Itinerante do Poder Legislativo de 2019, nesta terça-feira (16) às 19 horas, na Escola Municipal Professor Eduardo Benevides Lindote, situada na Av. Barcelona, bairro Jardim das Oliveiras.

Leve suas reivindicações e sugestões ao seu vereador e saiba mais sobre o processo Legislativo! Compareça!

Leia mais:   Gefron apreende 2,8 toneladas de drogas no primeiro semestre deste ano

Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa Com informações da Secretaria Legislativa da Câmara Municipal

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Equipe cacerense leva o prêmio principal do Fipe 2019

Publicado

Em meio a apreensão e suspense foram conhecidos os campeões do 38º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (FIPE), na categoria pesca embarcada. Após cerca de 8 horas de pescaria na raia, as 268 equipes aguardaram a divulgação dos pontos que levaram as equipes ao pódio.

A equipe cacerense “Deus Vivo” composta pelos pescadores Alex Flaviano da Silva, Karina Albuquerque e Anderson dos Santos, foram os vitoriosos e levaram o prêmio principal do FIPe 2019, um Saveiro OKM. A equipe capturou 15 exemplares, sendo na maioria jurupocas, jurupensém e pintados, que totalizaram 28605 mil pontos.

Em segundo lugar uma equipe do município de Gloria D’Oeste foi contemplada com uma lancha Pegasus 19 pés e uma carretinha, a equipe “Malibu” capturaram 18 exemplares e somaram 24720 mil pontos.

Já em terceira colocação ficou a equipe “Vila Aparecida”, que levaram como prêmio um barco 6 metros e um motor 30hp, da cidade de Cáceres a equipe composta pelos pescadores, Aldir Ivo Ehle Nodari, Norival e Ivonir Nodari.

Considerado o maior evento do turismo da região oeste, o FIPe é uma marca reconhecida pelos seus recordes durante esses 38 anos, foi o que o prefeito de Cáceres destacou em seu discurso de encerramento. “Foi um dos melhores FIPe de todos os tempos, entregamos uma premiação superior a 250 mil aos pescadores da categoria pesca embarcada motorizada. Agradecemos aos patrocinadores, aos apoiadores, ao Governo do Estado e a Assembléia Legislativa de Mato Grosso. A partir de amanhã (segunda-feira) começamos a pensar no próximo evento de 2020”, afima Francis.

De acordo com o Secretário de Turismo e Cultura de Cáceres, Junior César Trindade, todo evento foi pensado para atender as expectativas dos turistas e munícipes que passaram pelo evento durante esses cinco dias de evento. “Entendemos que era preciso pensar no evento nos mínimos detalhes, e foi isso que fizemos, muito graças aos nossos servidores da SMTC que se dedicaram diuturnamente para que tudo saísse de acordo com o que havíamos planejado. Nesse momento em que se encerra o evento, agradeço a Deus, a minha família, a gestão municipal e aos servidores aguerridos que ajudaram a fazer esse lindo evento”, finalizou.

 

1º Lugar (Deus Vivo) – Cáceres – 15 peixes – 28605 Pontos

Alex Flaviano da Silva, Karina Albuquerque e Anderson dos Santos

Prêmio 1 Saveiro 0 KM

 

2º Lugar (Malibu) – Gloria D’Oeste – 18 peixes – 24720 Pontos

Eduardo Henrique Penachiore dos Santos, Silvio Lebrero dos Santos e Luciano dos Santos Sete

Prêmio 1 Lancha Pegasus 19 pés e uma carretinha

 

3º Vila Aparecida – Cáceres – 24 peixes – 21555 Pontos

Aldir Ivo Ehle Nodari, Norival de Souza e Ivonir Nodari

Prêmio 1 Barco de 6 metros e 1 motor 30 hp

 

4º Sem Destino – Cáceres – 5 peixes – 19959 Pontos

Clodoaldo Luiz da Silva, Marluci Aparecida da Silva e Márcio da Silva Queiroz

Prêmio 1 Barco de 6 metros e 1 motor 15 hp

 

5º R.R Torno e Solda – Porto Esperidião – 7 peixes – 19745 Pontos

Raimundo Rodrigues de Souza, Norberto Alves de Lima e João Batista Suquere Filho

Prêmio: 1 motor 15 hp e 1 Gerador

 

6º Os Biscoitos – Cáceres – 7 peixes – 17750 Pontos

Antonir Buck, Cleonice Buck Leite e Kellima Maria de Arruda

Prêmio: 1 motor 15 hp

 

7º Canoa Furada – Porto Estrela – 6 peixes – 16280 Pontos

Ronaldo de Jesus Matos, Roger de Faria e Veslei Faria Lemes

Prêmio: 1 Barco 6 metros

 

 

9º Os Três Pirangueiros– Cáceres – 3 peixes – 14651 Pontos

Onorio Henrique da Silva, Rodrigo Henrique da Silva E Osvaldo Ximenes

Prêmio: 1 motor rabeta

Assessoria

Comentários Facebook
Leia mais:   Gefron apreende 2,8 toneladas de drogas no primeiro semestre deste ano
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana