conecte-se conosco


Cáceres e Região

IFMT Campus Cáceres realiza oficinas ambientais no 38º FIPE

Publicado

Com foco para o uso sustentável da biodiversidade, atividades reuniram mais de 200 crianças de escolas públicas municipais

No propósito de estimular a reflexão desde a infância sobre o universo de possibilidades e de uso sustentável da biodiversidade, docentes e estudantes de Engenharia Florestal e coordenação da Ativa Incubadora do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres-Prof. Olegário Baldo realizaram durante todo o dia desta quarta-feira (10.07.2019), no 38º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (FIPe), cinco oficinas ambientais nas áreas de Botânica, Agricultura e Ciência do Solo envolvendo mais de 200 crianças de escolas municipais.

As temáticas são objetos de projetos de ensino, pesquisa e extensão no IFMT Cáceres e essas equipes de servidores e estudantes fazem um trabalho essencial de difusão dos conhecimentos para a comunidade. Aqui no FIPE, mesmo em férias escolares, resolveram participar ministrando as oficinas voluntariamente nesse trabalho de sensibilização das questões ambientais para nossas crianças”, afirmou o diretor-geral do campus, Salmo César da Silva.

Entre as atividades práticas, lúdicas e de degustação, o projeto coordenado pela professora Iris Gomes Viana, doutora em Biodiversidade e Biotecnologia, realizado por sete estudantes do 5º semestre de Engenharia Florestal, aguçou os sabores e curiosidades sobre a importância dos vegetais na alimentação com a oficina intitulada “Conhecendo as Plantas de uso alimentar e as PANC’s (Plantas Alimentícias Não Convencionais)”.

Além de aprender sobre os vegetais, seus usos diversos na alimentação e valores nutritivos, as crianças degustaram e avaliaram pratos como pudim com erva mate, farofa do umbigo da banana, frango ao molho branco e calda de carambola, bolinho de arroz com taioba, brigadeiro de biomassa de banana verde, bolo de castanha de caju e chá de amendoim.

Em oficina sobre Minhocultura ministrada pelo mestre em Agricultura Tropical, Vagner Aniceto Teixeira, gerente local da Ativa Incubadora do IFMT Cáceres, as crianças descobriram os benefícios da minhoca e a sua importância no preparo e fertilização natural do solo. De acordo com Vagner, integrada a perspectiva da educação ambiental, a oficina contribui na formação das crianças para o empreendedorismo, incluindo o despertar para alternativas de produção de adubo orgânico.

Também na área de Ciência do Solo, estudantes de Engenharia Florestal, sob a coordenação do professor Juberto Babilônia, doutor em Geografia com ênfase em estudos dos solos, ministraram a oficinaPintura com Solos” com objetivo de promover, por meio da arte, o conhecimento sobre a importância do solo para a vida no planeta e o despertar para a necessidade de sua conservação. Em meio a pincéis e cartolinas, as crianças foram dando formas a imaginação com os solos utilizados como tinturas.

Aqui de uma maneira didática e educativa, por meio da arte, elas conhecem o solo e suas principais características. Ao perceberem, por exemplo, a diversidade de cores dos solos aprendem que eles são compostos de maneira diferentes. O objetivo é que esse conhecimento ajude a entender a importância que o solo tem para a vida dos seres vivos e a partir daí despertar para as várias práticas e maneiras de como conservar o solo”, explica a acadêmica Creunice Nascimento.

Realizadas em parceria entre o IFMT Cáceres e a Prefeitura Municipal de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, as oficinas ambientais no 38º FIPE foram coordenadas pela Ana Paula Barrento, a gerente de meio ambiente e paisagismo, Paula Oliveira e a bióloga Liandra Pinheiro.

Integraram a equipe de produção e monitoria das oficinas as acadêmicas de Engenharia Florestal, Maria José Pires, Nicolly dos Santos, Danielly Miranda, Creunice Nascimento e Luara Camila e os acadêmicos Alisson de Souza e Johny Marinho.

Edna Pedro  DRT RJ 5056/2001
Assessoria de Comunicação
IFMT/Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo
(65) 3221-2631
Comentários Facebook
Leia mais:   5 Motivos Incríveis para Você Baixar o Novo App Patrulha Cidadã

Cáceres e Região

Naiara Azevedo e Forró Boys animam penúltima noite da 53ª ExpoCáceres

Publicado

Com shows de Naiara Azevedo e Forró Boys, o sábado da 53ª edição da Exposição Agropecuária de Cáceres (ExpoCáceres), as duas atrações prometem animar a noite e levar o público ao delírio com seus sucessos.

A cantora Naiara Azevedo será a primeira a subir ao palco da 53ª ExpoCáceres que acontece até domingo (22), no Parque de Exposições Rodrigues Fontes.

A cantora paranaense é dona de grandes sucessos como 50 reais, Ex do Seu Atual, Pegada Que Desgrama e o novo sucesso Rapariga Digital. Está é a segunda vez que Naiara Azevedo vem a Cáceres, a primeira foi no Festival Internacional de Pesca em 2017.

Com repertório mais arrochado do que nunca, do jeito que o povo gosta, a banda Forró Boys promete botar os presentes na penúltima noite da ExpoCáceres para dançar, com os sucessos Amor Virtual, Baladeiro e acabou.

No penúltimo dia da 53ª ExpoCáceres além do show duplo Naiara Azevedo e Forró Boys, terá o rodeio com montarias em touros, e a narração do locutor Marco Brasil Filho, além dos locutores Márcio Alessandro, Michelle Soares (comentarista técnica), Edmilson Santos (locutor comercial) e os salva-vidas Luck e Lock.

A ExpoCáceres é promovida pelo Sindicato do Produtores Rurais de Cáceres, e conta com o retorno dos estandes comerciais com grandes marcas nacionais e regionais e a exposição e venda de animais com os leilões. E para criançada o tradicional parque de diversões.

O Sindicato dos Produtores Rurais de Cáceres avisa que os ingressos para os dois últimos dias da 53ª ExpoCáceres podem ser adquiridos nos pontos de vendas, nas lojas Garbos Center de Cáceres e da Região e na Real Festas na Padre Cassemiro em Cáceres.

A 53ª ExpoCáceres se encerra com a dupla Marcelo Viola e Ricardo dia 22/09 (Domingo).

Comentários Facebook
Leia mais:   Polícia busca marido suspeito de matar mulher e ferir dois vizinhos que tentaram salvá-la em MT
Continue lendo

Cáceres e Região

IFMT realiza doação de mudas, apresentação de projetos e inscrições em seletivos de cursos e evento científico na ExpoCáceres

Publicado

Em estande na 53ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Cáceres-MT,  ExpoCáceres, o Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo disponibiliza gratuitamente para população mais de 1000 mudas de espécies florestal, alimentícia e medicinal, além de uma central de serviços com inscrições para os processos seletivos 2020/1 dos cursos com vagas abertas pela instituição, e divulgação de ações de ensino, pesquisa e extensão.

Entre as atividades, o campus socializa resultados de projetos como a Cerveja Artesanal Puro Malte, Cabocla Serrana, produzida por mulheres da comunidade do Facão no Curso de Formação Inicial e Continuada em Preparadora Cervejeira Artesanal do Programa de Extensão Teresa de Benguela. Também oferece análise sensorial e degustação de alimentos produzidos com estudantes de cursos técnicos em Agropecuária, integrado e subsequente ao Ensino Médio, em atividades de processamento de produtos agropecuários.

De acordo com a diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional do campus, Juçara Tinasi de Oliveira, além de espaço de socialização das ações da instituição, em atividades que envolvem estudantes, professores e técnicos, a exposição é uma oportunidade para os estudantes de imersão no universo da Agropecuária em palestras e espaço para aulas práticas.

Leia mais:   Consumidores de MT devem ficar atentos às faturas de energia que chegam por e-mail

 “Além de apresentar para comunidade os cursos, produtos e serviços que o nosso Campus desenvolve, a feira também tem sido espaço de formação complementar para nossos estudantes, do ensino médio integrado, técnico e superior no contexto da Agropecuária que envolve também o universo das tecnologias e do setor agroflorestal”, afirma Tinasi.

 Durante o evento, cerca de 70 estudantes do IFMT Cáceres participam das atividades. A programação da semana incluiu agenda letiva dos cursos de Agropecuária com aula prática na área de melhoramento genético realizada no espaço da exposição.

JENPEX E SELETIVO 2020/1

Na central para inscrições online montada no estande, o campus oferece estrutura para inscrições gratuitas na sua III Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, Jenpex, que será realizada entre os dias 09 e 11 de outubro. Aberta a pesquisadores, estudantes e comunidade em geral, a Jenpex 2019 terá como tema central ‘’Educação Profissional e Tecnológica para a Sustentabilidade.  As inscrições continuam abertas pela internet no site do evento até a hora do credenciamento, no dia 09 de outubro.

Leia mais:   Polícia busca marido suspeito de matar mulher e ferir dois vizinhos que tentaram salvá-la em MT

O terminal de inscrição do IFMT na ExpoCáceres apresenta também a oferta de mais de 240 vagas no processo seletivo 2020/1 para ingresso de estudantes, adolescentes, jovens e adultos da educação básica ao ensino superior. Realizadas pela internet, as inscrições nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Agropecuária e em Informática permanecem abertas até o dia 15 de outubro.  No caso do vestibular para o curso superior de Engenharia Florestal, as inscrições podem ser feitas até o dia 03 de outubro de 2019. Confira no site www.cas.ifmt.edu.br.

DOAÇÕES DE MUDAS

Entre as mudas produzidas como atividade de ensino-aprendizagem no viveiro de Engenharia Florestal da instituição, são distribuídas gratuitamente espécies florestais, alimentícias e medicinais como Ipê Amarelo, Ipê Rosa, Jacarandá, Ingá, Cedro, Cumbaru, Pitomba, Pitanga e Moringa.

O estande do IFMT na ExpoCáceres  fica aberto das 19 às 22 horas até este domingo (22.09). A entrada para visitação no Parque de Exposição de Cáceres é gratuita.

Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana