conecte-se conosco


Cáceres e Região

IFMT Campus Cáceres realiza a sexta edição dos Jogos Olímpicos

Publicado

Dezenove equipes compostas por estudantes, servidores e colaboradores terceirizados participam da sexta edição dos Jogos Olímpicos do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo. O evento já se consolidou no calendário acadêmico da instituição como ação educativa de integração, saúde e formação humana.

A edição 2019, com início na última sexta-feira (29.03), envolve cerca de 500 atletas nas modalidades individuais de Tênis de Mesa, Xadrez e Mini Maratona e coletivas em Basquete Trio, Handebol, Futsal, Vôlei Misto e Vôlei de Praia.

            Organizado em rodadas que se realizarão em quatro finais de semanas no complexo poliesportivo do campus, além das modalidades olímpicas, os jogos terão atividades integradoras coletivas em provas como Caça ao Tesouro, Apresentação de Danças, Concurso de Jingle autoral dos jogos e Cabo de Guerra também chamada jogo de corda em que as equipes disputam em teste de força. Ainda com o objetivo de refletir posturas e trabalho em equipes e incentivar o espírito solidário, os jogos promovem as provas de Conservação da Sala de Aula com observação de higiene e organização dos espaços e Arrecadações de Alimentos não perecíveis que serão doados a uma das instituições sociais de Cáceres.

Leia mais:   Espetáculo que encenou Paixão de Cristo atraiu milhares de pessoas em Cáceres

Na cerimônia de abertura, presidida pelo diretor-geral do campus, professor Salmo César da Silva, trabalhadores terceirizados, servidores e alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agropecuária e Informática, do curso Técnico Subsequente em Agropecuária e dos cursos superiores em Biocombustíveis e Engenharia Florestal apresentaram as suas equipes. Ao abrir os trabalhos, o diretor destacou o caráter educativo dos jogos e o alerta para o respeito e o espírito esportivo de trabalho em equipe.

A Tocha Olímpica foi conduzida pelo atleta Reginaldo Florêncio de Oliveira, trabalhador terceirizado da instituição que participa desde a primeira edição dos jogos. A escolha para condução do fogo olímpico foi uma homenagem às trabalhadoras e trabalhadores terceirizados em reconhecimento aos serviços prestados ao IFMT Cáceres. Em seguida, os atletas proferiram o juramento do atleta conduzido por João Vitor Cardoso, estudante do 2º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária.

O presidente da Comissão Permanente de Esportes do IFMT Cáceres, professor Roberval Emerson Pizano, destacou o esforço da instituição para realizar os jogos em um momento de restrição orçamentária e crise. “Mesmo nesse momento de crise, estamos superando e a cada ano construindo um evento melhor”, afirma Pizano.

Leia mais:   Cáceres - Reeducandos constroem cidade cenográfica da Paixão de Cristo

A modalidade de Vôlei Misto marcou os jogos de estreia na tarde da ultima sexta-feira envolvendo as equipes do 3º semestre de Engenharia Florestal e do 1º C do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática; do primeiro semestre em Engenharia Florestal com a equipe do 3º D do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária; e da equipe dos servidores com o 3º D do Curso de Agropecuária Integrado.

Entre as autoridades acadêmicas, participaram da mesa de abertura dos jogos, a diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional do campus, professora Juçara Tinasi e o diretor de Administração e Planejamento do campus, Marcelo Oliveira Galvão.

Edna Pedro  DRT RJ 5056/2001
Assessoria de Comunicação
IFMT/Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo
(65) 3221-2631
Comentários Facebook

Cáceres e Região

Cáceres – Reeducandos constroem cidade cenográfica da Paixão de Cristo

Publicado

O evento reuniu aproximadamente três mil pessoas e teve um espaço construído especialmente para contar a história da paixão e morte de Jesus, com 85 metros de cenário, 150 atores, em uma hora e meia de duração

Reeducandos da unidade prisional de Cáceres (200 km a oeste de Cuiabá) participaram de mais um projeto da área de cultura e turismo desenvolvido pela prefeitura do município. Desta vez, eles construíram a cidade cenográfica para a encenação da Paixão de Cristo, realizada no último fim de semana na praça de eventos da cidade.

O evento reuniu aproximadamente três mil pessoas e teve um espaço construído especialmente para contar a história da paixão e morte de Jesus, com 85 metros de cenário, 150 atores, em uma hora e meia de duração.

Os reeducandos receberam o direito de assistir ao espetáculo, com autorização judicial. Diretor da unidade prisional, Welton Ribeiro explica que a parceria com a prefeitura inclui diversas atividades para ao reeducandos ao longo do ano, como o trabalho na área de serviços urbanos e também a confecção das decorações da cidade para o Festival de Pesca e Natal. “Uma série de atividades desenvolvidas pela unidade permite a qualificação dos reeducandos, além de outras parcerias firmadas com a unidade prisional, empresas e o poder público de Cáceres, como o emprego de mão de obra em atividades da prefeitura e de empresas da cidade”.

Leia mais:   Comissão de Educação, Desportos, Cultura e Turismo convida para audiência nesta terça-feira

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura organizou o espetáculo em parceria com a equipe do Grupo de Oração Santa Terezinha da Catedral São Luiz de Cáceres. O evento teve o apoio do Sistema Penitenciário, Conselho da Comunidade e Primeira Vara Criminal da Comarca de Cáceres.

“Todos os atores foram voluntários, num esforço muito grande em ensaio e dedicação, durante 30 dias. Graças a Deus levamos para a população um espetáculo de qualidade, num cenário espetacular, digno das grandes produções de cinema”, acentuou Junior.

Com informações da Prefeitura de Cáceres 

Raquel Teixeira | Sesp-MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Espetáculo que encenou Paixão de Cristo atraiu milhares de pessoas em Cáceres

Publicado

Sensacional! Foi a palavra que mais se ouviu nos três dias de apresentação do espetáculo teatral que encenou a Paixão de Cristo, ao ar livre, na Praça de Eventos da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, nesse fim de semana, nos dias 19, 20 e 21.

Cerca de três mil pessoas a cada dia se maravilharam com o desempenho dos atores e de um cenário construído especialmente para contar a história da paixão e morte de Jesus.

A realização foi da Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, em parceria com a equipe do Grupo de Oração Santa Terezinha da Catedral São Luiz de Cáceres, com o objetivo de investir na cultura da população e respeitar os valores religiosos.

Segundo o secretário de Turismo e Cultura, Junior Trindade, foi uma parceria de sucesso que apresentou o maior espetáculo da Paixão do Estado, com 85 metros de cenário, envolvendo 150 atores, em uma hora e meia de duração. “É importante ressaltar que todos os atores foram voluntários, num esforço muito grande em ensaio e dedicação, durante 30 dias. Graças a Deus levamos para a população um espetáculo de qualidade, num cenário espetacular, digno das grandes produções de cinema. Muita gente não acreditou que aqueles atores eram pessoas de Cáceres, gente simples, do nosso meio, mas com talentos incríveis, revelando artistas de verdade”, acentuou Junior.

Leia mais:   Espetáculo que encenou Paixão de Cristo atraiu milhares de pessoas em Cáceres

O secretário informou ainda que o espetáculo vai ficar no calendário de eventos do município com potencial de incentivar o turismo e cultura, atraindo pessoas de longe, além de brindar os munícipes.

A cidade cenográfica foi construída com a mão de obra dos reeducandos do sistema prisional de Cáceres, em parceria com o Conselho da Comunidade, Cadeia Pública de Cáceres e Juíza da 1ª Vara Criminal da Comarca de Cáceres.

O prefeito Francis Maris Cruz falou em entrevista para uma equipe de reportagem da TV Centro América, na manhã de hoje, e disse que ficou muito satisfeito com o trabalho realizado pela equipe de Turismo, Cultura e parceiros. “Foi o primeiro ano de um espetáculo como esse e já de início com grande repercussão. É muito bom participar das celebrações religiosas com um trabalho significativo e dignificante como esse”, enalteceu Francis.

Ficha técnica do espetáculo

Coordenação geral
Junior Trindade – secretário de Turismo e Cultura

Luiz Tolloti
técnico da Secretaria de Turismo e Cultura

Lauro Alcântara
coordenador de Turismo

Leia mais:   Autor de cinco roubos em série é preso em Mirassol D’Oeste

Edson Flávio – diretor artístico
Jair Aparecido Silva – assistente artístico

Marcio Nei
cenógrafo

Roteiro
Gustavo Franco da Silva

Participação
Emerson Reis

Da Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana