conecte-se conosco


Cáceres e Região

IFMT Cáceres forma Técnicos em Agropecuária com inserção no mundo do trabalho e na vida acadêmica

Publicado

Mais de 80 %  da turma formanda 2019/1 já está inserida no mundo do trabalho e ou em formação universitária

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo realizou na noite desta quinta-feira (08.08), a solenidade de colação de grau de formandos 2019/1 do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio. Entre os novos profissionais, mais de 80 % da turma já assegurou o ingresso no mundo do trabalho (46,4 % dos formandos)  e ou na vida acadêmica (35,7 %) com aprovação em vestibulares.

” A nossa maior riqueza e alegria é poder partilhar com vocês essas vitórias. É o que fortalece o sentido da educação pública, gratuita e de qualidade pela qual todos nós nos dedicamos. Esta casa é de vocês, dos seus filhos e filhas e das futuras gerações” , afirmou o diretor-geral do IFMT Cáceres, professor Salmo César da Silva, durante a cerimônia que contou com a presença  de docentes, técnicos administrativos, colaboradores e de familiares e amigos dos formandos.

Na voz do orador da turma, o técnico em Agropecuária, José Advan Pereira Pedrosa Junior, a emoção das formandas e formandos representada no texto da técnica Kely Regina dos Santos sobre os compromissos éticos e expectativas da vida profissional com o universo de produção e das novas tecnologias na busca da sustentabilidade do planeta, na aplicação do conhecimento, sem perder de vista os valores culturais.

Leia mais:   Pastorello e Valdeníria intensificam fiscalização sobre a saúde

“Honrando o esforço daqueles que são as nossas raízes, aqueles que investiram em nós, por acreditar tanto no nosso potencial que trocaram ( e trocam) suas vontades para que pudéssemos viver a nossa, orgulhosos de dizer que seu filho, filha, esposa, amigo, irmão …, em breve representará uma pequena parte de um processo que integra o homem com o campo”, destaca.

Cumprindo o ritual de formatura, a técnica Patrícia Fagundes de Souza conduziu o juramento profissional perante à comunidade e a mesa de autoridades acadêmicas composta pela Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional do IFMT Cáceres, professora Juçara Tinasi de Oliveira; Diretor de Administração e Planejamento, Marcelo de Oliveira Galvão, o Coordenador-geral de Ensino, Professor Marcos Aparecido Pereira e o coordenador do Curso Técnico em Agropecuária, Fernando Rodrigues Maciel.

A turma foi conduzida pelo patrono professor Pedro Aurélio Tataíra da Costa e pelos paraninfos, professor Antônio Nobre da Silva e professora Inêz Aparecida Deliberaes Montecchi.

Entre os servidores presentes, foram homenageados o professor Juberto Babilônia de Sousa que atuou como coordenador do curso em todo o percurso formativo da turma, a professora Andrea Luiza Ramos Pereira Xisto, professora Juçara Tinasi de Oliveira e as técnicas administrativas, coordenadora de Estágio Fabiane da Silva Arruda e a coordenadora-geral de Atendimento ao Educando, Iraci de Fátima Pereira.

Leia mais:   Energisa convoca prefeituras, comércio e indústria a apresentar projetos de economia de energia

            Moção de Aplauso

Durante a cerimônia, a instituição homenageou com a entrega de moção de aplausos estudantes que alcançaram os três primeiros lugares com maior coeficiente de rendimento do curso. Os destaques foram para José Advan Pereira Pedrosa Júnior (maior coeficiente), seguido por Matheus Henrique Breve Faria e Daniely Christina Mendes Costa.

Edna Pedro
Assessoria de Comunicação
Comentários Facebook

Cáceres e Região

Em Sessão Solene, Câmara celebra nomeação de Cáceres e San Matías como cidades gêmeas

Publicado

O Ministério do Desenvolvimento Regional do Governo Federal publicou, no mês de abril, uma Portaria que incluiu a cidade de Cáceres na lista de “cidades gêmeas” nacionais.

O conceito de cidade gêmea se caracteriza pela integração urbana com países vizinhos – neste caso, com a cidade boliviana de San Matías – e permite o livre comércio na região fronteiriça. Na prática, Cáceres poderá comercializar produtos importados com isenção de impostos, através da implantação de um “free shop” composto por lojas aptas a comercializar produtos importados do país vizinho no valor de até U$300 (trezentos dólares estadunidenses).

Dessa maneira, várias pessoas poderão visitar Cáceres para fazer compras de produtos com preços mais acessíveis. Essa nova condição somada à visitação turística vai possibilitar o incremento da economia no município, o que deve acarretar também investimentos sociais e na segurança, visando a viabilização e estruturação desta nova política comercial internacional na Princesinha do Paraguai.

Antes mesmo desta ação do governo federal, no entanto, a Câmara Municipal de Cáceres havia idealizado a expedição de Diplomas de Honra às autoridades Bolivianas de San Matías. Aproveitando a oficialização do pareamento de Cáceres e San Matías como cidades gêmeas, os vereadores da Câmara Municipal promoveram uma Sessão Solene na manhã de sexta-feira (16), com a presença de Fabio López Olivares, Prefeito de San Matías, acompanhado de seus vereadores. Também marcaram presença representantes de órgãos municipais de Cáceres como a Prefeitura, o Grupo Especial de Fronteira (GEFRON), a Polícia Militar e a Unemat, além de veículos de imprensa local e os vereadores cacerenses.

Leia mais:   Presidente da Câmara participa de reunião do GGIF com autoridades de segurança da região

17 diplomas de honra foram emitidos às autoridades de San Matías, que em reciprocidade também presentearam os parlamentares da Câmara Municipal. “Foi um grande ato organizado pela Câmara de Cáceres pelo bem da integração entre dois países e pela construção de maiores possibilidades e façanhas. São duas regiões irmãs com quatro, cinco milhões de habitantes que poderão usufruir dessa união, fruto de muitos anos de trabalho. Juntos, podemos compartilhar os mesmos sentimentos e ideais que fortalecem o nosso povo”, disse o Prefeito de San Matías, Fabio López Olivares.

Confira, na semana que vem, no site oficial da Câmara Municipal de Cáceres, a matéria completa sobre a solenidade.

Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

IFMT Campus Cáceres- Prof. Olegário Baldo celebra 39 anos de fundação

Publicado

Neste dia 17.08, o Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo do Instituto Federal de Mato Grosso completa 39 anos de fundação, a partir de sua origem como Escola Agrotécnica Federal de Cáceres.  Na véspera do aniversário, estudantes, servidoras, servidores e colaboradores se reuniram para celebrar as conquistas e renovar a esperança na educação pública, gratuita e de qualidade.

A programação teve início com uma performance da  Fanfarra do campus em frente ao prédio central da instituição, seguida de um emocionante encontro da comunidade interna no Refeitório ‘Anarlete da Silva Loureiro’ com a apresentação da Orquestra de Violões do IFMT Campus Cáceres, regida pelo professor Célio Jonas Monteiro,  com corte de bolo e parabéns.

“As pessoas que compõem essa instituição é quem fazem a diferença. Não basta o prédio bonito, a área construída, o bom laboratório. Somos todos nós quem fazemos esta instituição comprometida com a transformação na vida das pessoas, há 39 anos. Sabemos que o momento não está fácil, em nível de Brasil, neste cenário de contingenciamento, mas hoje queremos comemorar, parabenizar e continuar fazendo no nosso campus, educação pública, gratuita e com qualidade”, afirma o diretor-geral do campus, professor Salmo César da Silva.

Leia mais:   Amanhã é o último dia dos passaportes promocionais 53ª EXPOCÁCERES

Vocação

Em 39 de atuação na região oeste, o Campus Cáceres-Prof. Olegário Baldo do Instituto Federal de Mato Grosso inscreve a sua história a serviço da educação para a vida e para o trabalho.

Na instituição que se constituiu um dos pilares de formação do IFMT, desde 2008, com a estruturação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, um dos marcos é o amplo universo de formação pública e gratuita com a oferta da educação básica ao ensino superior. Assim, pessoas adolescentes, jovens e adultas encontram no campus oportunidades educacionais em diversas modalidades com cursos de Formação Inicial e Continuada, Ensino Médio Integrado à formação técnica, Curso técnico pós-médio e Cursos superiores.

O campus dispõe de uma área de 320 hectares, com 21 Unidades de Ensino e Produção, áreas experimentais e 25 laboratórios.

Com quadro qualificado de especialistas, mestres e doutores, e oferta de assistência estudantil para assegurar o sucesso de seus estudantes, o IFMT Campus Cáceres- Prof. Olegário Baldo é destaque no ensino, pesquisa e extensão, e projeta Mato Grosso na produção de inovação tecnológica com invenções e transferência de tecnologias a serviço das comunidades.

Edna Pedro
Assessoria de Comunicação
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana