Cáceres e Região
IFMT Cáceres abre vagas de transferência externa para ingresso no curso de Engenharia Florestal

Portal do Governo Brasileiro; Atualize sua Barra de Governo … Brasil
www.cas.ifmt.edu.br
|
—

Cáceres e Região
Engenheiro do IFMT Cáceres registra patente de válvula hidráulica como produto inédito desenvolvido em projeto de doutorado
Com o objetivo de produção em larga escala, o pesquisador já iniciou o diálogo sobre o licenciamento de patente com uma das empresas líderes do segmento no Brasil
O engenheiro civil do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, Luiz Souza Costa Filho criou uma válvula hidráulica com comando de fechamento deslizante que otimiza o uso do chuveiro e apresenta, entre os diferenciais, economia para instalação, conforto aos usuários e aspectos ergonômicos que favorece a acessibilidade para pessoas com deficiência. O produto inédito foi desenvolvido com base em pesquisa de doutorado pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, com orientação do professor José Gilberto Dalfré Filho, doutor e pós-doutor em Engenharia Civil, e coorientação do professor Paulo Vatavuk, doutor e pós-doutor em Engenharia Mecânica.
Com depósito de patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, na categoria Modelo de Utilidade, realizado pela Agência de Inovação Tecnológica do IFMT em conjunto com a Unicamp foi assegurado os direitos autorais pelo produto. Segundo Luiz, a partir do objetivo de produção em larga escala e disponibilidade do produto no mercado, já foi iniciado o diálogo de licenciamento de patente com uma empresa especializada e uma das líderes do segmento na produção de metais sanitários no Brasil.
“Nosso objetivo foi sempre desenvolver um produto e tecnologia que pudesse ser aproveitado pelas pessoas. Não ficar em prateleiras e estantes. Estamos em processo de negociação com uma empresa para produção em grande escala, já passamos a primeira etapa com sinal verde, agora outros protocolos estão sendo desenvolvidos. É a realização de um grande sonho”, afirma Luiz.
Entre as vantagens da válvula hidráulica criada pelo pesquisador sobre as válvulas existentes hoje no mercado está a economia nas instalações hidráulicas com a comprovação de um menor coeficiente de perda de carga, na ordem de 10 %, em comparação com as já existentes.
De acordo com os testes realizados, além do conforto ergonômico, acessibilidade às pessoas com deficiência e segurança aos usuários com a prevenção de choques mecânicos, o produto tem a possibilidade de fixação totalmente embutida na alvenaria ou em outra estrutura de vedação, bem como a facilidade de manutenção evitando quebra de alvenaria e revestimentos. Outra vantagem é a economia de espaço na área útil de boxes do banho. Segundo o pesquisador, essa maximização da área é em torno de 0,1 metros quadrados, por boxe, o que representa em um conjunto de 1000 casas, uma economia de área de 100 metros quadrados.
Incentivo à qualificação
Natural de Campo Grande – MS, Luiz é egresso da antiga Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, hoje campus do IFMT, onde cursou o ensino médio e retornou, em 2010, após aprovação em concurso público para engenheiro civil. Ele é um dos primeiros quatro técnico-administrativos da instituição com incentivo à qualificação para doutorado.
Com 32 anos de profissão, Luiz aposta na inovação tecnológica para projetar o IFMT, Cáceres e Mato Grosso para o Brasil e o mundo. “Nós oferecemos educação de qualidade, com incentivo à pesquisa e à ciência. Esse e outros registros de patentes e invenções demonstram o universo de possibilidades que as instituições educacionais podem oferecer a sociedade, não só para bens de consumo, mas serviços e melhoria na qualidade de vida das pessoas”, afirma.
Cáceres e Região
Sem receber salário, funcionários terceirizados da Unemat entram em greve
Por Joner Campos
Por meio de nota, a empresa Cosmotron Construtora, Saneamento e Tecnologia Ltda explicou que seus trabalhadores estão sem receber, há mais de 60 dias, e após assembleia-geral durante a manhã e deflagraram a paralisação.
Conversamos com um servidor terceirizado que preferiu não se identificar devido ao medo das represarias que pode sofrer, contou as dificuldades que vem passando.
“São mais de 60 dias que nos trabalhadores que atuamos na limpeza, jardinagem e outros serviços dentro da UNEMAT estamos sem receber. Ninguém queria entrar em greve, mas a situação chegou ao limite, estamos passando apertos e dificuldades financeiras e tendo dinheiro para receber. O Governador paga 100% dos salários dos servidores efetivos e deixa os mais humildes com 2 meses de salário atrasado”, destacou o servidor terceirizado.
Ainda de acordo com o servidor vários servidores estão com luz e água cortada, e o maior medo dos servidores é chegar o natal e não receber, e que isto todo o final de ano acontece.
Segundo o servidor, outra categoria que está sem receber são os vigilantes que são de outra empresa terceirizada, mas ainda não se mobilizaram devido ao medo de represarias, mas somam dois meses de atrasos também.
Outro Lado
Em contato com a Reitoria da Universidade Estado de Mato Grosso (UNEMAT) informou que o governo estadual deve três meses de faturas com as terceirizadas e atraso das empresas de segurança e limpeza, e que em virtude disso os repasses para a empresa estão em atraso.
De acordo com a Reitoria os esforços estão sendo feito para que possam quitar as faturas em aberto com a empresa e em consequência os servidores terceirizados possam receber.
-
Destaque6 de dezembro de 2019
UNEMAT FAZ PESQUISA: Nova pesquisa quantifica efeito da variação da temperatura sobre pressão arterial de pacientes em hemodiálise
-
Destaque7 de dezembro de 2019
Armas e munições são apreendidas durante buscas na zona rural de Cáceres
-
Destaque7 de dezembro de 2019
Homens têm papel fundamental no combate à violência contra a mulher
-
Cáceres e Região6 de dezembro de 2019
Justiça afasta pela segunda vez prefeito de Comodoro por suposto desvio de dinheiro público
-
Cáceres e Região7 de dezembro de 2019
BLACK FRIDAY: Fapan dá 70% de desconto na primeira mensalidade
-
Cáceres e Região7 de dezembro de 2019
Aconteceu na noite de ontem estreia da peça Teatral e o Acendimento das Luzes de Natal
-
Cáceres e Região7 de dezembro de 2019
Parceria entre Colégio Adventista e Assistência Social garante mais de 1 tonelada de alimentos
-
Destaque6 de dezembro de 2019
REGIÃO OESTE: Reabertura de frigorífico e outras ações são temas de reunião na Sedec