conecte-se conosco


Cáceres e Região

Idealizadores, apoiadores e fundadores da Unemat serão homenageados nesta quinta em Cáceres

Publicado

Nesta quinta-feira, 8, uma série de atividades que vão começar às 7h no Cais da Praça Barão do Rio Branco, marcarão as comemorações dos 40 anos da Unemat.
No Cais será inaugurado um Toten no local onde nasceu a ideia da criação da Universidade.

Logo depois, a partir das 8h no Centro de Eventos Maria Sophia Leite,  haverá uma solenidade para homenagear idealizadores, apoiadores e fundadores da instituição.

A noite a partir das 19h no mesmo local haverá a apresentação do Grupop Teatral Cena Onze com a peça ‘Mulheres da Terra’.

Em 20 de julho de 1978, foi criado o Instituto de Ensino Superior de Cáceres (Iesc) que depois de passar por outras nomenclaturas se institui universidade em 15 de dezembro de 1993 por meio de Lei Complementar.

A Unemat “nascida e criada” em Cáceres, expande seus domínios a partir da década de 1990 e hoje está presente em 43 municípios diretamente com 13 câmpus, 18 núcleos pedagógicos e 24 polos educacionais de Ensino a Distância com mais de 22 mil acadêmicos.

Leia mais:   Mixto sofre virada e encara derrota contra Luverdense

Serão homenageadas pessoas que tenham contribuído para a existência e manutenção dos câmpus da Unemat, assim como um aluno de cada câmpus. Além deles também serão homenageados, por relevante participação junto à Instituição:

Adriano Aparecido Silva – ex-reitor da Unemat

Airton dos Reis (in memorian) – deputado estadual à época da criação do Iesc

Carlos Roberto dos Santos Júnior – presidente do Sintesmat

Dimas Santana Souza Neves – representante do DCE

Dom Máximo Biennes (in memorian) – bispo da Diocese de Cáceres à época da fundação

Domingos Sávio da Cunha Garcia – ex-presidente da Adunemat

Ernani Martins (in memorian) – prefeito que assinou a criação do Iesc

Ivo Cuiabano Scaff – prefeito de Cáceres que assumiu, em sua gestão, o Iesc

Jaime Veríssimo Campos – ex-governador que cria a Unemat

João Porto Rodrigues – economista e um dos idealizadores do Iesc

José Esteves de Lacerda – ex-deputado e articulador político à época da consolidação da Unemat

Júlio José de Campos – ex-governador que estadualizou o Iesc

Leia mais:   Blitz da Lei Seca prende sete por embriaguez e apreende 22 veículos em Cáceres

Leila Salomão Jocob Bisinoto – uma das professoras mais antigas em atividade

Luttgards Saavedra (in memorian) – professor e um dos idealizadores do Iesc

Maridalva Amaral Vignardi – proprietária da Rádio Difusora

Natalino Ferreira Mendes (in memorian) – chefe de gabinete do prefeito Ernani Martins, que elabora a minuta do projeto de lei encaminhada à Câmara Municipal para criação do Iesc

Neuza Benedita da Silva Zattar – ex-reitora e uma dos idealizadores do Iesc

Osvaldo Roberto Sobrinho – secretário de Educação do Estado à época da transformação em Unemat

Pedro Paulo Pinto de Arruda – presidente da Câmara Municipal à época da transformação do Iesc em Fucuc

Vera Regina Martins e Silva – uma das professoras mais antigas em atividade na Instituição e fundadora do curso de Letras

Durante a cerimônia, ainda serão homenageados representantes dos poderes constituídos de Mato Grosso da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), da Academia Mato-grossense de Letras e da Imprensa, com o Selo Comemorativo dos 40 anos.

Assessoria

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Comissão de Educação, desporto,Cultura e Turismo convoca para Audiência publica nesta sexta feira

Publicado

A Comissão de Educação, Desportos, Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Cáceres tem a honra de convidar a população para uma audiência pública, com o intuito de contextualizar sobre os seguintes processos dos Projetos de Lei:

– Projeto de Lei nº 04 de 11/02/2019 – “Institui o Conselho de Turismo alterando a Lei Municipal sob o nº 1.250”;

– Projeto de Lei nº 25 de 18/03/2018 – “Preservação e Manutenção Procedimental para a Realização de Intervenções e Bens Edificados e Tombados nas Áreas de Entornos no Município de Cáceres”;

– Projeto de Lei nº 03 de 11/02/2019 – “Criação do Fundo Municipal de Turismo – FUMTUR, revogando Lei anterior de 1994”.

A audiência será realizada no dia 22/03/2019 (sexta-feira) a partir das 18h na Câmara Municipal de Cáceres, localizada na Rua Coronel José Dulce s/nº. A Comissão afirma que a audiência é o momento ideal para o aperfeiçoamento da legislação em gênese, com a participação do público, de modo a torná-la efetiva e aplicável.

Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa
Comentários Facebook
Leia mais:   Mixto sofre virada e encara derrota contra Luverdense
Continue lendo

Cáceres e Região

Grupo Juba é parceiro da educação no projeto de climatização das escolas municipais

Publicado

O Grupo Juba, composto por empresas de responsabilidade social, de forma voluntária, adota posturas, comportamentos e ações que promovem  de alguma  forma o  bem-estar dos seus colaboradores, fornecedores, clientes e comunidades onde se instala.

Em Cáceres diversos projetos, programas e ações têm  aproximado cada vez mais o Juba da população da cidade. A  última foi o engajamento do Juba Supermercados e do Atacado Pantanal na campanha promovida pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, e realização do Rotary Club, que visa  através de um Festival de Prêmios, climatizar as escolas da Rede Municipal.

O diretor financeiro do Grupo Juba, Marcelo Ribeiro, confidencia que quando foi procurado pelo prefeito Francis Maris e pela vice-prefeita e secretária municipal de educação, Eliene  Liberato Dias se sensibilizou com a causa e resolveu ser um parceiro desta ação.

Marcelo conta que patrocinou a confecção das cartelas que totalizaram  R$  6 mil  e ainda adquiriu 1500 cartelas ao valor de 10 reais cada uma, totalizando R$ 15 mil reais.

“Como empresa cidadã, estamos fazendo nossa  parte, são 21 mil reais investidos  na educação. Um município e as pessoas que vivem nele, só se desenvolvem se houver investimento na educação. Em um município tão quente climatizar as escolas é contribuir com um melhor aprendizado dos alunos”, avalia o Ribeiro.

Leia mais:   Blitz da Lei Seca prende sete por embriaguez e apreende 22 veículos em Cáceres

Já o diretor administro do Grupo Juba, Mirko Ribeiro, observa que as cartelas adquiridas nesta parceria serão destinadas aos clientes que fizerem suas compras nas lojas do Juba Supermercados Centro, e da Padre Cassimiro (Jubão). Mirko informa que no Atacado Pantanal 500 cartelas já foram distribuídas.

Segundo ele foi estabelecido o critério de que em compras acima de cem reais o cliente tem direito a uma cartela para concorrer a duas motos Bis 125 CC, em sorteio que será realizado no dia 30 de março. “Foi uma forma que achamos de colaborar com a educação municipal e ainda brindar nossos clientes oportunizando a eles concorrerem a duas motos”, ressalta Mirko.

Para a secretária de Educação Eliene Liberato, a iniciativa do Grupo Juba é louvável e vai contribuir muito com o projeto de instalação de aparelhos de ar condicionado nas escolas municipais.

Ela destacou a participação do Juba Supermercados e do Atacado Pantanal e fez questão de agradecer  os diretores do Grupo. “Qualquer investimento na educação traz um retorno imensurável, muito obrigado Marcelo e Mirko por esta parceria e por apoiarem a educação municipal”, finalizou Eliene.

Leia mais:   Mixto sofre virada e encara derrota contra Luverdense

Assessoria – Esdras Crepaldi

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana