conecte-se conosco


Destaque

Historiador da UFMT lança romance sobre rainha quilombola de Mato Grosso

Publicado

Assessoria
Historiador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Bruno Pinheiro Rodrigues, lançou o romance “Baobá: A Árvore da Vida”, o primeiro de uma série de sete livros que tem como protagonistas Tereza, a rainha do Quilombo Quariterê, e Sebastião, ambos de Benguela da África. O livro foi lançado na última sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra.

A obra tem como objetivo chamar atenção para a necessidade um olhar sobre o passado mais democrático e inclusivo. O autor questiona os estudos da história negra dentro nas unidades educacionais, principalmente as escolas de ensino médio, que priorizam o estudo do período medieval europeu, mas não reserva um olhar atento àqueles que contribuíram para a construção do Brasil.

“O jovem entra no ensino médio e sai dele sabendo mais sobre as disputas monárquicas do período medieval europeu, e quase nada sobre as grandes unidades políticas da África, sobre os homens e mulheres africanos ou afrodescendentes que também contribuíram para construção do Brasil etc.”, afirma o professor. “A história da África e dos afrodescendentes é belíssima e precisa ser conhecida. Não que não seja importante estudar as disputas políticas do mundo europeu, mas é preciso questionar porque somente elas e não o restante do mundo”, completa.

Leia mais:   Eliene Liberato reúne com Secretário de Saúde do estado e viabiliza novos 05 leitos de UTI
 “Baobá: A Árvore de Vida” é o primeiro de uma sequência de romances. Os planos iniciais, envolvem a publicação de pelo menos sete volumes. Para comprar a versão em e-book do livro, clique aqui.
Comentários Facebook

Cáceres e Região

PF flagra exploração de bolivianos em Cáceres

Publicado

Assessoria
A Polícia Federal cumpriu mandados judiciais, na manhã desta quinta-feira (14), no município de Cáceres (MT), localizado a 220 quilômetros da capital Cuiabá, com o objetivo de combater o tráfico de pessoas e a promoção de migração ilegal de bolivianos.

Os mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª vara da Justiça Federal da Subseção Judiciária de Cáceres, foram cumpridos em endereços de pessoas físicas e jurídicas suspeitas de promover o ingresso de bolivianos de forma ilegal no território brasileiro.

As investigações tiveram início a partir de informações de que bolivianos eram aliciados e transportados da cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, para Cáceres (MT – Brasil) para trabalharem na construção civil. O transporte era realizado sem qualquer tipo de controle migratório.

A Polícia Federal apura ainda se os imigrantes eram submetidos a situação degradante em razão das circunstâncias em que estavam alojados e a jornada de trabalho a que eram submetidos. Até o momento, apenas uma pessoa foi presa. A operação ainda está em andamento.

Leia mais:   Eliene Liberato reúne com Secretário de Saúde do estado e viabiliza novos 05 leitos de UTI

Nenhuma descrição de foto disponível.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Vice-presidente do PDT assume coordenação do Procon de Cáceres

Publicado

Assessoria

O advogado Alexandre Quida, 33 anos, filho do ex-procurador do município Ricardo Quida, é novo coordenador do Procon de Cáceres.

Ele é vice-presidente do PDT de Cáceres e atendeu a um convite da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB).

‘Agradeço a confiança da prefeita Eliene e do Dr Odenilson pelo convite, para atuarmos à frente deste importante órgão que é o PROCON. Buscaremos sempre equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores. Em especial nesse período de pandemia do novo coronavírus, intensificaremos as ações visando fiscalizar eventuais abusos de preços, reforçando esse controle em prol do consumidor, que é a parte mais frágil na relação de consumo. Nosso compromisso é o de fazer um grande trabalho, estaremos sempre à disposição da população’, frisou.

Nascido em Cáceres, Alexandre é advogado e empresário, formado em 2010 pela Unemat, pós-graduado em Direito Processo Civil, Pós-graduando em Direito Eleitoral e Direito Médico e da Saúde, membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MT.

Comentários Facebook
Leia mais:   Seduc faz parceria com o Google e avança na educação on line
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana