Brasileirão Série A
Hino e pagode: os combustíveis do Palmeiras sub-17 para ganhar o mundo
Embalada pelo hino do Palmeiras e por um pandeiro, a garotada do Verdão vai em busca de conquistar o mundo. A equipe sub-17 do clube enfrenta o Real Madrid, nesta quarta-feira, às 13h (de Brasília), pela decisão do Mundial da categoria, jogado na Espanha. O GloboEsporte.com estará no local do jogo junto com o Verdão e fará o acompanhamento em Tempo Real a partir de 12h30.
VEJA TAMBÉM:
> A história da homologação do título da Copa Rio 1951 como Mundial de Clubes
Antes de todas as partidas do Palmeiras na competição, a gritaria toma conta do vestiário ao final da tradicional oração (veja no vídeo acima). As promessas se juntam e cantam, todos juntos, o hino do clube a plenos pulmões. A ideia partiu de João Paulo Sampaio, o coordenador da base do Verdão.
– Primeiro, os meninos precisam saber o hino e se identificar com o clube. Segundo, aumenta a motivação e a alegria antes dos jogos. Eles devem entender que tem que torcer pelo clube onde estão. Nosso lema é “ser Palmeiras é ter sangue na veia”. Tem que estar inserido no clube… Levamos os meninos para verem jogos na arena – conta Sampaio.

Por ironia do destino, dentro do futebol, nem sempre os atletas jogarão pelos times que torceram na infância. No Palmeiras, antes de os jogadores virarem profissionais, a ideia é que todos se convertam em palmeirenses.
– Cantar o hino é uma das formas de identificação. Alguns meninos chegam de fora, às vezes não são palmeirenses, e se tornam palmeirenses, aprendem o hino. Isso reflete dentro em campo porque se identificam e torcem pelo clube – diz Artur Itiro, treinador da equipe sub-17 do Verdão.
Dentro do elenco que está perto de ser campeão mundial, a pegada instrumental do hino não é o que mais agrada. A molecada gosta mesmo é de pagode. Na concentração e no ônibus, antes e depois dos jogos, a música não para. No repertório, as principais canções são “Tá Escrito”, do Revelação, e “Baratinado”, de Péricles e Mumuzinho.

O comando do samba fica nas mãos de Vitinho, dono do pandeiro, que só larga o instrumento para entrar em campo. Filho de músico, o meio-campista de 17 anos toca desde os 8. E não descarta a mesma profissão do pai se a carreira dentro das quatro linhas não der certo.
– O pagode nos ajuda a relaxar muito. Tem uma distração para mente. Algumas músicas nos fazem focar e acreditar que podemos ganhar esse título. No grupo, cada um se concentra de um jeito, mas ninguém reclama da música. Tem uns caras da Bahia que pedem até pagode baiano, acabo tendo que tocar. Meu sonho é ser jogador, mas, sei lá, qualquer coisa que acontecer, posso virar pagodeiro mesmo – conta Vitinho.
Se dentro de campo está tudo lindo para os jovens palmeirenses, fora das quatro linhas o pagode, ao menos, tem a aprovação do treinador.
– Eu gosto de vários estilos musicais, samba e pagode agradam bastante, tem tudo a ver com futebol. Os meninos sabem bater um pandeiro com qualidade. Isso dá uma alegrada. Não era muito praxe nosso, mas agora agrega bastante o grupo – afirma Artur Itiro.
O Verdão está invicto no campeonato. Em quatro jogos, foram quatro vitórias, 16 gols marcados e três sofridos. Na primeira fase do torneio, em formato de grupos, o time alviverde derrotou o Atlético Nacional, da Colômbia, por 6 a 1, e o Rayo Vallecano, da Espanha, por 3 a 0. Nas quartas de final, 2 a 0 sobre o Sporting Cristal, do Peru. Já nas semi, eliminou o Rayo Vallecano por 5 a 2.
*Colaborou sob supervisão de Mateus Benato
Fonte: Globo Esporte

Brasileirão Série A
Seleção Brasileira encerra preparação para amistoso contra República Tcheca
Programa No Mundo da Bola desta segunda-feira (25) também destacou a reta final dos principais campeonatos estaduais do país; ouça na íntegra
O programa No Mundo da Bola desta segunda-feira (25) destacou o amistoso da Seleção Brasileira com a República Tcheca. Waldir Luiz, Márcio Guedes, Bruno Mendes e toda a nossa equipe também analisaram a reta final dos principais campeonatos estaduais do país e as principais notícias do esporte nacional e internacional.
Clique no player e ouça o programa na íntegra:
O No Mundo da Bola é transmitido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, de segunda a sexta-feira, a partir das 17h. Para participar das transmissões, o internauta deve ligar para (21) 2117-6918 ou (21) 2117-6919.
Fale com a equipe de esportes das Rádios EBC pelo e-mail: esporte.radios@ebc.com.br.
Esportes
Palmeiras volta a ter time feminino depois de 9 anos
Repórter Lincoln Chaves trouxe todas as informações da preparação do Verdão para o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino dentro do programa No Mundo da Bola desta quinta-feira (14); ouça na íntegra
Começa neste sábado (16) a sétima edição do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. E a Rádio Nacional traz uma série de matérias sobre a principal competição do futebol feminino no país. A terceira reportagem fala do Palmeiras e dos seus reforços para disputar a competição além do projeto da diretoria para a modalidade. O repórter Lincoln Chaves trouxe todas as informações do Verdão dentro do programa No Mundo da Bola desta quinta-feira (14).
Ouça no player abaixo:
O Palmeiras retorna ao feminino após nove anos. O time vai jogar em Vinhedo, cidade parceira do versão nesta edição.
A equipe foi apresentada em meados de fevereiro e é comandada pela treinadora Ana Lúcia Gonçalves.
O No Mundo da Bola é transmitido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, de segunda a sexta-feira, a partir das 17h. Para participar das transmissões, o internauta deve ligar para (21) 2117-6918 ou (21) 2117-6919. Fale com a equipe de esportes das Rádios EBC pelo e-mail: esporte.radios@ebc.com.br.
Tags: Palmeiras Futebol Feminino Brasileirão Feminino
Agência Brasil
-
Cáceres e Região16 de abril de 2021
Mato Grosso registra redução de 18,1% no número de internações de pacientes com Covid-19
-
Cáceres e Região17 de abril de 2021
Governo do Estado libera consumo de bebidas em bares, restaurantes e lanchonetes
-
Cáceres e Região19 de abril de 2021
Prorrogação do decreto que proíbe abertura do comércio poderá acarretar demissão em massa em Cáceres, diz porta-voz de comerciantes
-
Política16 de abril de 2021
Consumidores podem parcelar contas de energia elétrica no cartão de crédito
-
Cáceres e Região16 de abril de 2021
A PEDIDO DE BOLSONARO PGR pede que Mauro Mendes explique vacinação em MT
-
Política16 de abril de 2021
CPI da Energisa defende derrubada do veto ao projeto que proíbe corte de energia elétrica
-
Política16 de abril de 2021
Lúdio Cabral faz representação ao MPF para garantir vacinação contra covid-19 de indígenas em Mato Grosso
-
Cáceres e Região18 de abril de 2021
Prefeitura decide na segunda o que fazer sobre decreto do governo que flexibiliza medidas restritivas contra covid