Grupo de Trabalho é instalado para lutar contra Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis

31

Procissão de Luz homenageará vítimas da Aids na tarde desta segunda-feira

Um Grupo de Trabalho ligado diretamente a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) será instalado na tarde desta segunda-feira (4), às 16h, no auditório Licínio Monteiro, da Casa de Leis. A ação dá continuidade a programação do “Dezembro Vermelho”, realizada em conjunto entre a ALMT, prefeitura de Cuiabá, governo do Estado e sociedade civil organizada.

A instalação será comandada pelo presidente da comissão, deputado estadual Dr. Leonardo (PSD). Médico, o parlamentar demonstrou preocupação com os números crescentes dos casos de Aids em Mato Grosso, em especial na população entre 20 e 49 anos. Ele quer iniciar estudos para a criação de uma política estadual de combate às infecções sexualmente transmissíveis.

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN), nos últimos dez anos foram registrados 4.360 de Aids em Mato Grosso nessa faixa etária, sendo 2.105 em pessoas entre 20 e 34 anos. Os números ainda podem ser maiores, pois ainda há um mês para serem feitas notificações em 2017.

Procissão das Luzes – Mais tarde, às 18h15, será realizada a 1ª Procissão de Luzes em Mato Grosso. Com saída da Assembleia Legislativa, a procissão seguirá até o Parque das Águas, onde serão realizadas homenagens às vítimas da Aids. O objetivo é chamar a atenção para necessidade da prevenção contra o HIV.

Dezembro Vermelho – As atividades do mês de enfrentamento a o HIV começaram no dia 1º de Dezembro, Dia Internacional do Combate a Aids, pela Organização Mundial de Saúde. Em Cuiabá, várias entidades se reuniram pra o lançamento da coletânea Guia Prático em Abordagem Sindrômica, realizado no Hospital Universitário Julio Müller, e para a Blitz Educativa, organizada pelo Conselho Municipal de Atenção a Diversidade Sexual.

Participam das ações conjuntas, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da Comissão de Saúde, Sala da Mulher e QualiVida, a Secretaria de Estado de Saúde, prefeitura de Cuiabá através do Conselho Municipal de Atenção a Diversidade Sexual, a ONG a RNP+Brasil, Hospital Universitário Júlio Muller, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que estarão realizando atividades para alertar a população sobre a importância da prevenção, com a distribuição de material educativo e insumos de prevenção.

Jardel P. Arruda
Assessoria de Imprensa
Deputado Dr. Leonardo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here