conecte-se conosco


Cáceres e Região

GRIPE: especialista explica como evitar a contaminação nas empresas

Publicado

Com a chegada do inverno, o tempo seco e as mudanças bruscas de temperatura, os resfriados e a gripe são quase inevitáveis. A situação piora para quem tem que trabalhar ou conviver em ambientes fechados, onde o vírus se espalha rapidamente. Ou seja, além do mal estar causado pelas epidemias, o rendimento nas empresas cai e as ausências aumentam no período. O médico do trabalho do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Ediney Espinola da Costa, elencou 10 dicas úteis para quem deseja passar ileso pela nova estação.

Confira:

1 – Manter em dia as vacinas – a maioria das vacinas protege cerca de 90% a 100% das pessoas, conforme dados da Sociedade Brasileira de Imunização (Sbim).

2 – Lavar as mãos – principalmente antes das refeições e após o uso do banheiro.

3 – Utilizar lenço de papel – dar preferência aos lenços descartáveis para higienização das vias aéreas, ou para proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e lavar as mãos após estes episódios. Descartar os lenços adequadamente após o uso.

Leia mais:   Cáceres vai receber mais R$ 6.509.025,79 para combater coronavírus

4 – Atenção para contaminação – evitar passar as mãos sujas no rosto e na boca.

5 – Limpeza – manter os ambientes limpos e bem arejados.

6 – Consultar um médico – procurar o serviço de saúde imediatamente ao surgimento de sinais e sintomas das referidas doenças.

7 – Hábitos de prevenção – tomar todas as medidas para controle de criadouros de mosquitos transmissores das viroses (Dengue, Zika e Febre Chikungunya).

8 – Proteger-se – é indicado o uso de repelentes, telas em portas e janelas e, se possível, evitar locais onde exista aglomeração de pessoas, pouco arejados e sem exposição ao sol.

9 – Cuidado com os vícios – o tabagismo e abuso de álcool baixam o sistema imunológico favorecendo o surgimento de doenças.

10 – Estabelecer bons hábitos – adotar uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos.

Quais os sintomas?

É importante estar atento ao próprio corpo para perceber os sintomas que antecedem as epidemias. Os principais são febre, dor de garganta, dor no corpo, dor de cabeça, tosse seca, desânimo e nariz escorrendo. Geralmente duram sete dias, embora o mal-estar e a tosse possam permanecer por mais tempo. Em alguns casos, pode haver complicações como pneumonia, otite, sinusite e desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, asma e insuficiência cardíaca.

Leia mais:   Câmara deve devolver a prefeitura projeto que proíbe venda e consumo de bebidas alcoólicas

Impacto nas empresas

O médico do trabalho do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Ediney Espinola da Costa, lembra que as políticas de prevenção de riscos e da promoção da saúde são investimentos importantes. “Mesmo quando trabalhadores são substituídos, existem os custos com contratação de substitutos, treinamento, redução do ritmo da produção, dentre outros. Hoje, as vacinas são distribuídas gratuitamente para os grupos de risco, mas as indústrias também tem a possibilidade, por exemplo, de adquirir as vacinas com desconto, evitando a contaminação em massa e reduzindo o impacto na produção”.

Assessoria

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Mato Grosso Saúde insere exame sorológico para detecção do coronavírus em seu rol de cobertura

Publicado

Assessoria

Os beneficiários do Mato Grosso Saúde já podem realizar exame de detecção do Covid-19 pelo método sorológico (IgA, IgG e IgM). Os primeiros laboratórios a realizarem a coleta para os beneficiários do Plano é o Cedic Cedilab, que também realiza coleta domiciliar sem custo adicional ao paciente, o Laboratório Otorrino, localizado dentro do Hospital Amecor, e a Clínica Vida Diagnóstico e Saúde.

Para a realização do exame é imprescindível o pedido médico para liberação do exame. A diretoria técnica do Plano informa que esta autorização acontece em até 48h após a inserção do exame no sistema do Instituto.

A presidente do Mato Grosso Saúde, Misma Thalita dos Anjos, reforça a importância da inclusão de mais este exame no rol como forma de segurança dos beneficiários contra o novo coronavírus.

“Já estamos em via fechar com outros laboratórios para que tenhamos uma rede mais ampla de análise laboratorial dos nossos associados para detecção do novo vírus”, informou.

Hoje o Plano realiza os dois exames exigidos para detecção do Covid-19: o RT-PCR, por meio de coleta da amostra de secreção respiratória (nasofaringe) do pacientes sintomáticos e o sorológico, que é feito pelo sangue para reação imunológica para detecção de anticorpos, para aqueles que estão na fase mais final da doença.

Comentários Facebook
Leia mais:   Prefeitura inicia asfalto comunitário em ruas do bairro Jardim Celeste
Continue lendo

Cáceres e Região

Agora é pré valer: novo decreto do prefeito proíbe vendas de bebidas alcoólicas de 13 a 26 de julho

Publicado

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

Adeptos de uma cervejinha nos finais de expediente ou de semana, ou até mesmo de uma cachacinha para “rebater” o calor, terão que se abster, a partir da próxima segunda-feira. O novo decreto, baixado no final desta sexta-feira, pelo prefeito Francis Maris Cruz, que vigorará de 13 a 26 de julho, proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas, em quaisquer estabelecimentos, sob pena de multa, aos comerciantes e os consumidores.

O novo decreto, também é rigoroso no tocante a locomoção de pessoas. Durante a vigência fica determinada a locomoção de qualquer cidadão no território do município das 20h às 5h do dia seguinte. Só poderão transitar quem estiver prestando serviços na área de saúde, segurança pública e privada, assistência social, serviços públicos e serviços essenciais, preferencialmente, de maneira individual, sem acompanhante.

As medidas visam conter o avanço do novo coronavirus, com a junção de pessoas para beber e, consequentemente, se aglomerar, e ou ainda evitar práticas de violência, acidentes de trânsito e outras ações que possam causar aglomerações ou levar pessoas a necessitar de serviços de saúde.

Leia mais:   Prefeitura inicia asfalto comunitário em ruas do bairro Jardim Celeste

O prefeito mudou a estratégica. Antes essas ações estavam previstas, em forma de Projeto de Lei, que foi encaminhado à Câmara Municipal, na semana passada. Como os vereadores, para não se desgastarem ainda mais com a população, o devolveu a administração, sob alegação de inconstitucionalidade, Francis o transformou em decreto executivo.

O decreto prevê ainda, a quarentena domiciliar obrigatória às pessoas pertencentes do Grupo de Risco, em especial: a idosos, maiores de 60 anos; gestantes, lactantes, crianças menores de cinco anos; portadores de doenças crônicas tais como: Diabetes insulinodependentes; Insuficiência renal crônica classe; Doença respiratória crônica.

Assim como pessoas com doença autoimune ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico; Obesidade mórbida; Hipertensos e pessoas que apresentarem quaisquer sintomas característicos de gripe, tais como febre, tosse, coriza e outros sintomas respiratórios. Veja abaixo a íntegra do decreto.

DECRETO Nº 370-20-Reabertura do Comercio (1)

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana