conecte-se conosco


Mato Grosso

Governo recebe diretoria da AMM e ouve pauta de reivindicações

Publicado

A manutenção do diálogo foi o mote da reunião entre o Governo do Estado e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), nesta sexta-feira (16.08), no Palácio Paiaguás. Representantes da diretoria da associação foram recebidos pelo secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, e puderam explanar demandas referentes a todos os municípios.

Apesar de trazer demandas das áreas de infraestrutura e meio ambiente, o presidente da AMM, Neurilan Fraga, fez questão de destacar que o Governo está em dia com os repasses da Saúde aos municípios, referente ao ano de 2019. No mês de julho, foram repassados R$ 52,8 milhões.

“Preciso destacar que o Governo tem cumprido rigorosamente com os repasses da Saúde. Vemos o esforço também para quitar o passivo e reconhecemos isso. Acredito que através do diálogo encontraremos um denominador comum para resolver todas as questões e a população seja a grande beneficiada”, disse Fraga.

Carvalho pontuou que todas as demandas trazidas pelos prefeitos são consideradas positivas e muito importantes e serão encaminhadas da melhor forma possível pelo Governo. Uma nova reunião foi acordada com a presença do governador Mauro Mendes e secretários de Estado e deve ocorrer em cerca de 20 dias.

Leia mais:   Recurso para campeonato de futebol amador foi liberado em 2020

“Este Governo é municipalista e vamos traduzir as demandas em resultados para a sociedade mato-grossense. As pessoas vivem nas cidades e não dentro do Governo do Estado, por isso, trabalhamos junto com os municípios. Essa integração é fundamental para que tenhamos um governo coeso e com resultados muito melhores”, afirmou o chefe da Casa Civil.

O prefeito de Cáceres, Francis Maris, foi um dos gestores que participou da reunião e apontou ser de suma importância o estabelecimento de uma nova rodada de conversas com a administração estadual. Para ele, o diálogo, parcerias e integração com o Governo são fundamentais para o desenvolvimento dos municípios e, consequentemente, do Estado.

“É fundamental o diálogo e a conversa, pois Estado e municípios são complementos, uma vez que o cidadão mora é no município e precisa de obras e serviços. Através da manutenção do diálogo e da conversa que construiremos a solução dessas demandas para fazer com que o Estado se desenvolva, uma vez que os municípios se desenvolvendo, o Estado também cresce”, asseverou.

Também participaram da reunião os prefeitos de Aripuanã, Jonas Rodrigues da Silva; Nova Brasilândia, Mariuza Augusta de Oliveira; Colíder, Noboru Tomiyoshi; Terra Nova do Norte, Valter Kuhn; Porto Estrela, Eugênio Pelachim; Santa Cruz do Xingu, Marcos de Sá Fernandes da Silva; Santo Afonso, Joabe Almeida dos Santos; Nobres, Leocir Hanel; Pontal do Araguaia, Gerson Rosa de Moraes; Dom Aquino, Valdécio Luiz da Costa; Nossa Senhora do Livramento, Silmar de Souza Gonçalves; e Canarana, Fabio Marcos Pereira de Farias.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Politec empregou 429 servidores durante Operação Carnaval

Publicado

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) atendeu a 530 requisições de perícias em todo o Estado, durante o período de carnaval, comemorado entre os dias 21 e 25 de fevereiro de 2020. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (27.02) durante coletiva de imprensa realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Durante a operação, foram empregados 429 servidores, entre peritos oficiais criminais, papiloscopistas, técnicos em necropsia, peritos oficiais médico legistas e odontolegistas, e 166 viaturas.

A atuação da Politec durante a operação carnaval consistiu na identificação de suspeitos, checagem de veículos com suspeitas de roubos, furtos, adulterações como clonagens ou dublês e perícias de criminalística, medicina legal e de odontologia legal.

A operação abrangeu 25 municípios, monitorou 35 pontos de festividade, com público estimado de 260.405 pessoas. Em 2020, houve um aumento de 40% no número de pontos de festas de Carnaval, em relação ao ano passado. As festividades concentraram-se nos municípios de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger, Barra do Garças, Cáceres, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, entre outros.

Leia mais:   Mais de 15 mil pessoas são atendidas pelo projeto ‘Bairro Integrado’

A Operação Carnaval contou com as forças integradas da Polícia Militar (PM), da Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Politec, Detran, Ciopaer, Sistema Penitenciário e Socioeducativo.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Menina de 4 anos que não ouve e não fala emociona equipe da PM

Publicado

Em Cuiabá, policiais militares presentearam uma menina de 4 anos de idade com muitos presentes, após encontrá-la perdida, no último sábado (22.02), na Avenida dos Trabalhadores. A criança que possui deficiência auditiva e também não fala, havia fugido da casa dos pais.

Populares acionaram a PM via 190 informando que havia uma criança sozinha em frente a uma loja de brinquedos. Ao chegar no local, a equipe de policiais tentou conversar com a menina, mas percebeu que ela não ouvia e não falava.

Em determinado momento, a menina pegou na mão de um dos militares e apontou para um brinquedo. O soldado Alessandro Cardoso relembra que ficou emocionado com o entusiasmo da pequena, apontando em direção a uma das bonecas da loja.

“Ficamos preocupados quando vimos à criança sozinha. Foi quando ela pegou na minha mão e apontou para a boneca. A proprietária da loja nos disse que ela estava lá há um bom tempo, parada, olhando a vitrine. Para encontrar os familiares da criança, colocamos comunicados nas redes sociais, emitimos informações via rádio para outras equipes, até que os familiares apareceram, graças a Deus”, conta o policial militar.

Leia mais:   Prazo de pagamento para placas finais 2 e 3 encerra na sexta-feira (28)

Já com os familiares, os policiais descobriram que a criança havia fugido de casa antes mesmo dos pais e da avó acordarem naquela manhã.  No entanto, eles contam que sentiram que a “missão” naquela ocorrência atípica ainda não tinha acabado. 

Foi então que os policiais se mobilizaram e arrecadaram fundos e brinquedo para presentear a menina. O soldado Cardoso conta ainda que a equipe ficou sensibilizada e que arrecadou mais brinquedos do que o previsto.

Os policiais relataram que a alegria da menina ao receber os presentes valeu toda a mobilização da equipe da PM. “Mesmo sem pronunciar uma única palavra, sem nos ouvir, ela demonstrava uma felicidade tão linda e simples. Na hora que chegamos com os brinquedos ela pulava de alegria e empolgação. Algo tão simples fez do dia dela e do nosso, muito especial. Somos policiais e pais de família. Gestos assim enobrecem a nossa rotina de servir e proteger a sociedade”, concluiu.  

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana