conecte-se conosco


Cáceres e Região

Governo investe R$ 12 milhões na compra de novas pistolas para tropa da PM

Publicado

Greyce Lima | Secom-MT

O Governo de Mato Grosso autorizou a compra de mais seis mil novas armas de fogo calibre 9 mm para a Polícia Militar. O investimento de mais de R$ 12 milhões na plataforma bélica da instituição permitirá que todos os policiais militares possuam uma das pistolas mais modernas, duráveis, seguras e adequadas para o exercício da atividade.

No ano de 2020, o governador Mauro Mendes já havia entregue mais de 1.300 novas pistolas 9 mm Glock para parte da tropa da PM. Agora, com o investimento destinado exclusivamente para o setor bélico da Polícia Militar, os policiais deixarão no passado o uso da pistola calibre 40.

O comandante-geral da PM, coronel Jonildo José de Assis, ressalta que o investimento é uma virada de chave na história da instituição.

“É um grande esforço do Governo do Estado, uma ‘virada de chave’ do material bélico institucional. Não é apenas uma arma nova: é a padronização de procedimentos, redução de custos e modernização da tropa. Os policiais terão a mesma arma, com o mesmo calibre e a mesma capacidade técnica. Todos os nossos mais de 7 mil policiais terão armamento portátil, com cautela permanente. Esse investimento faz toda a diferença, pois o policial estará bem armado e bem preparado para atuar em todo Estado”, explica o coronel.

Leia mais:   Agentes de saúde que ajudaram na vacinação do covid em Cáceres lutam para receber salários

Com a aquisição do armamento de ponta, os policiais que já receberam a nova pistola tiveram que passar por capacitações e treinamentos para melhor aproveitamento do equipamento.

O superintendente de Planejamento, Orçamento e Finanças da PM (SPOF), tenente-coronel Fernando Santiago, pontua que os estudos para a mudança da plataforma bélica iniciaram ainda em 2016, mas só a partir de 2020, que o governo estadual priorizou o processo de compra para todos os policiais militares.

“Essa série de estudos nos proporcionou auxiliar o governador a adquirir o que há de mais moderno para as Forças de Segurança. Essa nova aquisição, de seis mil novas pistolas, consolida a padronização de armas que reduzem gastos com manutenção e eleva ainda mais o nível do nosso policiamento”, conta o superintendente.

Os estudos técnicos realizados pela PM apontam que a pistola 9mm oferece mais facilidade no manuseamento e manutenção. O processo licitatório de compra das armas já foi realizado e o contrato está em processo de execução. A entrega das novas pistolas está prevista para o primeiro trimestre de 2022.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

OPERAÇÃO CAMAROTE – Polícia cumpre 11 mandados contra traficantes em São José dos IV Marcos

Publicado

Da Redação

A Polícia Civil está nas ruas de São José dos Quatro Marcos, na manhã desta terça-feira (26), cumprindo mandados de busca e apreensão contra 11 pessoas investigadas por tráfico de drogas na cidade.

A Operação Camarote é fruto de uma investigação focada no envolvimento com crime e com o tráfico.

Além da delegacia da cidade, estão envolvidas a Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), Regional de Cáceres e a Especial de Fronteira (Defron).

As buscas ocorrem com o auxílio de cães do Canilfon. As informações são preliminares, já que a operação está em andamento. Mais detalhes serão repassados à imprensa ao final do cumprimento dos mandados.

Comentários Facebook
Leia mais:   Pandemia em queda: MT registra apenas uma morte por covid em 24h
Continue lendo

Cáceres e Região

Vereadora Mazeh pede remoção dos resíduos recicláveis existentes no aterro sanitário de Cáceres

Publicado

Assessoria

Na sessão ordinária de ontem, 25, na Câmara Municipal de Cáceres, a vereadora pelo Partido dos Trabalhadores Mazéh Silva apresentou ao executivo municipal as demandas da população sendo  duas indicações e dois requerimentos.

Mazéh Silva (PT) indica a Secretaria de Infraestrutura e Logística, Sinalização adequada na Avenida 7 de setembro, Avenida São João e Rua 13 de junho, no trecho da Antiga Rodoviária, que se encontra em obras para a construção de uma agência bancária.

Cercada por uma estrutura de metal, a obra está causando obstrução de parte das vias, causando estreitamento da pista e prejudicando a visão dos motoristas que por ali trafegam, tornando o trânsito menos fluido e com possibilidade de ocorrer acidentes.

Indica ao Executivo Municipal, Substituição dos Reservatórios de Água (caixa d’água) para de 15 mil litros, de todas as escolas e creches municipais de Cáceres.

“A falta de acesso à água impacta diretamente crianças e adolescentes mais vulneráveis. Haver água nas escolas é fundamental para que meninas e meninos possam aprender, brincar e se desenvolver com saúde, além de garantir a dignidade menstrual de pessoas que menstruam. Com a pandemia, o acesso à água se tornou ainda mais importante, sendo fundamental para que estudantes, profissionais de educação e toda a comunidade escolar possam se prevenir contra a COVID-19”.

Leia mais:   Em Cáceres, mãe e filhos são rendidos por 4 bandidos; menor é amarrado

Também devemos considerar o cenário de seca em que o Estado de Mato Grosso se encontra, causando desequilíbrio na natureza e dificultando o acesso a água, uma vez que se constata que poços, cacimbas, riachos e lagoas se encontram secas, até mesmo Majestoso Rio Paraguai atingindo níveis tão baixos, nunca antes vistos”, pondera a vereadora Mazéh (PT).

Requer  Informações de contato e endereço das UBS e PSF e demais, ambulatórios, farmácias, centros de especialidades, PAM/UPA e demais unidades do (SUS), bem como quais são os serviços ofertados nessas unidades de saúde do município de Cáceres.

De acordo com a parlamentar “Informações de contato e endereço das Unidades Básica de Saúde e dos Postos de Saúde Familiar, e de todas as unidades de saúde (SUS) de nosso município de Cáceres, para o fim de informar aos munícipes que precisam utilizar destes serviços públicos e em algumas situações não sabem onde procurar atendimento para a sua necessidade, muitas vezes se deslocando para unidades que não atendem sua enfermidade e por vezes também ficando sem atendimento médico adequado.”

Leia mais:   Pandemia em queda: MT registra apenas uma morte por covid em 24h

Requer da Prefeitura e Autarquia Águas do Pantanal executem a remoção dos resíduos recicláveis existentes no aterro sanitário Municipal.

Em virtude de termos verificado, após visita in loco, danos ambientais e sociais advindos da coleta seletiva em Cáceres, vimos por meio deste documento apresentado em sessão plenária e assinado também pelos demais vereadores desta Casa de Leis requerer da Prefeitura Municipal e da Autarquia Águas do Pantanal remoção dos resíduos recicláveis existentes no aterro sanitário Municipal de Cáceres para que os catadores das organizações excluídos da chamada pública possam fazer a coleta e a separação a fim de dar destino adequado aos recicláveis e gerando renda aos catadores e catadoras de Cáceres”, justifica Mazéh Silva (PT)

As indicações e requerimentos seguem para a prefeitura e secretarias responsáveis, para que seja então dado encaminhamento das ações pelo poder executivo municipal.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana