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Mato Grosso

Governo finaliza obras de nova escola e quadra poliesportiva em Tangará da Serra

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O Governo do Estado está concluindo as obras de construção de uma escola nova no bairro Altos do Tarumã e uma quadra poliesportiva na Escola Estadual do Campo Petrônio Portela Nunes, localizada no Distrito de São Jorge, em Tangará da Serra (a 239 quilômetros de Cuiabá). Para a realização dessas duas obras o Governo, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está investindo R$ 3,4 milhões.

A escola nova será contemplada com 12 salas de aula, refeitório, cozinha, parte administrativa, banheiros, quadra poliesportiva, instalação hidrossanitária e denagem, instalações elétricas, instalações de segurança e prevenção e combate a incêndio e pânico, além de adequações de acessibilidade.

“A construção da escola no bairro Altos do Tarumã suprirá a demanda de vagas na região e vai evitar o deslocamento de alunos desse bairro para unidades mais distantes”, destacou o assessor pedagógico de Tangará da Serra, Saulo Scariot.

Na escola Petrônio Portela, os 250 alunos do ensino fundamental e médio comemoram a construção da quadra poliesportiva. Para o aluno Arthur Ruvio da Silva com esse novo espaço será possível melhorar os treinos para as competições esportivas. Ele conta que sempre participaram de campeonatos com outras escolas, mas ficavam prejudicados porque não tinham uma quadra para treinar e era difícil para a professora ensinar as regras de outros esportes, além do futebol.

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“O único lugar que tínhamos era um campinho de terra. Agora melhorou bastante e já podemos treinar vários esportes, como basquete e vôlei, e competir de igual para igual com as outras escolas”, destaca.

O aluno Adas Paulino Parente também concorda que agora ficou bem mais atrativo fazer as aulas de educação física. “Antes, se chovesse ou fizesse muito sol a gente não podia treinar, porque o campo ficava só lama ou era calor demais. Mas hoje, com a quadra coberta isso já não é mais problema e a professora pode desenvolver muitas atividades com a gente”.

O diretor da Escola Estadual Ministro Petrônio Portela Nunes, Antônio Carlos da Silva, diz que está muito feliz em ver o sonho de ter uma quadra coberta na escola sendo concretizado. “É uma satisfação muito grande, pois vi essa escola ser construída e estudei aqui. Hoje, como diretor sei o quanto essa quadra é importante para os alunos e para a comunidade”, observa.

“A quadra poliesportiva dessa escola é um sonho realizado por todos nós, pois esse investimento beneficiará não somente os alunos na prática esportiva do componente curricular, mas também toda a comunidade daquela localidade, já que todos carecem de um espaço como este”, acrescenta Saulo Scariot.

Fonte: GOV MT
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Estadual

Mais de 1200 empreendedores acreditam no Programa de Inovação de MT

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Ao todo 498 idéias inovadoras foram submetidas

Encerrou com sucesso as inscrições para o Programa Centelha em Mato Grosso, com mais de 1200 participantes cadastrados e 498 idéias Inovadoras submetidas. O programa tem objetivo desenvolver e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador e acelerar a geração de novos empreendimentos de base tecnológica.

O programa visa criar 27 startups e capacitar empreendimentos ou processos inovadores para o desenvolvimento de bens ou serviços. Na criação das empresas, cada projeto receberá R$ 60 mil , não reembolsáveis, com um prazo de execução em um ano.

Foram ao todo 498 propostas inovadoras e as áreas com maior números de propostas submetidas foram: Tecnologia sociais, Química novos materiais, Inteligência rtificial   Machine learning e Internet das coisas, oriundas  de 39 cidades diferentes do Estado.

Para o Presidente da Fapemat Prof. Adriano Silva,” é importante este tipo de fomento, acreditamos no potencial de novos empreendedores, que trarão com certeza  vários benefícios econômicos, bem como a geração de emprego e renda em todo o estado, esta tem sido uma das grandes preocupações do Governador Mauro Mendes”.

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O resultado parcial será divulgado no dia 02 de março, e os empreendedores selecionados receberão apoio técnico profissional especializado para o desenvolvimento e aprimoramento de suas idéias, em cada uma das etapas foram preparadas materiais, como vídeos e manuais para auxiliar os coordenadores a submeterem as propostas da melhor maneira possível.

Da Assessoria

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Mato Grosso

Escola de Itaúba aposta em aula de campo para ensinar bioma amazônico

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Alunos da Escola Estadual Papa João Paulo II, localizada no município de Itaúba (a 600 quilômetros ao norte da Capital) participam de aula de campo sobre “Bioma Amazônia no Vale das Castanhas”, uma área de floresta nativa. Da aula prática, ocorrida na terça-feira (14.01), participaram estudantes de duas turmas do 8º ano.

Os alunos foram visitar o Vale da Castanha, área preservada cujo nome se deve ao grande número de castanheiras presentes no local.

Segundo a professora de ciências Sônia Luciano Ferreira, coordenadora da aula de campo, a atividade faz parte do planejamento da disciplina de ciências, cujo tema trabalhado em sala foi sobre o bioma amazônico.

“A aula foi bastante produtiva e os alunos ficaram entusiasmados com o que visualizaram. Muitos alunos nascidos no município não conheciam o lugar e não sabiam como a castanha era produzida, embora seja símbolo do município e fonte de economia local”, destaca a professora.

Durante a aula de campo, os alunos puderam observar de perto as espécies da flora estudadas em sala de aula. No decorrer do percurso de 40 quilômetros foram realizadas cinco paradas, conforme planejado no roteiro.

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No entendimento da professora, cada parada era momento de muito aprendizado e muitos questionamentos.  “Os alunos conseguiram perceber a floresta como algo essencial para a população local e também sua importância de forma global. Foi um momento muito gratificante em que os questionamentos foram surgindo e a aula acontecendo a partir da curiosidade de cada aluno”, assinala.

Na aula de campo, os alunos também observaram como a pecuária e a monocultura vêm avançando no município. Durante o trajeto, os alunos manifestaram a preocupação com a conservação da floresta quando se depararam uma extensa área de plantação de soja e áreas de pastagens.

Segundo o diretor Edinei Gleison da Silva Colhiado, a aula de campo possibilitou também que os alunos compreendessem que é possível utilizar a floresta de forma rentável, sustentável e assim manter a biodiversidade.

“A conservação da floresta foi bastante citada durante a aula de campo. Esse é um tema de relevância e que vem sendo trabalhado durante as aulas de ciências com os alunos, pois vivem no bioma amazônia que ganhou um novo olhar, voltado para as espécies de grande valor ambiental e comercial como é o caso da castanha do Brasil”, frisa o diretor.

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A aula de campo contou com a colaboração dos professores de língua portuguesa Nilson Caires e Sidnéia Gomes e da professora de educação física Marizete Sauer.

Fonte: GOV MT
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