conecte-se conosco


Destaque

Governo e Comitê divulgam roteiro do revezamento da Tocha Olímpica

Publicado

Comboio sairá do aeroporto Marechal Rondon às 10h30, nesta quinta-feira

Os organizadores da passagem da Tocha Olímpica em Mato Grosso divulgaram nesta terça-feira (21.06) a rota e os horários do revezamento do símbolo olímpico em Várzea Grande e Cuiabá. A tocha chega ao Aeroporto Marechal Rondon às 10h da próxima quinta-feira (23.06).

Também foi divulgado o itinerário do roteiro especial pelos principais pontos turísticos do Estado na sexta-feira (24.06), quando a chama será levada a atrativos turísticos no Pantanal, distrito de Bom Jardim, em Nobres, e Chapada dos Guimarães. Nesses locais não haverá revezamento, apenas paradas em pontos estratégicos para captação de imagens. O roteiro especial foi uma sugestão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), aceito prontamente pelo Comitê Organizador das Olímpiadas, para divulgar o potencial turístico de Mato Grosso.

Para o secretário-adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, o roteiro pelos atrativos turísticos será uma oportunidade única de Mato Grosso se mostrar para o mundo. “Esses locais serão fotografados e filmados. Mais uma vez nossas belezas naturais serão levadas mundo afora e com certeza encantarão a todos”, disse.

Em Várzea Grande e Cuiabá serão 136 condutores e 33 km percorridos. O percurso será bloqueado de acordo com a passagem do comboio.

O coronel da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Weber Ubner, convidou a população para acompanhar esse momento de confraternização. “Queremos deixar a população tranquila quanto à segurança do evento. Estaremos com uma operação especial que envolverá vários órgãos para que o evento ocorra com tranquilidade”.

Roteiro

A Tocha chega ao aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande no dia 23 de junho às 10h. Às 10h30, após uma pequena celebração, o comboio sai para o revezamento, passando pelas avenidas Filinto Muller, Castelo Branco e Couto Magalhães, fazendo paradas estratégicas em alguns pontos como o 4º Batalhão da Polícia Militar, Praça Aquidabam, Igreja Nossa Senhora do Carmo e Banco Bradesco.

Leia mais:   2021 fecha com 18,5 milhões de raios em Mato Grosso

Após um intervalo para o almoço, o revezamento recomeça em Cuiabá às 14h em frente ao Comando Geral da Polícia Militar. Dali segue por várias ruas e avenidas, passando pela Praça das Bandeiras, Igreja São Benedito, escola Liceu Cuiabano, Centro Geodésico da América do Sul, Complexo Esportivo Dom Aquino, Banco Bradesco, terminando às 19h30 na Arena Pantanal, onde haverá shows regionais e apresentações culturais, além de uma celebração com a Chama Olímpica.

Entre as mais de 300 cidades que participam do revezamento, Cuiabá está entre as 83 que contará com uma celebração de encerramento. Para o membro do Comitê Organizador das Olimpíadas, Igor Lamy, essa é uma grande vantagem para a cidade, porque este é o ápice do evento. “O ponto alto do revezamento sempre acontece nessas celebrações, por isso queremos contar com a presença de toda a população”.

O judoca David Moura, que finalizará o revezamento na Arena Pantanal, disse que este será um momento muito forte, pois o esporte é sua vida. “Carregar a Tocha será uma forma de participar das Olímpiadas para cada um de nós que vamos conduzi-la”, afirma o atleta medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, na categoria acima de 100 kg.

Leia mais:   Gefron capacita mais de 500 policiais para atuação nas forças de segurança

Rota especial

Na sexta-feira (24.06), a Chama Olímpica será levada até a Transpantaneira, a partir das 05h45, onde permanece até às 09h. O local de concentração será o portal de entrada da estrada-parque. Lá haverá apresentações dos Mascarados de Poconé e da Cavalhada.

Do Pantanal, a tocha será levada de helicóptero para o distrito de Bom Jardim, no município de Nobres. Lá, passará pelos atrativos da Gruta da Lagoa Azul, Aquário Encantado e Reino Encantado, onde haverá uma celebração com a população daquele município.

Por volta das 14h, o símbolo olímpico segue para o morro de São Gerônimo e logo depois para a Cachoeira Véu de Noiva, em Chapada dos Guimarães, onde também haverá o momento de confraternização com a população. De lá ela será levada de helicóptero à Cidade de Pedra.

Programação – 23.06 – Várzea Grande e Cuiabá

Local

Horário

Chegada ao Aeroporto Marechal Rondon

10h

Saída do comboio pelas ruas de Várzea Grande

10h30

Intervalo almoço

13h

Início do revezamento pelas ruas de Cuiabá, saindo do Comando Geral da Polícia Militar

14h

Chegada na Arena Pantanal e celebração

19h30

Programação – 24.06 – Poconé, Nobres e Chapada dos Guimarães

Local

Horário

Chegada na Transpantaneira

5h45

Saída para o Distrito de Bom Jardim, em Nobres

9h

Chegada no Distrito de Bom Jardim, em Nobres

10h30

Saída para Chapada dos Guimarães

13h40

Chegada em Chapada dos Guimarães

14h15

D`Laila Borges | Sedec

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Está decidido: ex-prefeito Francis será pré-candidato a deputado estadual

Publicado

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

     Apontado como uma das maiores forças políticas da região Oeste do Estado, o ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz (PSDB) estará concorrendo a deputado estadual, nas eleições de outubro. O projeto inicial era disputar uma vaga a senador da república ou até mesmo a governador, conforme chegou a ser cogitado pelo diretório regional.

       Porém, mudou de planos, depois que o partido decidiu apoiar a candidatura a reeleição do governador Mauro Mendes (DEM). “Eu sempre disse que os meus projetos estão nas mãos de Deus. As mudanças de rumos do diretório-regional afastaram a possibilidade de outras candidaturas” explicou.

       O ex-prefeito ressalta que “hoje eu acredito que Assembleia Legislativa será até mais necessário. Além disso, há muito tempo necessitamos de representante nesse parlamento. Sendo eleito, vou fazer essa ponte entre a população e o governo. Buscando os recursos para execução dos projetos que o município e a região necessitam”.

Dois ex-prefeitos na disputa 

        Sendo mantido o interesse do ex-prefeito Francis em sair pré-candidato a deputado estadual, ele deverá concorrer com vários outros postulantes, entre eles o também ex-prefeito Túlio Fontes (PV). Como estratégia, Fontes não confirma, publicamente, mas informações, de pessoas próximas, dão como certo o lançamento de sua pré-candidatura.

Leia mais:   Débitos de IPVA e ICMS em dívida ativa podem ser pagos com até 95% de desconto nos juros e multas

         Além dos ex-prefeitos Francis Maris e Túlio Fontes, também estarão no páreo, por uma vaga na Assembleia, outros nomes considerados de peso, como o do ex-candidato a prefeito Takao Nakamoto (Patriota) o segundo mais votado do pleito de 2019 com 11.215.

         E ainda a vereadora Valdeníria Dutra Ferreira (PSC) que nas eleições de 2018 obteve 9.441 votos ficando na primeira suplência. Cogita-se também a pré-candidatura do vereador Luiz Landim (PV)

        Apadrinhado do ex-prefeito Túlio Fontes, Landim tem se destacado pela atuação na Câmara, principalmente, no setor de saúde. O PT também trabalha a possibilidade do lançamento da pré-candidatura da vereadora Mazeh Silva. A informação é de que petista de Cáceres terá o apoio do Partido dos Trabalhadores de toda região.

Eliene gostaria que fossem apenas três candidaturas 

         Realizando uma gestão considerada muito boa e prestigiada pelo governador Mauro Mendes e pela presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, a prefeita Eliene Liberato Dias, disse que “de coração” gostaria que fossem lançadas apenas duas ou três candidaturas a deputado estadual em Cáceres.

Leia mais:   Secretária de Educação Liamara Rodrigues esclarece redimensionamento na rede pública em Cáceres

         Em entrevista recente ao site Expressão Notícias, a prefeita disse que irá apoiar nas próximas eleições quem a apoiou em sua eleição para prefeito do município. No caso o deputado doutor Leonardo. Até porque, segundo ela, ele vem trabalhando muito para Cáceres.

       Disse que para deputado estadual, temos vários nomes que estiveram junto nas eleições do ano passado. Mas “do fundo do meu coração, gostaria que em 2022, tenhamos no máximo três candidatos à Estadual. Assim poderemos vislumbrar a eleição de dois ou até mesmo três deputados eleitos. Não podemos errar mais”.

 Na região  

       A disputa pelos votos do eleitorado cacerense, no entanto, será divido, como sempre, com candidatos de toda região. Além dos deputados Dr. Gimenez (PV) e Valmir Moreto (PRB) candidatos a reeleição, pelo menos, dois nomes importantes também são cogitados: o do prefeito de Pontes e Lacerda Alcino Barcelo (PL) e Nilton Borgato, atual secretário de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Delegado diz que crentes foram atingidos por atiradores quando estavam ajoelhados de costas para rua e não descarta crime de ódio

Publicado

Sinézio Alcântara 0 Expressão Notícias

     Os atiradores que abriram fogo contra um grupo de evangélicos, na noite de domingo, em Cáceres, usaram pistolas calibre 9 milímetros para a crime. Os crentes da Igreja Pentecostal, Aliança para a Cruz, no bairro Cohab Velha, foram atingidos quando estavam ajoelhados em oração, de costas para a rua.

     A revelação foi feita, a pouco pelo delegado, responsável pelas investigações, Wilson de Souza Santos. “A maioria dos crentes estava ajoelhado, em oração, de costas para a rua” afirmou o policial, assinalando que “embora ainda não haja confirmação, não está descartada a hipótese de crime de ódio”.

     De acordo com o delegado, várias pessoas, a maioria evangélicos, que estavam no culto, serão ouvidos nas próximas horas. “Três testemunhas, todos crentes, já foram arrolado e serão ouvidos, ainda hoje. Temos que saber a motivação do crime e prender os atiradores”.

     O delegado reafirmou que, das sete pessoas atingidas pelos disparos, apenas uma está em estado grave. “Todos os atingidos foram socorridos às pressas e levado para o hospital Regional. Dos sete, uma adolescente de 16 anos atingida no abdome está em estado grave” informou.

Leia mais:   Mulher de 22 anos que saiu de Cáceres é presa dentro de ônibus na rodoviária de Cuiabá transportando cocaína

     O crime aconteceu por volta das 20h45 de domingo. Dois homens em uma moto atiraram várias vezes em direção ao grupo que orava. Entre as vítimas estão uma bebê de 11 meses e a mãe dela, de 27 anos. Diante dos fatos, a cena do crime foi isolada para os trabalhos da Perícia Oficial e Polícia Civil.

     Um policial civil que passava pelo local logo após o crime ajudou a socorrer as vítimas. Ele levou parte dos feridos em seu carro particular até a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). Já os outros feridos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros.

      Ao todo foram 7 pessoas baleadas, sendo uma bebê de 11 meses, duas adolescentes de 16 anos, duas mulheres, uma de 36 e outra de 27 anos e dois homens, de 41 e 45 anos. Polícia Militar informou que duas estão em estado grave, mas não indicou quem são elas.

     Equipes da Segurança Pública ficaram em alerta e fizeram rondas durante a noite e a madrugada, mas nenhum dos suspeitos foi localizado. Diligências continuam para encontrar a dupla. O crime foi registrado como homicídio tentado.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana