conecte-se conosco


Mato Grosso

Governo articula liberação de R$ 4 milhões para ações de Defesa Civil em municípios

Publicado

Cinco municípios de Mato Grosso que tiveram situação de emergência decretada em 2019 devem receber cerca de R$ 4 milhões da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para a reconstrução de locais afetados por desastres, como pontes e vias públicas. Os recursos foram disponibilizados após a homologação dos decretos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil.

Os municípios que receberão os recursos são Nossa Senhora do Livramento, Juscimeira, Paranatinga, Terra Nova do Norte e Nortelândia. O secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil, César Viana de Brum, explica que Mato Grosso pode ser afetado por desastres, como enxurradas, enchentes, estiagem e incêndios.

“Estados e municípios em situação de emergência ou em estado de calamidade pública podem ter acesso a recursos federais disponibilizados para ações de resposta aos desastres e de recuperação dos cenários afetados. A Defesa Civil Estadual dá apoio a esses municípios, homologando a situação de emergência e facilitando o acesso aos recursos”, comenta Brum.

Segundo ele, o acesso aos recursos se dá mediante apresentação e aprovação do Plano de Resposta e do Plano de Trabalho, através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres –  S2ID, nos termos da Lei nº 12.340/2010 e da Portaria MI nº 624, de 23 de novembro de 2017.

Leia mais:   Novo levantamento deve consolidar hegemonia de MT na produção agrícola do país

Capacitação

Para reforçar a capacidade de os municípios receberem recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil promoverá nos dias 11 e 12 de dezembro uma capacitação direcionada aos prefeitos e gestores municipais de Defesa Civil.

A capacitação terá como tema “Implementação e Operacionalização da Defesa Civil Municipal”, uma vez que são os agentes de proteção municipais que atuam em primeiro momento, logo após um desastre.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Soja, milho e algodão mantêm MT na liderança da produção nacional pela 9ª vez

Publicado

Pela nona vez consecutiva, Mato Grosso registra a maior safra de grãos do país. Segundo o 10º Levantamento da Safra de Grãos 2019/20 da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgado na manhã desta quarta-feira (08.07), a produção mato-grossense atingiu o volume de 73,75 milhões de toneladas, de um total nacional de 251,42 milhões de toneladas. Este resultado foi capitaneado pela soja, milho e caroço de algodão.

Mato Grosso manteve a liderança na produção de soja, assumida há mais de duas décadas e estimada em 34,43 milhões de toneladas este ano; na produção de milho, com 34,23 milhões de toneladas; e na produção de caroço de algodão, com 3,197 milhões de toneladas. O primeiro lugar do ranking de produção de milho e caroço de algodão foram obtidos na safra 2012/2013 e em 1997, respectivamente. 

Os dois últimos levantamentos da Safra de Grãos 2019/2020 da Conab estão previstos para agosto (11) e setembro (10). 

Pelo 10º levantamento da Conab, a atual safra mato-grossense de grãos cresceu 9,3% em relação à anterior, superior à média nacional, de 3,8%. Assim como a soja (9,2% contra 5,1% da média nacional) e milho (9,3% contra 0,5% da média nacional). 

Leia mais:   Obras de reconstrução da escola 31 de Março avançam e devem ser concluídas em setembro

Histórico

A liderança efetiva de Mato Grosso na produção de grãos começa na safra de 2011/12, quando ultrapassa o Paraná (até então maior produtor) em 8,9 milhões de toneladas. Desde então, excetuando a safra de 2015/1, a diferença vem aumentando, até chegar às atuais 33,9 milhões de toneladas.

Na produção de soja, a liderança é bem anterior. Inicia na safra de 1999/00, quando Mato Grosso produziu 1,3 milhão de toneladas a mais do que o Paraná. Na safra atual, a diferença atual é 14,66 milhões de toneladas.          

A liderança na produção de milho é mais recente (2012/13), uma safra após Mato Grosso ter assumido a condição de maior produtor de grãos. Ultrapassou o Paraná, então primeiro colocado, em 2,25 milhões de toneladas. A diferença atual é de 19,3 milhões de toneladas. 

A mais antiga e longeva liderança é a produção de caroço de algodão. Começou na safra de 1996/1997, com 175 mil toneladas, pouco mais de 15 mil toneladas superior ao vizinho Goiás, então segundo colocado no ranking nacional. 

Leia mais:   Segurança Pública registra redução nos índices de criminalidade em Mato Grosso

Atualmente, MT responde por quase 70% da produção nacional, enquanto a Bahia, segundo do ranking, produz 851,8 mil toneladas, quase 20% do restante. Sempre seguido de perto pelos baianos, Mato Grosso lidera também a produção nacional de algodão em pluma e em caroço, com, respectivamente, 2 e 5 milhões de toneladas.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

CGE realiza live no Youtube sobre como o controle interno agrega valor ao serviço público

Publicado

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) promoverá, na próxima terça-feira (14.07), a partir das 14h, a live “A atuação da CGE-MT para agregar valor aos serviços públicos”. A transmissão ao vivo será comemorativa aos 41 anos da Controladoria, aniversário celebrado em 11 de julho.

A conversa virtual contará com a participação do secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida, e dos secretários-adjuntos Vilson Nery (Ouvidoria Geral e Transparência), José Alves Pereira Filho (Controle Preventivo e Auditoria) e Almerinda Alves de Oliveira (Corregedoria Geral).

O objetivo será ampliar o conhecimento da sociedade sobre o papel, a forma de atuação e os indicadores de resultados da CGE para a melhoria nos serviços públicos prestados pelo Governo de Mato Grosso, bem como reforçar que o controle preventivo e orientativo é a principal vertente de trabalho da Controladoria.

Para acompanhar, basta acessar o canal da CGE-MT no Youtube.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:   Soja, milho e algodão mantêm MT na liderança da produção nacional pela 9ª vez
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana