conecte-se conosco


Cáceres e Região

Gefron apreende 2,8 toneladas de drogas no primeiro semestre deste ano

Publicado

Ainda no período, de janeiro a 30 de junho, 106 veículos produtos de roubo e furto foram recuperados.

As ações repressivas dos profissionais do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) resultaram na apreensão de mais de 2,8 toneladas de drogas no primeiro semestre de 2019. Ainda no período, foram registradas 111 ocorrências com 14 armas e 916 munições apreendidas. O Brasil possui 983 km de fronteira, seca e alagada, com a Bolívia.

De janeiro a junho deste ano foram recuperados 106 veículos produtos de roubo e furto de vários municípios de Mato Grosso, e até de outros estados, e prendeu 16 pessoas com mandados judiciais em aberto. Uma aeronave utilizada para transportar entorpecente também foi apreendida.

O tráfico de drogas ocorre na fronteira por meio fluvial, terrestre e aéreo. Automóveis, ônibus de linha regular, veículos de cargas, motocicletas, bicicletas e até mesmo pessoas, as chamadas “mulas”, são usadas para transportar as drogas.

Um dos maiores montantes de apreensão de droga aconteceu em maio deste ano, em uma ação conjunta do Gefron com a Polícia Federal de São Paulo, que apreendeu 973 quilos de substância análoga à cocaína. A droga saiu da Bolívia em uma aeronave com destino ao município de Biritiba-Mirim, interior de São Paulo. Com a troca de informações entre as polícias dos dois estados, parte da droga foi encontrada em uma caminhonete em uma propriedade rural e outra parte estava enterrada. Três pessoas, entre eles, o piloto da aeronave, foram presos.

Leia mais:   Período Proibitivo de Queimadas começa nessa segunda-feira (15.07)

Outra ação, também em maio deste ano apreendeu 288 de substância análoga à pasta base de cocaína, no município de Poconé (a 104 km de Cuiabá). Por volta das 22h, os policiais realizavam patrulhamento na região do Pantanal e, ao sinalizar parada para um veículo, o condutor acelerou e fugiu. Foram realizados bloqueios na região para localizar a caminhonete, que foi encontrada abandonada. A droga estava na carroceria, separada em tabletes.

O coordenador do Gefron, tenente-coronel PM José Nildo de Oliveira, disse que a atuação dos profissionais do Grupamento consiste em realização de patrulhamentos e barreiras em toda a extensão da fronteira no intuito de promover o enfrentamento aos crimes cometidos na região.

“Nossos policiais atuam dia e noite para a repressão aos crimes na fronteira, principalmente o tráfico de drogas. Os resultados já alcançados reforçam o trabalho que é desenvolvido pelas unidades de segurança”, ressalta.

Ainda segundo o coordenador, a atuação integrada com demais forças estaduais e federais, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Indea e Receita Federal, intensifica a repressão aos crimes transfronteiriços.

Leia mais:   Operação Lei Seca prende 126 pessoas durante o semestre em Mato Grosso

Sobre o Gefron

O Gefron passou a operar na repressão aos crimes de fronteira em 13 de março de 2002. Os 140 policiais realizam patrulhamentos pelas rodovias, estradas vicinais, operações, barreiras fixas e volantes na repressão ao tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, evasão de divisas e roubos de veículos.

A base operacional do Grupamento fica no município Porto Esperidião. Outros pontos de fiscalização estão distribuídos na região do Matão (no município de Pontes e Lacerda), Vila Cardoso, Avião Caído (em Cáceres), Canil Integrado (Cáceres), além da sede administrativa que fica na Sesp, em Cuiabá.

O Gefron conta com um canal de disque-denúncias, que é o telefone 0800.646.1402. As informações recebidas são checadas pelo Grupamento e a identidade é mantida em sigilo.

Hérica Teixeira | Sesp-MT

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Câmara realiza primeira Sessão Itinerante do ano em escola municipal nesta terça-feira

Publicado

A Câmara Municipal de Cáceres regulamentou, através da Resolução nº 04 de 17 de Junho de 2019, publicada na edição de 21 de Junho do Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, as Sessões Itinerantes.

Estas acontecerão em bairros, vilas, comunidades e distritos da cidade de Cáceres. Haverá atividades inerentes às sessões ordinárias e extraordinárias, de atendimento às demandas da região, audiências públicas e palestras, recebendo sugestões dos munícipes acerca das melhorias coletivas e para elaboração de proposituras destinadas aos Poderes Executivos Estadual e Federal.

Durante as sessões, poderão ser debatidos os temas de democracia participativa, Leis Orçamentárias no âmbito municipal, saúde, educação, saneamento básico, segurança e infraestrutura do município.

Sendo assim, a Câmara convida órgãos interessados e a população a participar da primeira Sessão Itinerante do Poder Legislativo de 2019, nesta terça-feira (16) às 19 horas, na Escola Municipal Professor Eduardo Benevides Lindote, situada na Av. Barcelona, bairro Jardim das Oliveiras.

Leve suas reivindicações e sugestões ao seu vereador e saiba mais sobre o processo Legislativo! Compareça!

Leia mais:   IFMT Campus Cáceres realiza oficinas ambientais no 38º FIPE

Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa Com informações da Secretaria Legislativa da Câmara Municipal

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Equipe cacerense leva o prêmio principal do Fipe 2019

Publicado

Em meio a apreensão e suspense foram conhecidos os campeões do 38º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (FIPE), na categoria pesca embarcada. Após cerca de 8 horas de pescaria na raia, as 268 equipes aguardaram a divulgação dos pontos que levaram as equipes ao pódio.

A equipe cacerense “Deus Vivo” composta pelos pescadores Alex Flaviano da Silva, Karina Albuquerque e Anderson dos Santos, foram os vitoriosos e levaram o prêmio principal do FIPe 2019, um Saveiro OKM. A equipe capturou 15 exemplares, sendo na maioria jurupocas, jurupensém e pintados, que totalizaram 28605 mil pontos.

Em segundo lugar uma equipe do município de Gloria D’Oeste foi contemplada com uma lancha Pegasus 19 pés e uma carretinha, a equipe “Malibu” capturaram 18 exemplares e somaram 24720 mil pontos.

Já em terceira colocação ficou a equipe “Vila Aparecida”, que levaram como prêmio um barco 6 metros e um motor 30hp, da cidade de Cáceres a equipe composta pelos pescadores, Aldir Ivo Ehle Nodari, Norival e Ivonir Nodari.

Considerado o maior evento do turismo da região oeste, o FIPe é uma marca reconhecida pelos seus recordes durante esses 38 anos, foi o que o prefeito de Cáceres destacou em seu discurso de encerramento. “Foi um dos melhores FIPe de todos os tempos, entregamos uma premiação superior a 250 mil aos pescadores da categoria pesca embarcada motorizada. Agradecemos aos patrocinadores, aos apoiadores, ao Governo do Estado e a Assembléia Legislativa de Mato Grosso. A partir de amanhã (segunda-feira) começamos a pensar no próximo evento de 2020”, afima Francis.

De acordo com o Secretário de Turismo e Cultura de Cáceres, Junior César Trindade, todo evento foi pensado para atender as expectativas dos turistas e munícipes que passaram pelo evento durante esses cinco dias de evento. “Entendemos que era preciso pensar no evento nos mínimos detalhes, e foi isso que fizemos, muito graças aos nossos servidores da SMTC que se dedicaram diuturnamente para que tudo saísse de acordo com o que havíamos planejado. Nesse momento em que se encerra o evento, agradeço a Deus, a minha família, a gestão municipal e aos servidores aguerridos que ajudaram a fazer esse lindo evento”, finalizou.

 

1º Lugar (Deus Vivo) – Cáceres – 15 peixes – 28605 Pontos

Alex Flaviano da Silva, Karina Albuquerque e Anderson dos Santos

Prêmio 1 Saveiro 0 KM

 

2º Lugar (Malibu) – Gloria D’Oeste – 18 peixes – 24720 Pontos

Eduardo Henrique Penachiore dos Santos, Silvio Lebrero dos Santos e Luciano dos Santos Sete

Prêmio 1 Lancha Pegasus 19 pés e uma carretinha

 

3º Vila Aparecida – Cáceres – 24 peixes – 21555 Pontos

Aldir Ivo Ehle Nodari, Norival de Souza e Ivonir Nodari

Prêmio 1 Barco de 6 metros e 1 motor 30 hp

 

4º Sem Destino – Cáceres – 5 peixes – 19959 Pontos

Clodoaldo Luiz da Silva, Marluci Aparecida da Silva e Márcio da Silva Queiroz

Prêmio 1 Barco de 6 metros e 1 motor 15 hp

 

5º R.R Torno e Solda – Porto Esperidião – 7 peixes – 19745 Pontos

Raimundo Rodrigues de Souza, Norberto Alves de Lima e João Batista Suquere Filho

Prêmio: 1 motor 15 hp e 1 Gerador

 

6º Os Biscoitos – Cáceres – 7 peixes – 17750 Pontos

Antonir Buck, Cleonice Buck Leite e Kellima Maria de Arruda

Prêmio: 1 motor 15 hp

 

7º Canoa Furada – Porto Estrela – 6 peixes – 16280 Pontos

Ronaldo de Jesus Matos, Roger de Faria e Veslei Faria Lemes

Prêmio: 1 Barco 6 metros

 

 

9º Os Três Pirangueiros– Cáceres – 3 peixes – 14651 Pontos

Onorio Henrique da Silva, Rodrigo Henrique da Silva E Osvaldo Ximenes

Prêmio: 1 motor rabeta

Assessoria

Comentários Facebook
Leia mais:   ETE de Diamantino forma 1ª turma do curso Técnico em Informática
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana