conecte-se conosco


Cáceres e Região

Fogo Simbólico marca abertura oficial da Semana da Pátria em Cáceres

Publicado

Semana da Patria

A Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Educação – SME   e a Comissão de Civismo, composta pela SME, 2º Batalhão de Fronteira – BFron, Marinha do Brasil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, abriram oficialmente, na manhã desta segunda-feira (02/09), a Semana da Pátria com a tradicional Corrida do Fogo Simbólico.

Diversas autoridades prestigiaram o evento e foram recepcionadas pelo Prefeito Francis Maris Cruz e pela Secretária de Educação Eliene Liberato Dias, representando a Comissão de Civismo.

A tocha foi acesa na Praça da Cavalhada e percorreu ruas tradicionais do centro histórico de Cáceres, sendo conduzida por corredores da ACICE, que participam de diversas competições. Marcos Egues (Cebola) Josias Barbosa (Papa Légua), Edson Oliveira, João Rocha, Nilson Moura e Odenir JR, representaram a entidade.

O Fogo Simbólico chegou a Praça Barão às 08 horas em ponto e a Pira da Pátria foi acendida pelo Coronel Antônio Hervé Braga Júnior, Comandante do 2º Batalhão de Fronteira.

Na sequência   a Banda de Música do 2º BFron executou o Hino Nacional Brasileiro para o hasteamento da Bandeira do Brasil, que foi hasteada pelo Prefeito Francis Maris Cruz.

Leia mais:   OPORTUNIDADE: Caixa abrirá sábado para pagar FGTS a não correntistas

Alunos das escolas municipais 16 de março, do Distrito Nova Cáceres, e Eduardo Benevides Lindote, Jardim das Oliveiras, apresentaram dança e poesia, respectivamente, alusivas a Independência do Brasil. Já o Colégio Adventista participou com sua Fanfarra Mirim, abrilhantando o evento.

O Prefeito Francis Maris, em seu pronunciamento, insatisfeito com os ataques descabidos ao Brasil e a Amazônia, criticou a postura do Presidente da França, Emmanuel Macron, em atacar o Brasil.  Francis disse que o Brasil faz sim sua parte em proteger o meio ambiente. O prefeito também salientou que o civismo precisa ser trabalhado todos os dias e incentivou os cacerenses a colocarem uma Bandeira do Brasil, nas residências, prédios comerciais e instituições. “Trata-se de uma demonstração de resgate ao civismo, da história do nosso país e da formação cidadã  das nossas crianças. É a valorização da nossa cultura”, observou Francis.

Já Eliene Liberato, citou que o civismo precisa ser trabalhado todos os dias em cada unidade escolar, em cada aluno, em cada professor a importância que a data requer. “O Civismo tem que estar aceso, vivo. Estamos falando de Brasil, da nossa pátria,  da nossa casa, da nossa cidade, da nossa  escola. Falar da Independência é falar de cidadania, de respeito ao próximo, de valorizar a nossa história e nossos costumes”, pontuou a Secretária Eliene.  Ela aproveitou também para refutar o vandalismo ocorrido na Fonte Luminosa, na madrugada do último domingo.

Leia mais:   Em apenas um mês, aplicativo Patrulha Cidadã mostra funcionalidade eficiente em Cáceres

O Presidente da Câmara Municipal de Cáceres, Vereador Rubens Macedo foi enfático ao solicitar, que independente de quem esteja a frente do executivo, o evento de abertura da Semana da Pátria deve acontecer todos os anos naquele local. “A Câmara sempre apoiará esse evento para que seja um sucesso, resgatando o civismo na formação cidadã das nossas crianças e adolescentes”, ponderou Rubens.

Representando as entidades militares, o Coronel Hervé, falou da importância desta integração civil e militar e exaltou o amor a Pátria. Hervé sugeriu que este sentimento não fique somente dentro do cidadão ou de sua família, mas que ele contagie também o próximo.

Ao final a Banda de Música tocou o Hino a Independência do Brasil.

A Prefeitura comunicou ainda, no encerramento da solenidade, que o tradicional Desfile Cívico, Militar, Escolar e de Associações, acontece no dia 07 de setembro, às 07h30, na Avenida Sete de Setembro.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Adolescente é assassinado com tiros na cabeça em Mirassol D’Oeste

Publicado

Testemunhas contaram que um suspeito atirou diversas vezes na vítima, que tentou fugir, mas foi novamente baleada em sequência

Um adolescente de 17 anos foi assassinado com tiros na cabeça na noite deste domingo, nas proximidades da Praça da Lagoa dos Interlados, no município de Mirassol D’Oeste.

Testemunhas contaram, segundo o boletim de ocorrência, que um suspeito teria se aproximado e efetuado alguns disparos contra o jovem. A vítima ainda tentou fugir e correu por alguns metros na tentativa de escapar do criminoso.

No entanto, o atirador se aproximou novamente do rapaz e desferiu mais dois tiros na cabeça do menor.

Uma ambulância foi chamada para socorrer a vítima. No entanto, ao chegar no local informado, a equipe médica constatou o óbito do jovem.

A guarnição da Polícia Militar isolou a área até a chegada de profissionais da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), que coletaram provas e fizeram os primeiros trabalhos de apuração.

O corpo dele foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).

O bandido fugiu em uma motocicleta logo após o crime e não foi encontrado até o momento.

Leia mais:   SELETIVO 2020/1 Inscrições para Curso Técnico Subsequente em Agropecuária do IFMT em Cáceres estão abertas até o dia 06.11

A Polícia Civil investiga a autoria e a motivação do caso.

Por – João Freitas

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Feira de saúde realizada no Atacado Pantanal foi um sucesso

Publicado

A Feira de Saúde realizada nas dependências do Atacado Pantanal, no último sábado (19), foi um sucesso.

O evento realizado pelo Lions Clube de Cáceres “Portal do Pantanal”, em parceria com o curso de medicina da Unemat e Grupo Juba, movimentou a loja.

Centenas de clientes e pessoas da comunidade receberam diversos serviços na área de saúde como aferição de pressão arterial, peso, altura, índice de massa corporal – IMC, medida da circunferência abdominal e exame de destro (medida de açúcar no sangue), tudo gratuitamente.

Além de atender os clientes e cidadãos, colaboradores do Atacado Pantanal também tiveram acesso aos atendimentos.

Para o colaborador Jaime Conradi Soares Araújo, a feira foi uma boa oportunidade , não só para a sociedade, mas para eles que trabalham ali. “Para mim foi ótimo participar descobri que minha pressão está boa, meu

peso está compatível com minha altura e minha glicose está ótima para minha idade”, avaliou Jaime.

Já o fiscal de prevenção Evair Almeida Cruz, observou que a ação foi muito importante. Para ele, as pessoas não tem tempo, oportunidade e muitas vezes acesso a estes serviços prestados na Feira de Saúde. Eu tive a oportunidade de verificar meu índice de massa corporal, fazer o teste de glicemia e aferir a pressão arterial e tudo grátis. E mais, é muito bom saber que a saúde da gente está tudo em cima, está bem”, discorreu Evair.

Leia mais:   Dr. Leonardo apoia emenda que levará investimentos à segurança de Cáceres

A psicóloga do Grupo Juba, Kátia Deise Moreira, responsável pela Gestão de Pessoas, aprovou a atividade e a participação dos colaboradores. “Foi mais uma oportunidade de prevenção e controle à saúde, através de exames e serviços oferecidos neste espaço”, analisou Kátia.

O gerente do Atacado Pantanal, Thiago Monteiro, finalizou agradecendo os parceiros e reconhecendo que o acontecimento movimentou a loja no sábado e contribuiu com a saúde, também, de seus colaboradores, já que todos utilizaram os serviços disponíveis.

Por: Esdras Crepadi

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana