conecte-se conosco


Destaque

Filme conta história de cuiabano que detecta terremoto

Publicado

O cineasta mato-grossense Severino Neto está finalizando o longa-metragem ‘Sísmico’, gravado quase que completamente no Chile. O filme retrata a história de Aroldo Maciel, técnico de laboratório de uma faculdade em Cuiabá, que há cinco anos estuda informalmente sobre terremotos. Aroldo desenvolveu um método capaz de provar que existem padrões sísmicos e, com base em estatísticas, é possível seguir um terremoto e prever a magnitude, localização e data aproximada.

A história de Aroldo chamou a atenção de Severino Neto, que decidiu documentá-la. “Escrevemos um curta-metragem, premiado no edital do Fundo Setorial, em parceria com o município de Cuiabá. Mesmo sendo uma pequena quantia, nos ajudou na viagem para o Chile, onde acompanhamos Aroldo por 12 dias. O material gravado ficou tão bom que decidimos também produzir um longa-metragem”, conta Neto, ao ressaltar que alguém conseguir prever um terremoto é algo inacreditável.

A equipe foi até Coquimbo, no norte do Chile, arrasada por um terremoto de 8.5 e um tsunami. Apenas 6 pessoas morreram. “Claro que é uma tragédia, mas milhares de pessoas poderiam ter morrido. Isso só não ocorreu graças a Aroldo, que previu a magnitude, o local e a data”, revela Neto. Ele explica que para a ciência, prever terremotos é algo impossível. Mesmo assim,  Aroldo Maciel, por meio de seus canais nas redes sociais, vem acertando diversos tremores e terremotos em todo o mundo.

Leia mais:   Cacerense conhecido por "Pupuia" é morto a tiros em San Matias na Bolívia

“Isso fez dele um ilustre desconhecido em Mato Grosso e no Brasil, famoso em alguns países sul americanos. Tanto que é impossível caminhar pelas ruas de Santiago, no Chile, ou de outras cidades como Viña Del Mar, La Serena ou Iquique sem que alguém aborde Aroldo nas ruas para tirar uma foto com ele”, revelou o cineasta.

Depois da viagem para o Chile, a equipe foi para Brasília, São Paulo e encerrou as gravações em Cuiabá. O produtor Rafael de Carvalho, que também assina a direção e a montagem do filme, diz que ficou impressionado com o que viu no Chile. “O Aroldo é uma celebridade em todo o país e eu nunca tinha ouvido falar dele em Cuiabá, mesmo sendo meu vizinho. Essa história precisa ser vista por todo  mundo. Esse cara ainda vai acabar ganhando o Nobel”, prevê Rafael.

Para escrever ‘Sísmico’, Severino Neto fez uma longa pesquisa sobre a vida de Aroldo Maciel. Conversou com muitas pessoas que o seguem nas redes sociais, bem como geólogos, sismólogos e cientistas que atestam e outros que não atestam o método do técnico mato-grossense. “A história é tão incrível que será transformada em um longa-metragem, mesmo que seja preciso tirar recurso do próprio bolso”, conclui.

Leia mais:   Atiradores deixam 7 feridos durante culto de domingo em MT; bebê é uma das vítimas

Severino Neto é formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, com ênfase em Marketing, e pós-graduado em Cinema. Prêmios no cinema: Ibermídia e Bolívia Lab para desenvolvimento de roteiros; menção especial no Festival de Cinema Independente de São Paulo, Cine Mube; melhor trilha sonora, montagem, direção e fotografia no Festival de Cinema de Cáceres, Olhares do Pantanal; melhor filme pelo voto popular no Festival de Cinema de Cuiabá (Cinemato) com o curta-metragem de ficção “3,60”.

Luciane Mildenberger
Assessoria de Imprensa
Comentários Facebook

Cáceres e Região

Vereador Flávio Negação é o novo presidente do DEM em Cáceres

Publicado

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

     O vereador Flávio Negação é o novo presidente do Diretório Municipal do Democratas – DEM, em Cáceres. A nova diretoria executiva do partido formada ainda por Anelise Silva – vice-presidente, Daniel Paesano, tesoureiro e Wenes Cardoso Silva, secretário, substitui a diretoria anterior destituída.

     Uma das propostas da nova diretoria, de acordo com Negação, será a promoção de ações visando uma ampla campanha de filiação partidária.

     “Embora seja um dos maiores do município e do Estado, assim como do país, o DEM estava, praticamente, desativado em nossa cidade. Somos conscientes de que existem muitas pessoas e muitos simpatizantes que desejam cerrar fileiras conosco para engrandecimento do partido” justificou.

       Além das filiações, conforme o novo presidente, a legenda que tem como maior líder o governador Mauro Mendes, pretende lançar candidaturas, nas próximas eleições, tanto a deputado estadual quanto a federal, na região.

     “Temos a maior liderança política do Estado que é o governador Mauro Mendes fazendo uma excelente gestão; uma base muito forte na Assembleia legislativa. Em Cáceres dispomos de bons nomes. Portanto, é necessário que tenhamos candidaturas a deputado estadual e federal para lutar e defender os interesses de nossa região” assinalou.

Leia mais:   Prefeitura avança na execução do Plano de Mobilidade Urbana

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Câmara aprova pedido de licença de Eliene com votos contrários dos vereadores Leandro, Mazéh e Valdeir

Publicado

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

     Por 12 votos favoráveis e três contrários, a Câmara de Cáceres aprovou, em sessão extraordinária, na manhã desta quinta-feira (20/01), o pedido de afastamento da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), por um período de 8 dias, para tratamento de assuntos particulares.

     Votaram contra os vereadores professor Leandro dos Santos (DEM), a professora Mazéh Silva (PT) e Valdeir do Caramujo (PRTB). O representante do distrito do Caramujo não justificou a contrariedade. Já, os professores Mazéh e Leandro, argumentaram que o momento não é oportuno.

      “A população está inconformada, principalmente, com o aumento do IPTU. Não é momento para tirar licença e deixar a batata quente nas mãos dos vereadores. Responsabilizar somente a gestão passada não convence porque, ela (Eliene) era vice-prefeita, então tinha conhecimento do impacto” justificou Leandro.

       “Sabemos que todos têm direito ao descanso. Mas, é bastante conveniente sair em um momento desse. Além do aumento abusivo do IPTU, tem a questão do redimensionamento na educação que irá prejudicar, principalmente, os alunos mais humildes. A prefeita tem é que mostrar a cara a sociedade” completou Mazéh.

Leia mais:   Polícia Civil apreende cargas de madeira extraída ilegalmente de terras indígenas em Comodoro

        Os demais foram favoráveis. “É salutar o descanso. Eliene enfrentou e continua enfrentando dificuldades e turbulências em todos os setores, principalmente, na área da saúde, por causa da pandemia. Além disso, a prefeitura será entregue a um homem íntegro que é dr. Odenilson” assinalou Manga Rosa (PSB).

       “Foi um ano bastante intenso. É merecida essa licença. São apenas oito dias que não fará diferença alguma. Além do mais, não irá causar nenhum prejuízo financeiro aos cofres públicos” explicou Isaias Bezerra (Cidadania).

      “É merecida essa licença. Eliene vai voltar com mais vontade e certamente com novas ideias para trabalhar” enfatizou Luiz Landim (PV).

        “Tenho convicção de que um bom descanso fará muito bem para a prefeita. Mas, descansada ela encontrará alternativas para resolver os inúmeros  problemas do município, principalmente, aumento do IPTU” destacou Franco Valério (PROS)

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana