conecte-se conosco


Mato Grosso

Fase estadual dos Jogos Escolares começa em Sorriso

Publicado

De 16 a 22 de julho, Sorriso (a 395 km de Cuiabá) recebe a etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude de modalidades coletivas, com disputas da categoria B (12 a 14 anos). O município vai reunir as melhores equipes escolares de Mato Grosso nas modalidades de basquete, handebol, futsal e vôlei. As equipes campeãs garantem vagas para representar o Estado nas etapas nacionais dos Jogos Escolares, organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro – COB.

A cerimônia de abertura oficial do evento será nesta terça-feira (16.07) às 19h, no Estádio Municipal Egídio José Preima e contará com a presença do prefeito de Sorriso, Ari Lafin, e do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec. A competição prossegue até a próxima segunda-feira (22.07), nos ginásios Domingão e Fermino Maleski, nas quadras poliesportivas das escolas Ivete Lourdes Arenhardt e Bela Vista e do Centro de Educação Básica São José e também no ginásio da AABB.

Para a realização dos Jogos Escolares, a Secel conta com o apoio do município-sede, responsável por providenciar os instrumentos locais para viabilização do evento, como locais dos jogos e de alojamentos para as delegações e organização do cerimonial de abertura.  

Leia mais:   Governo do Estado terá expediente normal no fim de ano

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer de Sorriso, Júnior Brandão, o município está preparando todas as condições para acolher satisfatoriamente os participantes e o público do evento. 

“A administração municipal está fazendo todo um trabalho para valorizar ainda mais os Jogos Escolares. Estamos trabalhando intensamente para recepcionar o que temos de melhor no Estado no esporte escolar dessa categoria. Preparamos os alojamentos para dar tranquilidade aos atletas e também deixamos tudo adequado no refeitório para servirmos uma boa alimentação, com aval de nutricionistas. Nossas quadras poliesportivas e nossos ginásios passaram por revitalização. E vamos abrilhantar a competição com uma excelente abertura, digna de Sorriso e do Mato Grosso. A expectativa por aqui é das melhores, todos na cidade estão envolvidos para receber bem os atletas, professores e público durante essa semana de jogos”, relata Júnior Brandão.

Local da abertura preparado pela Prefeitura de Sorriso

Para essa etapa está aguardada a participação de 94 equipes de 69 diferentes instituições de ensino públicas e privadas de 38 municípios mato-grossenses. Todas as equipes participantes foram campeãs em suas respectivas modalidades durante as etapas regionais, que envolveram as 10 regiões esportivas do Estado, de maio a julho deste ano. Serão quase mil estudantes-atletas vivenciando a emoção de competir no maior evento esportivo escolar de Mato Grosso.  

Leia mais:   Escola José Fragelli aposta em biblioteca digital para registro de suas atividades

“Sabemos da importância dos Jogos Escolares para o esporte educacional, por isso temos a certeza de que fizemos o certo em priorizar sua realização neste ano. O evento só tem trazido resultados positivos, desde o fomento à prática esportiva a partir do período escolar ao envolvimento dos municípios e da população, passando, é claro, pelas oportunidades que oferece aos jovens atletas, com integração, inclusão social e aprendizado para suas vidas”, enaltece o secretário da Secel, Allan Kardec.

Programação etapa estadual

Após a fase estadual em Sorriso, jovens de 15 a 17 anos, da categoria A, disputam a competição estadual em Água Boa, de 28 de julho a 03 de agosto. No fim de setembro, os esportes individuais serão disputados em Várzea Grande.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Polícia Militar apreende 468 quilos de pescado irregular em Cáceres

Publicado

Policiais da Força Tática de Cáceres prenderam H.R.S. (50 anos) e A.E.(40) com 468,39 kg de pescado irregular, na sexta-feira (13.12), nas proximidades da MT-343.

Populares denunciaram a polícia que os dois suspeitos estavam comercializando peixe ilegal em um veículo Ecosport, na região da Vila Aparecida. Ao verificar a denúncia, os policiais encontraram o veículo estacionado e engatado em outro carro Saveiro.

Na diligência, a PM apreendeu o pescado na carroceria do Ecosport. Os 468 kg envolviam peixes das espécies pintado, cachara e pacu. Os dois homens que foram presos por crime ambiental já haviam sido detidos anteriormentes pelo mesmo motivo.

Todo o pescado apreendido foi doado para as entidades sem fins lucrativos Lar Servas de Maria e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Associação Remanso Fraterna João Gabriel

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:   Governo do Estado terá expediente normal no fim de ano
Continue lendo

Mato Grosso

Servidores realizam doações de brinquedos para crianças com deficiências

Publicado

Os servidores da Superintendência da Pessoa com Deficiência da Casa Civil promoveram neste ano o Natal Solidário para as crianças com deficiência do Instituto dos Cegos de Mato Grosso (Icemat). Cada servidor adotou uma cartinha e comprou um brinquedo para entregar a uma das crianças assistidas pela instituição. As doações foram entregues na manhã desta sexta-feira (13.12), data em que é celebrado o Dia Nacional do Cego.

A mãe do pequeno Juvenil, de 12 anos, Diana Lúcia Rondon, comemorou a ação. “É muito importante. Você vê a alegria no rosto de cada criança que recebe um presente. Por vezes, elas são discriminadas, e aqui não, aqui eles recebem atenção e carinho”, disse.

O casal Joice Gleibiane Santos e Ademir Pilatte, pais do Thomas, de 2 aninhos, também expressaram a alegria durante as doações. “É gratificante para nós pais e para o instituto também. Fico feliz que o meu filho desenvolveu bastante com a Instituição que hoje está presenteando e realizando um desejo tão esperado”, externou.

A entrega de brinquedos contou com a participação da superintendente das Pessoas com Deficiência da Casa Civil, Taís Augusta de Paula, que esteve no evento representando os servidores. Ela conta que a ideia da iniciativa surgiu com a intenção de realizar um Natal diferente. “Em anos anteriores a instituição mandava as cartinhas para os correios, que demorava muito para retornar e geralmente já tinha passado o natal, então resolvemos esse ano fazer essa parceria solidária”, disse.

Leia mais:   Escola José Fragelli aposta em biblioteca digital para registro de suas atividades

Conforme Taís, essa foi uma primeira experiência e a intenção agora é ampliar a ação. “Todas as crianças têm sonhos e desejos. Esse foi apenas um plano piloto. Esperamos que a Casa Civil junto a primeira-dama, Virginia Mendes e o Governo do estado possam levar esse trabalho para toda a rede estadual e organizações que atendam as pessoas com deficiência”, destacou.

O presidente do Icemat, Udeilson César de Arruda, disse que a iniciativa os ajudam a cumprir o papel de promoção dos Direitos Humanos, tornando o Natal das crianças mais feliz. “Essa ação mostra que as pessoas ainda são solidárias e estão preocupadas com o bem-estar do próximo. É muito enriquecedor para nós, ter esse tipo de parceria, até para estimular os alunos no estudo”, ressaltou

Para o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), Luiz Grassi, o evento é de extrema importância para as crianças que são atendidas na instituição. “Esse evento realizado em parceria contribui para o desenvolvimento dessas crianças, que para algumas esse é o primeiro presente recebido no ano. Qualquer presente simbólico torna a vida delas mais alegre ainda”, pontuou.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana