conecte-se conosco


Esportes

ESPORTE EDUCACIONAL- Jovens atletas de Mato Grosso se preparam para início dos Jogos Escolares da Juventude

Publicado

Na sexta-feira, 03.05, começa a etapa regional da competição, em Alto Garças. O município é sede das disputas das regiões Sul e Sudeste do Estado.
Jovens atletas das regiões Sul e Sudeste de Mato Grosso estão em contagem regressiva para o início do maior evento esportivo escolar do Estado. Na sexta-feira, 03.05, começa a etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude 2019, em Alto Garças, município a 360 km da capital.
Realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a competição envolve todos os municípios e regiões do Estado nessa fase regional – que prossegue em outras noves regiões esportivas até primeira quinzena de julho.
Alto Garças será a primeira sede dos Jogos neste ano e vai receber as disputas da categoria B, que abrange adolescentes de 12 a 14 anos, das regiões Sul/Sudeste. Na etapa regional são disputadas as modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol.
De acordo com o secretário municipal de Esportes, Cléber Rezende de Novais, mais conhecido como Chalita, Alto Garças se ofereceu para ser município-sede devido à importância do esporte na vida dos estudantes e pela movimentação que o evento proporciona na cidade.
“Há uma grande expectativa dos estudantes para a realização dos Jogos Escolares, as escolas se movimentam e a cidade toda fica entusiasmada por receber os visitantes. As expectativas são muito boas para o evento”, comenta Chalita.
Para a etapa regional realizada em Alto Garças está aguardada a participação de 13 municípios, dentre eles Alto Araguaia, Jaciara, Pedra Preta, Rondonópolis e Santo Antônio de Leverger. Mais de 500 estudantes de 30 escolas públicas e particulares da região participarão como competidores no evento. As escolas campeãs avançam para a etapa estadual, que acontecerá de julho a setembro.
A solenidade oficial de abertura acontecerá na sexta, 03.05, às 19h, no ginásio de esportes Pituchão. O evento prossegue até a quarta-feira, 08.05, com disputas também em outros três equipamentos esportivos de Alto Garças.
A realização dos Jogos Escolares da Juventude conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e do município-sede.
Congresso Técnico
Como parte da programação, representantes das delegações devem se reunir no congresso técnico antes da abertura oficial dos Jogos.
A reunião tem como objetivos a apresentação do comitê dirigente, informes das comissões municipais e administrativos, confirmação das escolas, modalidades e gênero já inscritos pelos municípios e sorteio para composição de chave(s) de disputas.
“É no congresso técnico que acontece a homologação das inscrições feitas pelos municípios. Há a conferência e a confirmação da documentação individual de cada participante inscrito. Durante o congresso também realizamos o sorteio das equipes para os confrontos da primeira fase dos jogos, além de ser o espaço para as delegações tirarem dúvidas sobre o regulamento”, explica o coordenador de eventos esportivos escolares da Secel, Celso Luciano Queiroz Silva.
O congresso técnico ocorrerá na sexta, 03.05, 14h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, que fica na avenida Coronel Cajango, no Centro de Alto Garças.
Da Assessoria
Comentários Facebook
Leia mais:   Lambança: Hospital São Luiz é acusado de trocar corpos de mortos na unidade

Esportes

AGORA É LEI: Bebida alcoólica é liberada nos estádios de Mato Grosso

Publicado

O Governo do Estado de Mato Grosso sancionou a lei que libera venda e consumo de bebida alcoólica em estádios mato-grossenses A sansão da lei foi publicada na quinta-feira (21) no Diário Oficial. A lei é de autoria do deputado estadual Faissal Calil (PV).

“Temos que agradecer ao governador Mauro Mendes (DEM) pela sansão da Lei, ao deputado estadual Faissal Calil, autor do projeto de Lei, e ao secretário de Esportes, Allan Kardec (PDT), que tem trabalhado em conjunto conosco para retomarmos o futebol de Mato Grosso”, declarou o presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Aron Dresch.

Aron foi um dos interlocutores para a sansão da lei ao lado do Executivo e Legislativo municipal.

De acordo com a lei, além da arquibancada, os camarotes dos estádios também poderão autorizar a venda e consumo nas arquibancadas. A venda só poderá ser realizada uma hora e meia antes do início das partidas e até uma hora após o fim do jogo realizado.

“Todo cidadão que vai ao estádio tem o direito ao entretenimento de forma plena. Proibir o consumo de bebidas é violar esse direito. Para alguns a bebida é condenada por gerar violência, mas quem gera violência é o ser humano. Portanto,se alguém se descontrola, ele que tem que ser condenado, e não toda a sociedade. O Deputado Faissal está de parabéns  pela lei”, declarou Geandre Bucair, um dos dirigentes do Dom Bosco.

Leia mais:   Prefeito cobra auditoria após troca de corpos em Hospital São Luiz

Vale destacar também que as bebidas deverão também ser comercializadas somente dentro de embalagem descartável, cujo recipiente não ultrapasse 500ml.

“Temos que ajudar o futebol de Mato Grosso, ao invés de atrapalhar, proibir a bebida alcoólica dentro do estádio, é ultrapassar o bom senso”, disse o deputado Faissal Calil.

Folha Max

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Nova lei geral do esporte é publicada em Mato Grosso

Publicado

Políticas públicas de esporte e lazer em Mato Grosso ganham uma significativa ferramenta de regulação com a publicação de novas normas gerais do desporto. A lei 11.105/ 2020, publicada oficialmente em 08 de abril, estabelece conceitos e critérios que definirão parâmetros de atuação e de fortalecimento do sistema estadual de esporte e lazer.

De autoria do Executivo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e aprovada em março pela Assembleia Legislativa, a nova lei possibilita a integração de toda legislação esportiva, incentivando o avanço e a modernização das relações do esporte no Estado. Para o secretário da Secel, Allan Kardec, a publicação do documento é decisiva para a política esportiva mato-grossense.

“Com essa nova lei conseguimos atualizar as normas gerais de forma mais eficiente, o que era uma demanda antiga que não teve muita atenção de gestões anteriores. É um marco histórico, um grande avanço que definirá os rumos do esporte em Mato Grosso, beneficiando todos os cidadãos de maneira geral”, enaltece Kardec.

São destaques na nova legislação a composição, competências e objetivos do Sistema Estadual de Esporte e Lazer, importante instrumento de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas. Sob coordenação da Secel, o Sistema é formado ainda pelo Conselho Estadual de Desporto (Consed), instituições de administração do desporto, entidades de práticas do desporto, ligas esportivas, municípios e pessoas físicas ou jurídicas que possam se enquadrar aos objetivos.

Leia mais:   Prefeito cobra auditoria após troca de corpos em Hospital São Luiz

“Mais um grande mérito dessa nova lei é a definição dos agentes participantes do sistema estadual e de suas atribuições, incluindo todos nos processos de fomento e fortalecimento das políticas esportivas”, garante o titular da Secel.

No documento, a Secel é ratificada como responsável por desenvolver a política estadual de desporto, incentivando e assegurando práticas formais e não-formais por meio de ações e programas sociais de esporte e lazer.

O Plano Estadual que norteará as políticas públicas de esporte e lazer de Mato Grosso também é evidenciado na legislação como atribuição da pasta. Com metas e estratégias para um prazo de 10 anos, o plano terá o objetivo de fomentar e democratizar o acesso ao esporte para toda a população no Estado. Sua conclusão está atualmente nas últimas etapas, já tendo sido disponibilizado para consulta pública online e para análises do Consed e de gestores municipais.

Outra atualização relevante apontada nas normas gerais é a composição do Consed. Para contribuir na formulação da Política Estadual do Desporto, o órgão colegiado contará também com representantes de instituições de ensino superior em Educação Física e dos municípios mato-grossenses.

Leia mais:   Taxa de desemprego sobe para 8,5% em MT

Histórico

A primeira legislação esportiva de Mato Grosso foi instituída pela lei 6.700, de 21 de dezembro de 1995. Sua última revisão e alteração ocorreu em 22 de setembro de 1999 por meio da lei 7.156.

Tão logo assumiu a gestão do esporte no Estado, a Secel instituiu uma comissão de revisão das normas gerais para atender a necessidade de atualização.

Em até 90 dias, um decreto governamental deverá ser publicado para regulamentar a nova lei  11.105/ 2020,  especificando de que forma a legislação  será aplicada.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana