Connect with us

Jogador do Cuiabá Arsenal trava uma batalha contra uma leucemia linfoide e acha força no esporte

O jogador Henrique Fernando Paim de Almeida, 27 anos, está confirmado para o confronto do dia 7 de maio pelo Cuiabá Arsenal diante do Rondonópolis Hawks, no mini estádio da Prosol, no Dom Aquino, em Cuiabá pelo Estadual de Futebol Americano. Henrique de Almeida, de apelido Câncer, descobriu ter leucemia linfoide aos 23 anos. No primeiro momento se retraiu, e aceitou a morte. Mas, mudou de postura, buscou tratamento e agora luta pela vida. Hoje, aos 27 anos, após 4 anos de quimioterapia e ainda com outros três pela frente, já passou pelo ápice da doença e promete vencê-la.

“Minha primeira reação ao descobrir a doença foi de aceitar a morte. Passei dias e dias recluso sem qualquer esperança de vida. Sem contato com pessoas. Nem mesmo contei para minha família. Mas, em algum instante, não sei bem qual, consegui reagir ao tormento da ideia de morte certa. E, sem saber na época, ali naquele minuto renascia minha vida. Comecei a viajar, fazer aventuras e praticar futebol americano”, conta o linebacker do Cuiabá Arsenal.

Henrique Fernando, formado em Publicidade e Propaganda nasceu e foi criado em Guarapuava (PR). Depois mudou-se para Campo Grande (MS) em 2011, por conta de um romance com aquela que futuramente seria sua esposa, lá namoraram, brigaram, se separaram, a leucemia foi descoberta e reataram.

“Conheci Janaína numa viagem para Campo Grande. Anos depois a reencontrei pela internet e passamos a conversar. Até decidirmos que eu mudaria de Guarapuava para lá. Então mudei, ficamos juntos por um tempo e, por alguma divergência, rompemos o namoro. E quando estava sozinho descobri o câncer. Fiquei recluso no início, mas depois contei para minha mãe, que veio visitar e deu de cúpido. Contou para Janaína, que se aproximou para ajudar e reatamos”, lembra.

Leia mais:   Aeroportos de Mato Grosso fazem campanha contra o trabalho infantil

O tratamento quimioterápico teve início logo após a descoberta, em 2012. Ele foi submetido a quimioterapia, um tipo de tratamento médico que introduz compostos químicos na circulação sanguínea, chamados quimioterápicos, para combater o câncer. Esses medicamentos se misturam com o sangue e são levados para todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo que se espalhem pelo organismo.

“No início fazia quimio toda semana. O cabelo caiu, perdi 30 quilos e sentia dores por todo corpo. Para todo lugar que ia passava mal”, comenta o publicitário.

Mesmo com as sessões semanais de quimioterapia, que deixam o paciente debilitado, Henrique começou uma jornada pelo esporte. Chegou a saltar de paraquedas, mas o escolhido foi o futebol americano. Entrou para o Campo Grande Predadores, equipe de futebol americano de Mato Grosso do Sul, e chegava a ir aos treinos com máscara de proteção pós-quimioterapia e curativos de soro. Foi quando os companheiros lhe apelidaram de Câncer.

Em 2015, ano repleto de boas notícias, a doença teve o primeiro recuo, que permitiu diminuir a quantidade de sessões de quimioterapia. Situação que acarretou em outra boa nova, com menos medicamentos no sangue, Henrique, sem saber, voltou a ser fértil. Descobriram a novidade quando Janaína percebeu estar grávida. Uma felicidade seguida por um pedido de casamento. Depois mudaram, por oportunidades no mercado de trabalho, para Cuiabá.

Leia mais:   Consema analisa hoje licença prévia do porto de Paratudal

Henrique se tornou membro da Associação Atlética Cuiabá Arsenal (AACA) em 2015, logo após ter mudado de Campo Grande (MS). Foi treinado pelos técnicos do clube e, neste ano de 2016, disputou a primeira partida como parte do plantel de atletas. Foi um dos responsáveis pela vitória de 76 a zero contra o Tangará Taurus, na 1ª rodada do Campeonato Mato-grossense de Futebol Americano. Segundo ele, mais um sonho realizado com sucesso.

O Cuiabá Arsenal disputará duas competições na temporada deste ano. O 2º Campeonato Mato-grossense de Futebol Americano, iniciado em abril e com finais previstas para junho, com mais quatro times do interior. E o Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, de julho a dezembro, com jogo de abertura na Arena Pantanal, contra Corinthians Steamrollers, no dia 9 de julho. E Henrique estará na busca pelo bicampeonato estadual e tricampeonato brasileiro.

Henrique continua com as sessões mensais de quimioterapia. E, neste ano, o tumor teve uma remissão, que é quando a doença não demonstra mais sinais de atividade, mas isso ainda não é uma cura. Ele segue com o tratamento até 2018.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Costelão, peixada e muita música. Confira a Agenda da Semana em Cáceres

Published

on

Expressão Notícias – Sinézio Alcântara

      Costelão no atrativo Recanto Sabiá, com várias atrações musicais; “happy hour” no seguro e aconchegante Prosa na Orla, com Ventrecha de Pacu e muita música ao vivo; pratos à base de peixe e muita cerveja gelada, no contato direto com a natureza, no Porto do Sadao.

      Essas são algumas das inúmeras opções de lazer e entretenimentos para o cacerense e turistas, no primeiro final de semana de julho, em Cáceres. No chamado clube da família cacerense a Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, são músicas e atrações recreativas para todos os gostos.

     As vozes dos grupos musicais de maiores popularidades e prestígio do momento, Santos & Amarildo com o talentoso tecladista Dalbiano; assim como os pantaneiros Cleomir e Cleomar, serão ecoadas em várias partes. Santos & Amarildo estarão se apresentando no domingo no Costelão do Recanto Sabiá.

     Já os sertanejos Cleomir e Cleomar estarão fazendo a alegria e descontração de um seleto grupo de amigos em um show, no sábado, no Recanto do Dourado, pousada localizada, em pleno pantanal. Os bares da praça Barão do Rio Branco, por sua vez, estarão atendendo com muita cordialidade à toda clientela.

Leia mais:   Grupo Juba é parceiro na campanha ambiental contra queimadas

     No Restaurante Porto do Sadao, além do contato direto com a natureza, os clientes podem desfrutar de uma boa música sertaneja sem contar com variados e suculentos pratos a base de peixe.

     E, atendendo a algumas sugestões, o Agenda da Semana, do site Expressão Notícias, também sugere uma reflexão espiritual. Para isso, os cristões dispõem de várias opões. Os evangélicos e católicos, principalmente, não só podem como devem, tirar um tempo no final de semana, para um contato mais direto com Deus.

     Esse encontro para agradecer há tudo que somos e que temos, pode acontecer, em quaisquer lugares. Porém, o específico, é um templo de oração em uma igreja para uma missa ou um local de culto. Borá lá?

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Motoristas tem até o dia 31 de julho para renovar CNH em Mato Grosso

Published

on

Da Redação

Motoristas que estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida entre janeiro a junho de 2021  têm até o dia 31 de julho para regularizar o documento. O prazo para renovação foi reestabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da deliberação Contran n° 253.

Para renovar a habilitação, o motorista pode baixar o aplicativo MT Cidadão ou acessar o site oficial do Detran (www.detran.mt.gov.br) e fazer o serviço de forma online, sem sair de casa. No caso de renovar de forma online, a única etapa que exige deslocamento é para realização do exame médico.

Pelo aplicativo MT Cidadão é possível renovar a CNH inclusive de condutores profissionais e os que necessitam de junta médica, como os condutores PCD.

O Detran ressalta que existem casos em que o condutor deverá realizar a renovação da CNH somente de forma presencial, com agendamento prévio do atendimento pelo site do Detran (www.detran.mt.gov.br).

Situações que necessitam de atendimento presencial: mudança e adição de categoria da habilitação, processo de transferência de CNH de outro Estado, registro de estrangeiro e alteração de dados cadastrais (nome, nome de mãe, número de CPF) que precisam ser informados ao Senatran. Mais informações no Disque Detran: (65) 3615-4800 ou pelo e-mail: disquedetran@detran.mt.gov.br

Comentários Facebook
Leia mais:   Governo estadual paga servidores nesta quinta-feira, incluindo 50% do 13° salário aos efetivos
Continue Reading

Mais Lidas da Semana