conecte-se conosco


Cáceres e Região

Escola Municipal Raquel Ramão da Silva e cineasta Leandro Peska produzem documentário

Publicado

Como forma de homenagear os 71 anos da escola, e os 91 anos da Professora Raquel Ramão da Silva, que empresta seu nome para a unidade escolar, as professoras Dionila Tavares, da disciplina de língua portuguesa e Rosângela Rocha, de artes, criaram o projetoOficina de Cinema na Escola Raquel Ramão da Silva.

A proposta pedagógica, trabalhou a produção de texto e entrevistas sobre a história de vida da professora Raquel.Segundo a professora Dionila Tavares, os alunos do sétimo ano, estão produzindo um documentário cinematográfico com todo material de pesquisa colhido por eles. “ Fico feliz em acompanhar todo esse movimento. A escola ainda é o ponto de partida para produção de texto, foi surpreendente”, avaliou Dionila.

Outra idealizadora do projeto, a professora Rosângela Rocha, citou que o evento termina com uma oficina de cinema, ministrada pelo cineasta cacerense Leandro Peska. Para ela a construção coletiva dos alunos,subtraída de depoimentos da própria professora Raquel,deex-alunos, professores ativos e inativos e a vasta comunidade escolar do Bairro Rodeio, termina com um documentário cinematográfico. “É uma produção, um documentário que deve servir como memória, um objeto de estudo. Raquel Ramão foi uma mulher que esteve sempre àfrente do seu tempo, uma referência feminina, uma desbravadora que contribuiu na construção da escola de antes e na escola de hoje”, observou Rosângela.

Leia mais:   Lojas do Grupo Juba aceitam pagamentos do auxílio emergencial em débito digital

Já Débora Barbosa Zanata (12), aluna do sétimo ano do ensino fundamental, disse que não conhecia a professora Raquel e nem sua história de vida. “Após nossas entrevistas pude conhecer uma mulher batalhadora e muito dedicada a educação. Estamos prestando uma grande homenagem a ela”, avaliou Débora.Outra profissional da educação, a professora Marina Fraga, diretora da escola,pontuou que ela também se surpreendeu com muitas histórias e fatos contados pela homenageada.“Estamos realizando uma reverência justa a esta mulher, exemplo de educadora, que deixou um grande legado a esta escola e a comunidade do Rodeio”, reconheceu Marina.

A diretora contou que esta não é a primeira homenagem que a escola presta a ela. “Este ano nós trouxemos ela para o desfile de 07 de Setembro. Ela desfilou em carro aberto e foi uma das atrações da escolae da parada cívica”, bradou Marina Fraga.Toda a produção dos alunos das professoras Dionila e Rosângela, culminou com uma oficina cinematográfica ministrada pelo cineasta cacerense Leandro Peska. Ele apresentou equipamentos como câmeras, microfones, monitores, fones de ouvido para os alunos se familiarizarem com um set de filmagem, já que eles irão produzir o documentário Raquel Ramão da Silva.

Leandro explica que homenagear a história de vida da professora Raquel , sua memória e suas realizações ainda em vida, comprova a dignidade e a honra deste tributo. O cineasta que vai dirigir o documentário confidenciou que uma das motivações para estar ali, oportunizando uma oficina e dirigindo um documentário com os autores do enredo, foi a participação dos próprios alunos, agentes desta história, pessoas de 12 a 14 anos, entrevistando uma senhora que há 71 anos ministrava aulas e começava sua trajetória na educação,na escola que leva o nome dela, Raquel Ramão da Silva . “Isto é motivador”, enaltece Peska.Leandro revelou que está muito motivado para a produção deste trabalho. “ É uma obra bastante sensível, que vou coordenar, ajudar tecnicamente, porém os grandes autores são os jovens alunos e isto me instiga, me inspira a dirigir e contribuir com meus conhecimentos” ressaltou o cineasta.

Leia mais:   PE, Força Tática e Sistema Penitenciário prendem grupo criminoso que “desviava” piche da prefeitura

O documentário será exibido no dia 19 de outubro,mês de aniversário da escola,em uma noite cultural. A data do aniversário de fundação, que em 2019 completa 71 anos, é dia 29. “Será um orgulho para nós exibirmos esta produção na presença da professora Raquel Ramão da Silva, das professoras idealizadoras, dos alunos que produziram o roteiro e de toda comunidade escolar”, finalizou a diretora marina Fraga.

Por: Esdras Crepaldi

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Adriano sofre parada cardíaca e será transferido em UTI aérea para Cuiabá

Publicado

Sinézio Alcântara – Expressão Noticias.

O presidente da Fapemat, professor Adriano Silva, será transferido, em uma UTI área, nos próximos minutos para Cuiabá. Diagnosticado com coronavirus ele está internado no Hospital São Luiz, em Cáceres.

Ele sentiu os sintomas da doença na segunda-feira. E, no mesmo dia foi internado. Familiares informam que o problema se agravou nas últimas horas e ele teve que ser entubado.

E, a pouco tempo, teve uma parada cardíaca. Porém, os médicos conseguiram restabelecê-lo. Em Cuiabá, ele será internado na Clinica Femina. Mas informações em instantes.

Comentários Facebook
Leia mais:   Adriano sofre parada cardíaca e será transferido em UTI aérea para Cuiabá
Continue lendo

Cáceres e Região

REGIÃO OESTE Com aumento dos casos de coronavírus, deputado comemora novos investimentos do Governo

Publicado

Além de 30 novos leitos (10 em UTI), o Hospital Regional de Cáceres vai receber duas ambulâncias modernas e equipadas para o transporte adequado de pacientes

Após reivindicações do deputado estadual Dr. Gimenez (PV), o governo estadual anunciou vários investimentos na área da saúde para a Região Oeste de Mato Grosso. Emergencialmente, serão criados 30 leitos definitivos no Hospital Regional de Cáceres, dos quais 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A previsão de entrega é julho.

Também está em fase de estudo pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) a abertura de leitos de UTI no Hospital Vale do Guaporé, no município de Pontes e Lacerda, em atendimento à Indicação nº 1494/2020 do parlamentar, que é médico e membro da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa.

“Como médico, a saúde é uma bandeira do meu mandato, tenho feito muitas indicações pedindo investimentos, em relação aos leitos de UTI para Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos, solicitei a implantação no mês de abril, quando surgiram os primeiros casos do coronavírus na região”.

Leia mais:   Vara do Trabalho de Cáceres incentiva o uso de Carteira de Trabalho Digital

Dr. Gimenez explica que 70% dos municípios da região já estão com a doença, ou seja, 15 dos 22, em uma população de mais de 300 mil habitantes. O total de casos já chegou a 129, conforme o boletim da última segunda-feira (01), sendo que os 07 óbitos registrados representam 10% do total do estado.

O deputado também agradece o atendimento à Indicação nº 3171/2019 que solicitava duas novas ambulâncias para a Hospital Regional de Cáceres. Foram entregues pelo governador Mauro Mendes, nesta terça-feira (02), 20 ambulâncias equipadas e modernas aos seis hospitais regionais e dois hospitais estaduais (Santa Casa e Metropolitano de Várzea Grande). Cáceres é uma das cidades contempladas.

“Nós vamos implantar novos leitos no Hospital Regional de Cáceres, que é onde se concentrará o atendimento na região oeste, também enviaremos duas novas ambulâncias à unidade hospitalar. Faremos um estudo técnico para avaliar a implantação de UTIs em Pontes e Lacerda, mas este é um projeto de médio e longo prazo, não é para agora”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, durante a solenidade.

Leia mais:   Setor de saneamento e abastecimento de água é um dos mais produtivos da administração

Para Dr. Gimenez, a união de esforços neste momento entre bancada estadual, o que inclui o colega parlamentar de Pontes e Lacerda, Valmir Moretto (PRB), outros parlamentares da bancada estadual, federal, e os governos estadual, federal e municipal é fundamental para o fortalecimento da saúde. “Estarei investindo mais de R$ 2,2 milhões das minhas emendas parlamentares em ações da saúde, acredito que, em um esforço conjunto, os recursos à saúde serão priorizados”.

Curva de contágio – 15 municípios da região oeste estão afetados: Pontes e Lacerda (40), Cáceres (33), Mirassol D’Oeste (14), São José dos Quatro Marcos (07), Rio Branco (03), Vila Bela da Santíssima Trindade (07), Lambari D’Oeste (02), Conquista D’Oeste (05), Curvelândia (04), Rio Branco (03), Vale de São Domingos (02), Jauru (02), Nova Lacerda (04), Porto Espiridião (04) e Araputanga (02).

Da Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana