conecte-se conosco


Cáceres e Região

Escola Municipal Raquel Ramão da Silva e cineasta Leandro Peska produzem documentário

Publicado

Como forma de homenagear os 71 anos da escola, e os 91 anos da Professora Raquel Ramão da Silva, que empresta seu nome para a unidade escolar, as professoras Dionila Tavares, da disciplina de língua portuguesa e Rosângela Rocha, de artes, criaram o projetoOficina de Cinema na Escola Raquel Ramão da Silva.

A proposta pedagógica, trabalhou a produção de texto e entrevistas sobre a história de vida da professora Raquel.Segundo a professora Dionila Tavares, os alunos do sétimo ano, estão produzindo um documentário cinematográfico com todo material de pesquisa colhido por eles. “ Fico feliz em acompanhar todo esse movimento. A escola ainda é o ponto de partida para produção de texto, foi surpreendente”, avaliou Dionila.

Outra idealizadora do projeto, a professora Rosângela Rocha, citou que o evento termina com uma oficina de cinema, ministrada pelo cineasta cacerense Leandro Peska. Para ela a construção coletiva dos alunos,subtraída de depoimentos da própria professora Raquel,deex-alunos, professores ativos e inativos e a vasta comunidade escolar do Bairro Rodeio, termina com um documentário cinematográfico. “É uma produção, um documentário que deve servir como memória, um objeto de estudo. Raquel Ramão foi uma mulher que esteve sempre àfrente do seu tempo, uma referência feminina, uma desbravadora que contribuiu na construção da escola de antes e na escola de hoje”, observou Rosângela.

Leia mais:   SELETIVO 2020/1 Inscrições para Curso Técnico Subsequente em Agropecuária do IFMT em Cáceres estão abertas até o dia 06.11

Já Débora Barbosa Zanata (12), aluna do sétimo ano do ensino fundamental, disse que não conhecia a professora Raquel e nem sua história de vida. “Após nossas entrevistas pude conhecer uma mulher batalhadora e muito dedicada a educação. Estamos prestando uma grande homenagem a ela”, avaliou Débora.Outra profissional da educação, a professora Marina Fraga, diretora da escola,pontuou que ela também se surpreendeu com muitas histórias e fatos contados pela homenageada.“Estamos realizando uma reverência justa a esta mulher, exemplo de educadora, que deixou um grande legado a esta escola e a comunidade do Rodeio”, reconheceu Marina.

A diretora contou que esta não é a primeira homenagem que a escola presta a ela. “Este ano nós trouxemos ela para o desfile de 07 de Setembro. Ela desfilou em carro aberto e foi uma das atrações da escolae da parada cívica”, bradou Marina Fraga.Toda a produção dos alunos das professoras Dionila e Rosângela, culminou com uma oficina cinematográfica ministrada pelo cineasta cacerense Leandro Peska. Ele apresentou equipamentos como câmeras, microfones, monitores, fones de ouvido para os alunos se familiarizarem com um set de filmagem, já que eles irão produzir o documentário Raquel Ramão da Silva.

Leandro explica que homenagear a história de vida da professora Raquel , sua memória e suas realizações ainda em vida, comprova a dignidade e a honra deste tributo. O cineasta que vai dirigir o documentário confidenciou que uma das motivações para estar ali, oportunizando uma oficina e dirigindo um documentário com os autores do enredo, foi a participação dos próprios alunos, agentes desta história, pessoas de 12 a 14 anos, entrevistando uma senhora que há 71 anos ministrava aulas e começava sua trajetória na educação,na escola que leva o nome dela, Raquel Ramão da Silva . “Isto é motivador”, enaltece Peska.Leandro revelou que está muito motivado para a produção deste trabalho. “ É uma obra bastante sensível, que vou coordenar, ajudar tecnicamente, porém os grandes autores são os jovens alunos e isto me instiga, me inspira a dirigir e contribuir com meus conhecimentos” ressaltou o cineasta.

Leia mais:   Diretores da CEF prestam informações sobre viabilidade de financiamento para projeto de esgoto sanitário em Cáceres

O documentário será exibido no dia 19 de outubro,mês de aniversário da escola,em uma noite cultural. A data do aniversário de fundação, que em 2019 completa 71 anos, é dia 29. “Será um orgulho para nós exibirmos esta produção na presença da professora Raquel Ramão da Silva, das professoras idealizadoras, dos alunos que produziram o roteiro e de toda comunidade escolar”, finalizou a diretora marina Fraga.

Por: Esdras Crepaldi

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Adolescente é assassinado com tiros na cabeça em Mirassol D’Oeste

Publicado

Testemunhas contaram que um suspeito atirou diversas vezes na vítima, que tentou fugir, mas foi novamente baleada em sequência

Um adolescente de 17 anos foi assassinado com tiros na cabeça na noite deste domingo, nas proximidades da Praça da Lagoa dos Interlados, no município de Mirassol D’Oeste.

Testemunhas contaram, segundo o boletim de ocorrência, que um suspeito teria se aproximado e efetuado alguns disparos contra o jovem. A vítima ainda tentou fugir e correu por alguns metros na tentativa de escapar do criminoso.

No entanto, o atirador se aproximou novamente do rapaz e desferiu mais dois tiros na cabeça do menor.

Uma ambulância foi chamada para socorrer a vítima. No entanto, ao chegar no local informado, a equipe médica constatou o óbito do jovem.

A guarnição da Polícia Militar isolou a área até a chegada de profissionais da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), que coletaram provas e fizeram os primeiros trabalhos de apuração.

O corpo dele foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).

O bandido fugiu em uma motocicleta logo após o crime e não foi encontrado até o momento.

Leia mais:   Workshop marca encerramento do Senar Tec Leite em Pontes e Lacerda

A Polícia Civil investiga a autoria e a motivação do caso.

Por – João Freitas

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Feira de saúde realizada no Atacado Pantanal foi um sucesso

Publicado

A Feira de Saúde realizada nas dependências do Atacado Pantanal, no último sábado (19), foi um sucesso.

O evento realizado pelo Lions Clube de Cáceres “Portal do Pantanal”, em parceria com o curso de medicina da Unemat e Grupo Juba, movimentou a loja.

Centenas de clientes e pessoas da comunidade receberam diversos serviços na área de saúde como aferição de pressão arterial, peso, altura, índice de massa corporal – IMC, medida da circunferência abdominal e exame de destro (medida de açúcar no sangue), tudo gratuitamente.

Além de atender os clientes e cidadãos, colaboradores do Atacado Pantanal também tiveram acesso aos atendimentos.

Para o colaborador Jaime Conradi Soares Araújo, a feira foi uma boa oportunidade , não só para a sociedade, mas para eles que trabalham ali. “Para mim foi ótimo participar descobri que minha pressão está boa, meu

peso está compatível com minha altura e minha glicose está ótima para minha idade”, avaliou Jaime.

Já o fiscal de prevenção Evair Almeida Cruz, observou que a ação foi muito importante. Para ele, as pessoas não tem tempo, oportunidade e muitas vezes acesso a estes serviços prestados na Feira de Saúde. Eu tive a oportunidade de verificar meu índice de massa corporal, fazer o teste de glicemia e aferir a pressão arterial e tudo grátis. E mais, é muito bom saber que a saúde da gente está tudo em cima, está bem”, discorreu Evair.

Leia mais:   SELETIVO 2020/1 Inscrições para Curso Técnico Subsequente em Agropecuária do IFMT em Cáceres estão abertas até o dia 06.11

A psicóloga do Grupo Juba, Kátia Deise Moreira, responsável pela Gestão de Pessoas, aprovou a atividade e a participação dos colaboradores. “Foi mais uma oportunidade de prevenção e controle à saúde, através de exames e serviços oferecidos neste espaço”, analisou Kátia.

O gerente do Atacado Pantanal, Thiago Monteiro, finalizou agradecendo os parceiros e reconhecendo que o acontecimento movimentou a loja no sábado e contribuiu com a saúde, também, de seus colaboradores, já que todos utilizaram os serviços disponíveis.

Por: Esdras Crepadi

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana