conecte-se conosco


Mato Grosso

Escola de Governo forma segunda turma da Academia de Novos Líderes

Publicado

Servidores da Academia de Novos Líderes, programa desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Superintendência da Escola de Governo, receberam nesta quinta-feira (12.12) o certificado de conclusão do curso. O programa formou a sua segunda turma neste ano, selecionada por meio de um processo seletivo simplificado. Dentre os 211 inscritos foram escolhidos 30 servidores.

A iniciativa visa promover o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, capacitando os servidores públicos para atuarem como agentes de liderança e inovação. As capacitações são ministradas por um grupo voluntário de facilitadores, formado por servidores públicos com especialidades em áreas técnicas de diversas secretarias do Estado.

“Para mim é uma honra certificar os servidores que participaram deste projeto, que possui grande aderência à política de gestão de pessoas deste governo, cujo propósito é elevar a modernização e a qualificação do servidor na prestação de serviços públicos para a sociedade”, disse o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra.

Iniciada em 2018, a Academia de Novos Líderes já é referência para outras entidades e foi implantada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). A segunda turma iniciou em fevereiro de 2019. Ao todo, foram nove meses de qualificação e 16 módulos com conteúdos técnicos e comportamentais. Durante os módulos os conteúdos básicos e gerenciais estimularam os servidores a enxergar os desafios do Estado de outra forma e a criar soluções para a melhoria dos serviços prestados pelo governo.

“Já ouvi de muitos servidores o quanto o programa fez bem para a autoestima e conhecimento de cada um. Penso que a Academia tem alcançado mais do que propõe, porque ela promove uma transformação de vida muito importante para o governo no sentido de ter servidores ainda mais qualificados”, observou o superintendente da Escola de Governo, Josué Ribeiro. “Não é possível começar algo e terminar sendo a mesma pessoa. A formação nos transforma”, salientou.  

Leia mais:   Casa Dom Aquino está com inscrições abertas para curso de dança africana

A secretária Adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag, Miramar de Oliveira, parabenizou toda a equipe da Superintendência da Escola de Governo pelo engajamento e motivação na execução do projeto. “É visível o quanto a equipe da Escola de Governo é engajada e apaixonada por esse trabalho. Parabenizo também a equipe de facilitadores, pois é muito gratificante poder contar com a colaboração dos próprios servidores do Estado, altamente capacitados, que vivem e conhecem a realidade do dia a dia na realização desse projeto”.

Concluída a fase de atividades em sala de aula, os participantes iniciaram um projeto de inovação para o seu local de trabalho. A servidora da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Paula Pinheiro, é a autora do projeto “Mapeando Competências: um processo de mudanças”. De acordo com a aluna a ideia é ajudar o gestor do local a identificar junto aos profissionais os pontos fortes e fracos da equipe, e suas necessidades de capacitação de acordo com o perfil de cada servidor do grupo. O projeto deve ser implantado na Coordenadoria de Obras e Manutenção.

“A minha ideia é desenvolver melhor esse projeto de mapeamento de competências e conto com a Escola de Governo, no mínimo por mais seis meses, para me ajudar nesse processo. Vejo a Escola como a ponte para o que eu pretendo fazer”, acrescentou a servidora.

Leia mais:   Polícia Civil prende homem que agrediu ex-companheira com chave de fenda em Várzea Grande

Outro projeto resultado do programa é voltado para a alta demanda da Coordenadoria de Patrimônio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT). O servidor da pasta, Carlos Ferreira, é o autor da ideia “Controle de ordens de fornecimento”. Ele contou que a proposta é implantar outro tipo de controle para facilitar a logística do recebimento de bens e materiais na Gerência de Material e Mobiliário.

“Vamos utilizar ferramentas online e que já possuem convênios com o Estado. A ideia também é evitar ônus para a administração pública. Vamos reunir os fiscais, botar a mão na massa e rodar o projeto”, completou.

Ao todo, 23 novas ideias foram apresentadas por esta segunda turma do programa. Elas devem ser implantadas em diversas secretarias de Estado, entre elas na Secretaria de Saúde (SES), de Cultura (SEC), de Meio Ambiente (Sema), de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), de Fazenda (Sefaz), de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e na própria Seplag. Alunos do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager) também apresentaram suas contribuições.

Segundo a líder do programa, Luciana Cavalcanti, essa é a contrapartida do servidor pela oportunidade de desenvolvimento e também é uma forma de disseminar a cultura de inovação na administração pública estadual.

“Os novos líderes levam uma enorme bagagem de aprendizado e com ela o desafio de aumentar a eficiência pública dos serviços prestados aos cidadãos pelo governo de Mato Grosso. Estou imensamente feliz e grata por ter feito parte desse projeto”, acrescentou.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Polícia Civil cumpre mandados contra quadrilha de roubos e furtos de veículos de locadoras

Publicado

A Polícia Judiciária Civil, através da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá), com o apoio operacional da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), deflagrou nesta quarta-feira (22.01) a Operação Localiza, que investiga uma associação criminosa responsável por subtrair, mediante fraude, veículos de propriedade de locadoras em todo o estado de Mato Grosso.

Na operação, as equipes da GCCO ficaram responsáveis por três ordens judiciais, expedidas pela comarca de Barra do Garças com base nas investigações da DERF do município, sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva e dois de buscas e apreensões domiciliares em Cuiabá.

De acordo com o delegado da DERF Barra do Garças, Nélder Martins Pereira, responsável pelas investigações, somente no mês de julho de 2019 os integrantes da quadrilha roubaram uma pick-up Fiat Strada e um Volkswagen Voyage de uma empresa da cidade de Barra do Garças e, em seguida, fugiram para a capital mato-grossense.

Há também fortes indícios de atuação do grupo criminoso nas cidades de Nova Mutum, Jaciara, Sorriso e até também em Aragarças, estado de Goiás.

Leia mais:   Na luta contra hanseníase, preconceito ainda é desafio

As investigações indicam que a quadrilha, em clara divisão de tarefas, simulava o roubo/furto de um veículo segurado (registrando boletim de ocorrência do sinistro) e acionava a empresa seguradora, solicitando, inclusive, um veículo reserva junto a uma empresa de locação.

“Geralmente, usando documentos pessoais e ‘cheques caução’ falsos, um integrante fazia, sem grandes dificuldades, a retirada/subtração do veículo locado. Dias depois, registravam o boletim de ocorrência de recuperação do veículo segurado e o transferiam a terceiro”, explicou o delegado.

As diligências continuam para localizar e prender outros suspeitos. As investigações prosseguem na DERF de Barra do Garças, sendo os investigados responsabilizados pelos crimes de furto mediante fraude e associação criminosa, sem prejuízo de apuração de outras infrações penais conexas.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Civil prende homem que agrediu ex-companheira com chave de fenda em Várzea Grande

Publicado

Um homem acusado de agredir a namorada com golpes de chave de fenda teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Judiciária Civil nesta quarta-feira (22.01), em ação da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande (DEDMCI-VG) com apoio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cáceres (228 km a Oeste de Cuiabá).

O suspeito conviveu cinco anos com a vítima e já havia a agredido anteriormente, no mês de dezembro de 2019. Assim que saiu da prisão, em janeiro, mesmo ciente das medidas protetivas, rompeu a tornezeleira eletrônica para praticar a nova agressão.

O crime ocorreu no dia 10 de janeiro em uma residência no bairro Parque do Lago, em Várzea Grande. O suspeito, pelo fato de não aceitar o fim do relacionamento, pulou o muro da casa em que a vítima estava e a agrediu com diversos golpes com chave de fenda, ferindo a vítima na barriga,  costas, nuca, tórax e rosto.

Enquanto a agredia, o suspeito xingava, ameaçava de morte e ao mesmo tempo pedia perdão à vítima. Após o crime, o agressor foi embora, porém, voltou a passar em frente à casa, apontado uma arma de fogo e dizendo que iria matar a vítima.

Leia mais:   Consed tem nova composição e elege presidência em fevereiro

Diante da gravidade da situação e para evitar um futuro feminicídio, a delegada Mariel Antonini Dias representou pela prisão preventiva do suspeito, que foi deferida pela Justiça. A ordem judicial foi cumprida nesta quarta-feira (22), na cidade de Cáceres, com apoio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher do município.

“Para evitar consequências maiores, como um possível feminicídio, a Delegacia da Mulher de Várzea Grande atuou de maneira grave e eficaz, fazendo que o agressor retornasse à prisão”, disse a delegada.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana