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Mato Grosso

Escola de Governo finaliza último módulo do programa Academia de Novos Líderes

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A Academia de Novos Líderes, programa da Superintendência da Escola de Governo, unidade ligada a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), realizou na última sexta-feira (04.10) o seu último módulo, intitulado “Liderança”.

Nesta última etapa, os 27 servidores de diversos órgãos do Executivo estadual que participaram do programa trabalharam o desenvolvimento das competências de autoconhecimento e dos desafios de uma liderança, por meio de testes, dinâmicas e atividades em grupo.

Na oportunidade, também foi exercitada a capacidade dos futuros líderes de extrair o melhor de cada membro de sua equipe e reforçado o ensinamento de que a liderança independe da função ou cargo ocupado na administração pública.

De acordo com a facilitadora e servidora pública da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Fernanda Solano, este módulo teve como principal objetivo quebrar paradigmas a respeito da liderança. “As pessoas não nascem prontas, elas necessitam ser desenvolvidas. A nossa meta com o módulo de liderança é fazer com que as pessoas enxerguem que elas podem ser líderes”, disse.

Baseado no método andragógico de ensino, que visa o aprendizado pelas experiências dos próprios alunos, o conteúdo das capacitações da Academia de Novos Líderes é trabalhado por meio de oficinas, nas quais os participantes são desafiados a aplicar os conceitos apresentados.

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Participantes desta turma, após iniciarem o programa, ocuparam cargo de liderança na administração pública, como é o caso da diretora executiva da Fundação Nova Chance (Funac), Thais Aguila, que tem aplicado os conhecimentos adquiridos durante o curso na nova função.

“A Academia de Novos Líderes veio para acrescentar o conhecimento que eu já tinha. O programa propiciou o aprimoramento de minhas competências e o conhecimento de liderança e de gestão, que atualmente preciso e já estou aplicando na Funac”.

“É importante ressaltar que o trabalho da Academia é dinâmico e ágil, então você tem um retorno muito rápido do resultado, além dele direcionar o servidor público para ser um desenvolvedor e um grande líder”, acrescentou.

Programa Novos Líderes

O programa Academia de Novos Líderes surgiu da demanda por cursos de capacitação, treinamento e desenvolvimento dos potenciais de futuros gestores dos órgãos do Executivo estadual. Após pesquisa feita pela Superintendência da Escola de Governo (SEG), em maio de 2015, que apontou a necessidade de desenvolvimento das relações humanas e do potencial de liderança dos servidores.

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Este é o último módulo ofertado pela Academia de Novos Líderes neste ano. Ao todo, foram 16 módulos com conteúdos técnicos, práticos e comportamentais. Como parte da formação, os participantes entregarão no próximo dia 18 de outubro os projetos de inovação que podem ser aplicados em seus locais de trabalho. A cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do programa será realizada no dia 12 de dezembro, no auditório da Seplag, às 14h.

(Supervisão de texto de Nayara Takahara).

Fonte: GOV MT
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Estado dá continuidade aos procedimentos para regularização do Vale do Mangaval

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A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), por meio da Superintendência de Crédito Fundiário, realizou no último sábado (19.10), uma visita técnica ao projeto de crédito fundiário ‘Vale do Mangaval’, em Cáceres. O encontro teve o objetivo de apresentar a metodologia que será aplicada pelo Governo do Estado, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), para continuar o projeto de regularização ambiental das propriedades.  

O atendimento às famílias do ‘Vale do Mangaval’ também é objeto da parceria entre Mato Grosso e a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Programa para Economia Verde (Page). O programa trabalha no incentivo às políticas sustentáveis, capazes de conjugar eficiência produtiva e preservação ambiental.

No sábado, as famílias foram instruídas sobre a importância de reunir toda a documentação dos moradores da propriedade e a necessidade de que estejam receptivos à visita dos agentes, que irão percorrer os 121 lotes para aplicação do questionário. A coleta dos dados será realizada entre os dias 04 e 08 de novembro, e terá a participação de servidores da Seaf, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e UFMT. O trabalho de campo também contará com a presença de acadêmicos dos cursos de Geografia e Engenharia Florestal da universidade.

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O trabalho consistirá no mapeamento socioeconômico das famílias por meio do sistema eletrônico Regularização Ambiental e Diagnóstico dos Sistemas Agrários (Radis), desenvolvido pelo Escritório de Inovação Tecnológica (EIT), da UFMT.

As informações serão coletadas e catalogadas a partir de questionários aplicados durante as visitas. Além de traçar o perfil socioeconômico do agricultor e levantar informações relativas à vocação agrícola e ao sistema agrário local, o questionário também reunirá dados que permitirão avançar, posteriormente, na regularização ambiental e fundiária do projeto.

Capacitação das equipes

Entre os dias 23 e 25 de outubro, será realizado no auditório do Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) da UFMT, em Cuiabá, o curso para capacitação das equipes que irão atuar na aplicação do questionário, além da participação de  profissionais, agricultores do Vale do Mangaval e do Vale do Rio Cuiabá, integrantes do Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais e a comunidade acadêmica. Todos farão parte da rede de apoio que dará sustentação às ações de regularização ambiental na agricultura familiar.

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O ‘Vale do Mangaval’ foi definido como piloto para a execução do projeto, que avaliará a aplicação de uma nova metodologia voltada à regularização ambiental. A partir dos resultados alcançados no projeto, será definida a possibilidade do Radis ser estendido para o atendimento dos demais beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), em Mato Grosso. O programa é desenvolvido pelo Governo Federal para a oferta de crédito específico à aquisição de imóvel rural e instalação de infraestrutura básica.

Hoje, boa parte das famílias está impedida de acessar novos créditos rurais devido às irregularidades ocorridas na consolidação dos projetos de crédito fundiário. As irregularidades vão desde a inconsistência na ocupação das propriedades até a falta de orientação para quitação dos valores financiados. Além das correções necessárias, o diagnóstico também permitirá a identificação dos modelos de exploração sustentável mais promissores para aquele grupo de produtores, isso segundo o arranjo produtivo local e regional onde estão inseridos.

Fonte: GOV MT
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Governo amplia número de salas de aula na escola estadual Bromildo Lawisch

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O Governo do Estado vai construir cinco salas de aula na Escola Estadual Bromildo Lawisch, localizada no município de Itanhangá (a 403 quilômetros de Cuiabá). A assinatura do convênio para os repasses financeiros da obra foi firmado entre a secretária de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, e o prefeito de Itanhangá, Edu Laudi Pascoski.

Conforme a secretária, o valor do convênio é de R$ 558.849.44, sendo R$ 500 mil por parte do Estado e R$ 58 mil de contrapartida da Prefeitura de Itanhangá.

Segundo o prefeito, esse convênio com o Estado foi idealizado há muito tempo e só agora está sendo colocado em prática. Para Laudi Pascoski, o município participa efetivamente sendo parceiro do Estado porque a escola, apesar de ser estadual, pertence à população de Itanhangá.

“Essa parceria terá um benefício muito grande para o município, pois representa melhoria na qualidade dos prédios públicos da Educação, um dos requisitos necessários para a melhoria do ensino”.

Conforme a diretora da escola, Justina Inês Anselmini, a unidade educacional, que atende aproximadamente 470 alunos dos anos finais (7º ao 9º ano) do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio, está com o espaço pequeno para acolher toda a demanda.

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“O número de alunos em nossa escola aumentou bastante nos últimos anos e por conta disso ficamos com turmas superlotadas. Estas novas salas vão permitir que tenhamos um ambiente melhor e um espaço mais adequado e seguro para os alunos e professores e, consequentemente, melhorar o ensino-aprendizagem”.

Fonte: GOV MT
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