conecte-se conosco


Cáceres e Região

Encontro de Fanfarras e Festival de Artes movimentam IFMT Cáceres nesta sexta-feira

Publicado

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo reúne nesta sexta feira (08.11) amantes de várias expressões da arte no IV Encontro de Fanfarras da Região Oeste de Mato Grosso e no Festival de Artes do IFMT Cáceres. A programação gratuita aberta às comunidades interna e externa têm início a partir das 7h30 no Ginásio Poliesportivo do IFMT com o Encontro de Fanfarras e segue no período da tarde com o Festival de Arte do campus com apresentações de espetáculos de dança, música e teatro.

O Encontro de Fanfarras é realizado em parceria entre o IFMT Cáceres e escolas estaduais e municipais das redes pública e privada de seis municípios da região. Com mais 350 componentes, o público acompanhará ritmos das cadências e coreografias das fanfarras do IFMT Campus Cáceres; Escola Estadual Francisco Vila Nova do município de Salto de Céu; Escola Estadual 13 de Maio de Porto Esperidião; Escola Estadual Demétrio Pereira de Reserva do Cabaçal; Escola Municipal Arlindo Antônio Nogueira de Pontes e Lacerda; Escola Estadual Irene Ortega de Mirassol D’ Oeste; e das escolas cacerenses, Escola Estadual Criança Cidadã, Colégio Adventista de Cáceres e a Escola Estadual Professor Demétrio Costa Pereira.

A abertura será realizada com apresentação da Banda de Música do 2º Batalhão de Fronteira de Cáceres – 2º Befron.

Com a coordenação regional da professora Joana da Silva Santos da Escola Estadual Criança Cidadã de Cáceres e coordenação local do IFMT dos professores Juberto Babilônia Sousa e Célio Jonas Monteiro, o encontro marcado pelo caráter itinerante, tem entre os objetivos, a promoção da arte, intercâmbio cultural e a integração entre escolas e estudantes.

Festival de Artes do IFMT Cáceres

No período da tarde da sexta-feira (08.11), a partir das 13h30, O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo realiza Festival de Artes aberto à comunidade com a apresentação individuais e de grupos cacerenses inscritas e selecionadas para projeção de espetáculos de teatro, dança e música

Em apresentação especial, o evento será aberto pela Orquestra Unificada IFMT Unemat, regida pelo professor de artes do IFMT, doutorando em Ciências e Tecnologia das Artes, Célio Jonas Monteiro. O professor é também coordenador do projeto de extensão responsável pela realização do Festival de Artes do campus.

A Banda cacerense Macacos do Brejo composta por Luana Eras (composição, cordas e voz), Kelner Roberto (guitarra), Luís Guilherme (bateria e percussão) e Abner (composição, cordas e voz) dá início a programação dos espetáculos selecionados, com música autoral.

Leia mais:   Prefeito Francis participa do 1º Workshop do Turismo de Pesca Esportiva em Mato Grosso

Às 15 horas, entra em cena o Teatro Infantil da Escola Municipal do bairro Vila Real. Com a participação de 25 crianças estudantes, a escola apresenta o repertório musical “Caixa de brinquedos coisas de crianças”.

Em seguida, o palco do Festival é voltado para a apresentação individual do pedagogo e arte-educador Elânio Domingues da Rocha que trará o ritmo da dança hip hop nas modalidades popping, breaking e locking.

Como espaço para músicas autorais o festival apresentará também a vertente cantor e compositor do acadêmico e estagiário do IFMT Cáceres, Marcos Antonio Ferri. Em apresentação solo Voz e Violão, Ferri interpretará a canção de sua autoria intitulada “Princesinha do Rio Paraguai”, como homenagem à Cáceres e a rica biodiversidade do município.

Ás 15h50, o ritmo do festival será tomado pela alegria do Samba na apresentação da Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Sábio. Organizado pelas professoras Cristiane Santana de Arruda e Mônica de Almeida Ribas o grupo de dança formado por 19 alunas e alunos do Pré II, com idade de 06 anos apresentará um espetáculo lúdico que reúne figurino, adereços, coreografia, cenário e música. A apresentação contará com a criatividade e alegria das crianças em coreografias de samba de gafieira e música com sons mais específicos de baterias de escolas de samba.

O fechamento das apresentações contará com a dança da modalidade jazz funk do Grupo Five Lights com a performance da integrante Jéssica Rodrigues. O grupo foi criado em 2018 e tem como objetivo dar voz ao público jovem LGBTQI+ por meio de ritmos e movimentos.

Edna Pedro  DRT RJ 5056/2001
Assessoria de Comunicação
IFMT/Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo
(65) 3221-2631
Comentários Facebook

Cáceres e Região

IFMT Cáceres abre vagas de transferência externa para ingresso no curso de Engenharia Florestal

Publicado

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo publica edital de processo seletivo para ingresso em vagas no curso superior de bacharelado em Engenharia Florestal, por meio de transferência externa. Podem inscrever-se acadêmicas e acadêmicos do IFMT e de outras  instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação, além de pessoas já tenham diploma em cursos superiores. Ao todo estão abertas 56 vagas.
 
Coordenado pelo Colegiado do Curso de Engenharia Florestal do campus, o processo seletivo ocorrerá por meio de análise de currículo e da ementa das disciplinas do curso ofertado.
 
As inscrições estão abertas até às 16 horas do dia 29 de novembro e podem ser realizadas na Secretaria de Registros Escolares do campus, situado na Avenida dos Ramires, s/n, bairro Distrito Industrial, Cáceres – MT. O horário de funcionamento da secretaria é das 7h às 19h, de segunda-feira à sexta-feira.
 
Confira relação de documentos necessários e outras informações no edital no site www.cas.ifmt.edu.br

Edna Pedro  DRT RJ 5056/2001
Assessoria de Comunicação
IFMT/Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo
(65) 3221-2631
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Prefeito Francis participa do 1º Workshop do Turismo de Pesca Esportiva em Mato Grosso

Publicado

O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, e o secretário municipal de Turismo e Cultura, Junior Trindade e a sua equipe de trabalho estiveram reunidos na terça-feira (12), de novembro, no 1º Workshop do Turismo de Pesca Esportiva em Mato Grosso, em Cuiabá, para debater sobre a pesca esportiva no Estado, uma melhor organização do setor e o cota zero e o transporte do pescado.

O prefeito Francis, explicou que a Prefeitura e alguns empresários do setor de Turismo da cidade, se fizeram presente e ajudaram na elaboração de um documento com as demandas e necessidades dos assuntos de turismo de pesca, planejando o destino do turismo nos próximos anos, juntamente com a Federação de Pesca Esportiva e Turismo Sustentável em Mato Grosso (Fepestur), que vai entregar um documento ao Governador do Estado e depois a Assembleia Legislativa. Temos que entender que nesse momento é necessário o cota zero e o não transporte pescado, devemos desenvolver o turismo sustentável, com o pesque e solte.

Pescar sim, transportar não, tivemos apoio de vários setores governamentais, popular e do trade Turismo. Saímos fortalecidos da FEPESTUR”, afirmou Francis, que também pratica a pesca esportiva.

Leia mais:   Militar do exército morre após perder controle do veículo e colidir com árvore na BR 070 em Cáceres

O secretário Junior Trindade, disse esses fórum de discussões é importante para planejarmos o futuro do turismo para o Estado e para Cáceres. “Nesse encontro tivemos a oportunidade de planejar, descobrir maneiras de atrair o turista que vale a pena vir para o nosso município, que é o que pratica a pesca esportiva e de Cáceres ele leva fotos, souvenirs dos nossos artistas, artesoes locais e não deixam lixo no nosso Rio. Temos que saber nos valorizar, valorizar a nossa história, a nossa natureza”, finalizou Junior.

Da Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana