conecte-se conosco


Mato Grosso

Em Cuiabá, três unidades da Polícia Militar estão com novos comandantes

Publicado

Em solenidade realizada nessa quinta-queira (17.10), no pátio do 1º Batalhão, o comandante-geral de Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, presidiu a solenidade de troca de comando de três unidades da PMMT. No ato o tenente-coronel Paulo César da Silva (42) assumiu o comando do Batalhão Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel).

Com 20 anos dedicados à carreira de policial militar, Paulo César deixou o Batalhão de Polícia Militar Fazendária para comandar o Batalhão Rotam, unidade especializada na qual ele já havia atuado como subcomandante entre 2012 e 2015. Por dois anos, até o final de 2018, o oficial também serviu como subcomandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope).  

Paulo César substituiu o tenente-coronel Cleverson Leite Leite, que na solenidade estava representado pelo subcomandante e comandante em exercício, tenente-coronel Wittenberg Souza Maia.

Além dos cursos de formação policial militar, o novo comandante tem graduação em Direito e especialização e capacitação em diversas áreas, entre as quais de Operações Rotam, Operações Policiais Especiais, Gerenciamento de Crise, Negociador Policial e Controle de Distúrbio Civil.

10º Batalhão

No 10º Batalhão, unidade do 1º Comando Regional de Cuiabá responsável pelo policiamento de mais de 50 bairros, entre os quais Santa Rosa, Santa Isabel, Verdão, Cidade Alta, Santa Amália e Jardim Cuiabá, assumiu o tenente-coronel César Augusto de Camargo Roveri, em substituição ao tenente-coronel Gilcimar Mendes Corrêa.

Leia mais:   Operação Hydrus cumpre 22 mandados de prisões contra suspeitos de organização criminosa

Roveri tem 41 anos e integra a Polícia Militar mato-grossense desde 1998. Além do Curso de Formação de Oficiais (CFO), a graduação de ingresso na PM, é bacharel em Direito, especialista em Defesa Civil e tem cursos de Inteligência Policial, Instrutor de Tiro Policial, de Piloto de helicóptero e de aviões comerciais, entre outros. Entre as funções de comando atuou como da 4ª Companhia Independente de Segurança Institucional (Cia Palácios) gerente de equipe de operações do Ciopaer e subchefe do gabinete do Estado Maior Geral da PMMT.

Companhia Palácios

A 4ª Companhia Independente de Segurança Institucional agora tem como comandante o tenente-coronel Gilcimar Mendes Corrêa. Gilcimar deixou o 10º Batalhão e na Cia Palácios substituiu o tenente-coronel Osmário Cícero Oliveira Júnior. Osmário, que exercia as funções de comandante dessa da Cia Palácios e subcomandante da 20ª Companhia de Força Tática de Cuiabá agora passa a comandar essa unidade especializada.

Na nova função, o tenente-coronel Gilcimar terá como atribuição a segurança de toda a região do Palácio Paiaguás, onde estão sediados grande maioria dos órgãos públicos estaduais e de outros poderes como Judiciário, Ministério Público e Assembleia Legislativa.

Leia mais:   Seis pessoas são presas por embriaguez ao volante em Várzea Grande

Gilcimar tem quase 20 anos de carreira da PMMT, ingressou pelo CFO em 2000 e desde então exerceu diversas atividades operacionais e funções de comando. Antes de comandar o 10º Batalhão de Cuiabá já havia comandando outras unidades, como as companhias de Polícia Militar do Boa Esperança e da área central, ambas em Cuiabá, e a Companhia de PM de Santo Antônio de Leverger.

O comandante geral, coronel Assis, destacou que a troca de comando é normal da carreira militar e a permanência em uma determinada função de comando perdura em média por um ano e meio. Assis observou que essas movimentações são importantes para a sociedade como forma de estabelecer novas ações à segurança pública. Ele lembrou que os oficiais que deixaram as funções tão assumindo novas missões de comando.

O secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho, destacou que essas mudanças oxigenam todo o Sistema de Segurança Pública, não estão saindo da PM, mas indo para novos desafios dentro da carreira militar.

Estiveram presentes ainda o deputado Max Russo, o secretário-adjunto de Segurança, coronel Victor Fortes, entre outras autoridades militares e civis.  

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Temos que dar o exemplo e criar oportunidades para esses jovens, afirma governador

Publicado

O governador Mauro Mendes defendeu ser necessário que as instituições públicas possam dar o exemplo no que diz respeito a oportunizar espaço para aprendizagem profissional de jovens e adolescentes egressos do sistema socioeducativo.

Para o governador, é com o exemplo que será possível fazer com que mais empresas participem do programa de aprendizagem profissional e cumpram o que é exigido em lei, que prevê um percentual das contratações voltado a este público.

Mauro Mendes, que participou da abertura do painel “Política de Aprendizagem” na tarde desta terça-feira (12.11), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, afirmou que a união de forças dos poderes e instituições, além das federações, é fundamental para que os jovens possam ser inseridos no mercado de trabalho e, assim, consequentemente, trilharem o futuro.

“Esse trabalho é fundamental e tem que ser feito a quatro mãos por todas as instituições envolvidas, os poderes, as associações, federações e o setor produtivo. O Governo do Estado pretende dar o exemplo, buscando dentro das  nossas secretarias e dos nossos órgãos criar essas oportunidades. E, a partir daí, cobrarmos da iniciativa privada para que também coopere e colabore, para que possamos através da educação profissional dar oportunidades e criar uma alternativa para esses jovens”, destacou.

Leia mais:   Governador entrega 74 títulos para moradores de Alto Araguaia

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Carlos Alberto Alves da Rocha, ressaltou que o encontro é fundamental para que o setor empresarial se envolva na causa e possa obter informações mais precisas sobre como proceder para empregar um menor e “ajudá-lo em seu crescimento”.

“Nós temos dito sempre que o jovem é o futuro da nação, chegou a hora e o futuro está aí. Nós devemos encaminhá-los da forma mais adequada possível e a sociedade tem esse dever também”, disse.

Para a presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Eliney Veloso, a aprendizagem é um “mundo novo e cabe a nós promovermos a transformação desses jovens”. 

“Colocá-los no mercado de trabalho é tirá-los do risco e de péssimas influências do mundo da criminalidade”, pontuou, defendendo ainda que o empresário precisa “se sensibilizar para o cumprimento da cota exigida na lei, pois a legislação tem uma finalidade, a de transformar a vida dos jovens”.

O evento também contou com a participação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e da Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Inscrições para processo seletivo da Escola do Corpo de Bombeiros terminam na quinta-feira (14.11)

Publicado

A Escola Militar do Corpo de Bombeiros Militar Dom Pedro II encerra nesta quinta-feira (14.11) as inscrições para o seu processo seletivo. Os estudantes de Alta Floresta ou das cidades vizinhas podem se candidatar às vagas disponíveis acessando o edital do processo seletivo que está no site do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

Os responsáveis pelos candidatos devem se dirigir à Escola Dom Pedro II com os documentos necessários (RG ou certidão de nascimento, foto 3×4, documento da escola anterior). As inscrições são para o 7º, 9º do fundamental e 1º ano do ensino médio.

As provas serão realizadas no domingo, 8 de dezembro, com limite de entrada às 7h40 da manhã. As provas serão compostas de 20 questões, 10 de Matemática e 10 de Língua Portuguesa. Os resultados serão divulgados no dia 13 de dezembro.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:   Workshop estimula profissionais a promoverem acesso da população aos serviços de saúde
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana