
A Ponte Preta tem dois especialistas quando o assunto é futebol pernambucano. Com passagem marcante pelo Sport, o técnico Eduardo Baptista e o atacante Felipe Azevedo falam com conhecimento de causa sobre as dificuldades que a Macaca terá pela frente nesta quinta-feira, contra o Santa Cruz, a partir das 19h30, no Arruda, pela 12ª rodada do Brasileirão.
A dupla sabe bem o que é encarar o Tricolor na condição de visitante. Por três anos, Felipe Azevedo cansou de lidar com a pressão da torcida no Arruda. Já Eduardo Baptista começou a carreira de treinador no Sport, onde ficou até setembro do ano passado. De volta ao Recife, eles esperam uma postura agressiva do Santa Cruz, principalmente no começo do jogo.
– Temos de saber que eles vão vir com tudo no começo. Todas as vezes em que joguei pelo Sport no Arruda foi dessa forma, com o apoio da torcida. Ainda mais agora pelo momento que estão passando (o Santa está na zona de rebaixamento). Temos de conseguir suportar a pressão inicial e depois aplicar o nosso jogo, a nossa tática – comentou Azevedo.
A vivência de Eduardo reforça a tendência de o Santa sufocar a Macaca nos primeiros minutos. Para controlar o ímpeto rival, a ordem do técnico é ficar o máximo possível com a bola nos pés.
– A torcida do Santa Cruz quer um time sempre jogando para a frente, com a bola. Se tirarmos a posse, talvez possamos atrair mais o Santa Cruz. Então a Ponte vai tentar marcar e procurar ficar com a bola, para tentar achar os espaços – comentou.
A preparação alvinegra para o próximo compromisso aconteceu toda no CT do Sport, em um ambiente familiar não apenas para Eduardo e Azevedo. Reinaldo, Roger e Felipe Azevedo são outros jogadores do atual elenco da Ponte que já passaram pela Ilha do Retiro.
É mais um confronto direto na parte de baixo da tabela. Depois de empatar com o Vitória e chegar aos 14 pontos, mais perto da zona de rebaixamento do que do G-4, a Macaca busca ao menos manter a vantagem de três pontos para o Santa, que, com 11 pontos, abre a rodada na 12ª colocação. As duas equipes chegam em má fase, sem vencer há três rodadas. A série negativa da Ponte tem duas derrotas e um empate, enquanto que o Santa só perdeu.

>> Veja informações do próximo jogo da Ponte
Adversário: Santa Cruz
Data e local: quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), em Recife
João Carlos, Jeferson, Fábio Ferreira, Kadu e Reinaldo; João Vitor, Renê Júnior e Matheus Jesus; Pottker, Clayson (Roger) e Pottker
Desfalques da Ponte: Wellington Paulista (incômodo muscular) e Elton (lesão)
Pendurados da Ponte: Cristian, Fábio Ferreira, Kadu, João Carlos, João Vitor, Matheus Jesus, Pottker, Reinaldo e Thiago Galhardo
Transmissão: Premiere (com Rodrigo Raposo e Ricardo Rocha)
Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento apita, auxiliado por Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Pedro Jorge Santos de Araújo, todos de Alagoas.
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 19h