conecte-se conosco


Carros e Motos

Domingos diz que interesses da população serão prioridades e que sequer cogita reajuste no subsidio dos vereadores

Publicado

Reeleito para o terceiro mandato consecutivo e, pela segunda vez, presidente da Câmara de Cáceres, o vereador Domingos dos Santos (PSB), diz que os interesses da população serão prioridades em sua nova gestão. Afirma que irá buscar a harmonia e a independência entre os vereadores. E, que diante da lei federal que estabeleceu medidas de contenção de gastos devido a pandemia do coronavirus, se quer cogita reajuste no subsídio dos vereadores. Esses e outros pontos de vista estão abaixo na entrevista ao site Expressão Notícias, Confira:

Expressão Notícias – O senhor assume, pela segunda vez, a presidência da Câmara de Cáceres. Existe alguma diferença, em relação a primeira vez, em que presidiu o parlamento, entre os anos de 2017 e 2018? Quais?

Presidente Domingos – Em minha primeira gestão encontrei a Câmara precisando de muitas reformas, e busquei garantir que os servidores tivessem condições ideais de trabalho. Agora, mais experiente, poderei dar sequência ao trabalho daquela época com transparência, tendo a população como total prioridade.

Expressão Notícias – O senhor herda uma Câmara com desgastes, principalmente, em razão dos desentendimentos havidos entre dois grupos políticos, da gestão anterior. Um dos que se posicionavam a favor e outro contra as ações do então prefeito Francis Maris (PSDB). O senhor tem a fórmula para resolver e contornar esse impasse?

Presidente Domingos: Devemos sempre buscar a harmonia e a independência entre nós vereadores, pensando no povo em primeiro lugar. Discordâncias são normais, mas começamos esta gestão com apenas uma chapa concorrendo à Mesa Diretora: a nossa, eleita com 14 votos. Isso demonstra que este é um novo tempo de união para a Câmara. Contudo, vivemos em uma democracia e cada parlamentar tem autonomia para se posicionar da forma que achar correta.

Leia mais:   Segundo lote de vacinas contra Covid-19 deve chegar em MT ainda em janeiro, diz governador

Expressão Notícias – Há informações de que os novos vereadores já estariam articulando reajuste nos subsídios, o chamado RGA da Câmara. Isso procede. Como funciona?

Presidente Domingos: A Lei Complementar Federal nº173/2020 estabeleceu medidas de contenção de gastos para enfrentamento da pandemia do Covid-19, inclusive proibindo aumentos, gratificações e reajustes para servidores públicos. Com este impasse, não podemos sequer cogitar qualquer alteração em subsídios.

Expressão Notícias – O ex-presidente vereador reeleito, Rubens Macedo (PTB) reclamava com frequência da atuação de alguns servidores efetivos, que segundo ele, dificultavam algumas ações, principalmente licitações. Como o senhor avalia essa situação?

Presidente Domingos – Não posso falar pelo Presidente anterior. Nossos servidores sempre foram valorizados em minha gestão e isso não vai mudar nesta Legislatura. Eles trabalham pautados pela legalidade dos processos e devemos garantir que tenham tranquilidade para exercer suas funções dentro da lei.

Expressão Notícias – O site RDNews de Cuiabá, noticiou que a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) não terá “problemas” com a Câmara, porque conta com apoio da maioria dos vereadores. Dando a entender que, ela irá controlar as ações na Câmara. Como o senhor recebe essa notícia?

Leia mais:   Cáceres será umas das primeiras cidades de MT a receber a vacina

Presidente Domingos – A Câmara é um órgão independente, e nós vereadores temos total liberdade para agirmos de acordo com nossas convicções, sempre pensando no bem do povo cacerense. Reitero que é importante haver harmonia entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, por isso teremos um diálogo transparente com a Prefeita.

Expressão Notícias – O ex-presidente vereador Rubens Macedo, priorizou a devolução de recursos à prefeitura, em detrimento a melhorias na Câmara, tanto na questão da estrutura física quanto na qualidade profissional dos servidores. O senhor também terá essa linha de atuação?

Presidente Domingos – Não é preciso abrir mão de um para garantir o outro. Podemos dar as condições ideais de trabalho aos servidores e vereadores ao mesmo tempo em que somos capazes de gerir a Câmara de forma austera, aplicando o recurso público com consciência e priorizando as áreas mais necessitadas de nossa sociedade.

Expressão Notícias – Quais serão as prioridades da nova Mesa Diretora da Câmara?

Presidente Domingos – Buscaremos retomar as Sessões Itinerantes assim que possível, para levar os trabalhos do Legislativo aos bairros, e dar voz à população através de audiências públicas. Todos nós vereadores e servidores trabalhamos para a cidade, e cada morador daqui deve ter a oportunidade de ser ouvido. Queremos que a Câmara seja não só uma casa de leis, mas também a casa da cidadania.

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

Comentários Facebook

Carros e Motos

Paulo Donizete garante políticas públicas para a prática esportiva e a atividade física

Publicado

Paulo Donizete, candidato a prefeito de Cáceres, disse que em diversas reuniões, muitas com a presença de jovens, foi questionado que tipo de atenção vai dar ao esporte. Em todas Paulo Donizete foi enfático ao afirmar que acredita na educação através do esporte, pela construção de valores que o esporte proporciona e pela melhoria na qualidade de vida das pessoas que pratica alguma modalidade ou atividade física.

Para ele, o esporte tem um papel social relevante, principalmente, para a infância e juventude, atuando no desenvolvimento corporal, na formação integral e no combate aos diversos vícios nocivos à saúde. “Incentivar a prática esportiva e desenvolver estruturas para que os cacerenses tenham acesso ao esporte faz parte das nossas ações prioritárias enquanto prefeito”, destacou.

O candidato informa que a pasta do Esporte, através de um diagnóstico e planejamento, vai promover ações que atendam às necessidades da sociedade. “O esporte traz efeitos positivos em nossa sociedade, possui um papel imprescindível na vida das pessoas. Como gestor público assumo compromisso e responsabilidade na inclusão social através do esporte”, avaliou.

Leia mais:   Mato Grosso Saúde reforça a importância das teleconsultas em tempo de pandemia

Em breve Cáceres terá um Centro de Iniciação Esportiva (CIE), comemora o candidato, que tem por objetivo ampliar a oferta de equipamento público qualificado, incentivando a iniciação esportiva.

“Este será um projeto relevante voltado ao esporte de formação de crianças e adolescentes, iniciado na atual gestão, já em fase final de construção, e brevemente o espaço estará à disposição dos cacerenses e será muito útil na política do esporte”, analisou Paulo Donizete. Ele finaliza dizendo que seu plano de governo garante políticas públicas efetivas para o esporte e a atividade física.

Acessoria.

Comentários Facebook
Continue lendo

Carros e Motos

Cinco benefícios da água de coco para a saúde durante o período de calor intenso

Publicado

A importância em manter o corpo hidratado para o seu bom funcionamento é muito fundamental, principalmente neste período de calor extremo, baixa umidade e pouca qualidade do ar. E para ajudar a manter o corpo bem durante este período, o Mato Grosso Saúde conversou com a nutricionista, Dra. Carla Queiroz, que lembrou que, além da ingestão da água mineral, a água de coco também é um importante aliado para a hidratação, pois auxilia na reposição de sais minerais que o corpo elimina com o suor durante a transpiração.  Conheça cinco benefícios da bebida.

Companheira dos esportistas   

Os profissionais indicam o consumo da água de coco durante e após os exercícios físicos. “Por ser uma bebida desportiva natural (bebidas como os isotônicos) ela pode ser consumida por pessoas de todas as idades, inclusive bebês, não há contra indicações”, explica a nutricionista.

Por ser uma bebida rica em vitaminas como, sais minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e uma quantidade impressionante de eletrólitos (minerais que carregam uma carga elétrica quando estão dissolvidos em um líquido como o sangue), ela é altamente indicada para a reposição dos sais minerais que o corpo perde durante o dia.

Leia mais:   Mato Grosso Saúde reforça a importância das teleconsultas em tempo de pandemia

“Diferente dos mitos que a água de coco carrega, ela não engorda. Para se ter uma ideia, para cada 200ml, ela tem apenas 38 calorias, um aporte calórico muito baixo para a engorda”, lembra a especialista. Combate também as câimbras, pois tem uma boa quantidade de cálcio e magnésio que ajuda na saúde dos músculos, ótima para os praticantes de exercícios físicos.

Excelente para a pele 

Por auxiliar na desintoxicação do fígado e intestino, o que já garante uma melhora na saúde da pele, a água de coco ajuda no controle da oleosidade do corpo, combate o envelhecimento precoce, garantindo uma maior hidratação e um aspecto mais saudável.

Melhora o trânsito intestinal 

Para quem sofre de prisão de ventre, a água de coco é um excelente aliado, bem como para os casos de diarreia ou fezes moles. Isso se dá devido a quantidade de vitaminas e minerais. “Muito embora o uso seja excelente, a moderação deve existir, visto que os eletrólitos podem desequilibrar o organismo. Já para os diabéticos, a quantidade não deve passar de 3 copos por dia”, ressalta Carla.

Leia mais:   IFMT Cáceres realiza até a próxima sexta matrículas de convocados em seletivo de ensino médio integrado

Auxilia no sistema imunológico   

Por ter uma grande quantidade de benefícios, a nutricionista informa que a água de coco também ajuda o sistema imunológico “por possuir esses efeitos benéficos por reforçar o sistema como um todo devido às funções dos eletrólitos”, reforça. 

Boa para o cérebro   

O potássio e o magnésio presentes na água de coco tornam as funções cerebrais muito mais eficientes, auxiliando as transmissões neurológicas e melhorando o rendimento e capacidade das decisões, o aprendizado e ampliando as funções relacionadas aos sentidos.

Por – Fernando Campos | Mato Grosso Saúde

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana