Brasileirão Série A
Do amador a um grande clube em 33 meses, Rodrigão vive sonho no Santos

Reforço do Santos para a sequência da temporada, Rodrigão tem uma trajetória diferente da maioria dos jogadores de futebol, que faz diversos testes desde criança e costuma passar por categorias de base antes de chegar ao profissional. O atacante se destacou em um campeonato amador na Bahia só aos 19 anos, e foi chamado para teste na equipe principal do Democrata, de Minas Gerais, em setembro de 2013, sendo aprovado.
Como profissional, o centroavante seguiu marcando os gols que costumava fazer nas peladas com amigos. O salário não era alto, mas já permitia a ele não ter mais que ser pintor e auxiliar de pedreiro para ajudar a família.
> VEJA A TABELA DO BRASILEIRÃO
> ESCALE SEU TIME NO CARTOLA FC
– Sempre joguei bola e não esperava ser profissional, admito, mas Deus me abriu essa porta. Não fiz categorias de base e fui direto para o time principal do Democrata. Um dia jogava futebol por lazer e era pintor ou ajudante de pedreiro, no outro já estava jogando profissionalmente. É muito louco isso – contou a contratação do Santos em entrevista ao GloboEsporte.com.
A carreira de Rodrigão seguiu em franca ascendência. Depois de se destacar pelo Democrata, ele foi contratado pelo Boa Esporte, da primeira divisão do Campeonato Mineiro e atualmente na Série C do Brasileiro. Depois da disputa do estadual, o camisa 9 foi contratado pelo Campinense, da Paraíba, em 2015, onde virou ídolo.
No segundo semestre do ano passado, Rodrigão sofreu uma lesão grave no joelho esquerdo e quase não atuou mais pela Raposa na temporada. Recuperado, brilhou em 2016, tornando-se o artilheiro do Brasil no ano, com 18 gols marcados.
– Certas coisas são difíceis de explicar. Ser artilheiro de todo o Brasil é massa. Um sonho. Tenho que manter o foco e a pegada para manter esse título (faz sinal de aspas). Atacante tem que fazer gols, matar um leão por um dia. Quero continuar no topo, mesmo na Série A, que é bem complicada – projetou o jogador de 22 anos.
Feliz com a chance de atuar por um grande clube do futebol brasileiro, Rodrigão não se preocupa com a concorrência de Ricardo Oliveira e Joel. O baiano de 1,86m de altura está ansioso para ter a primeira oportunidade no novo clube e poder provar que o título de artilheiro do Brasil não é por acaso.
E MAIS: Dorival estuda fim da concentração no Peixe: “Acreditar mais no profissional”
– Não vou ligar para isso, que têm três (na posição). Eu estou no Santos, é um sonho, não posso reclamar, e sim, trabalhar. Que o
Ricardo (Oliveira) se recupere o mais rápido possível (de lesão no joelho). Sou fã, é um cara show. Vai dar para
aprender muito com ele. Vou pedir as melhores dicas para estar sempre apto,
evoluir, e, principalmente, ter frieza em frente ao gol para poder marcar – disse o reforço santista, antes de falar sobre suas características como jogador.

– Sou um atacante determinado, com raça, sempre em busca do gol, e que ajuda os
companheiros. Dou bote no zagueiro, no volante. Sou um cara que sai da área também,
não um centroavante parado. Busco a bola e tento sair para o jogo também. Cabeceio e
chuto com as duas pernas. Lá no Campinense, fiz muitos gols com perna esquerda e
direita. Quero repetir no Santos o que mostrei lá – se apresentou.
Rodrigão veio da Paraíba sozinho e está em Santos desde o último sábado. Ele foi aprovado nos exames médicos e assinou contrato de cinco anos na última segunda-feira – o Peixe pagou R$ 1,5 milhão pela contratação.
– Estou pronto, estava jogando. Tenho um monte de parentes em São Paulo, mas quero trazer minha
mãe para passar um tempo comigo. Quero trazê-la para passar um tempo aqui, depois trago meu
pai, meus irmãos, para passear e não me sentir só – completou o goleador.
O atacante já conheceu os companheiros e o técnico Dorival Júnior no CT Rei Pelé. Ele está hospedado em um hotel da cidade de Santos. A tendência é que o jogador seja relacionado para a partida contra o Botafogo, no próximo domingo, no Pacaembu, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.
Próximo adversário: Corinthians
Local: Arena Corinthians, São Paulo
Data e horário: quarta-feira, 21h (de Brasília)
Escalação provável: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia, Renato, Vitor Bueno e Rafael Longuine (Ronaldo Mendes); Paulinho e Joel
Desfalques: Paulo Ricardo e Ricardo Oliveira (lesionados); Lucas Lima e Gabriel (na Seleção)
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (FIFA) apita, auxiliado por Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (ASP-FIFA) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
Transmissão: Premiere e PFCI
Tempo Real: GloboEsporte.com, com vídeos, a partir das 19h
*Colaborou sob supervisão de Ivair Vieira Jr
Fonte: Globo Esporte

Brasileirão Série A
Seleção Brasileira encerra preparação para amistoso contra República Tcheca
Programa No Mundo da Bola desta segunda-feira (25) também destacou a reta final dos principais campeonatos estaduais do país; ouça na íntegra
O programa No Mundo da Bola desta segunda-feira (25) destacou o amistoso da Seleção Brasileira com a República Tcheca. Waldir Luiz, Márcio Guedes, Bruno Mendes e toda a nossa equipe também analisaram a reta final dos principais campeonatos estaduais do país e as principais notícias do esporte nacional e internacional.
Clique no player e ouça o programa na íntegra:
O No Mundo da Bola é transmitido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, de segunda a sexta-feira, a partir das 17h. Para participar das transmissões, o internauta deve ligar para (21) 2117-6918 ou (21) 2117-6919.
Fale com a equipe de esportes das Rádios EBC pelo e-mail: esporte.radios@ebc.com.br.
Esportes
Palmeiras volta a ter time feminino depois de 9 anos
Repórter Lincoln Chaves trouxe todas as informações da preparação do Verdão para o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino dentro do programa No Mundo da Bola desta quinta-feira (14); ouça na íntegra
Começa neste sábado (16) a sétima edição do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. E a Rádio Nacional traz uma série de matérias sobre a principal competição do futebol feminino no país. A terceira reportagem fala do Palmeiras e dos seus reforços para disputar a competição além do projeto da diretoria para a modalidade. O repórter Lincoln Chaves trouxe todas as informações do Verdão dentro do programa No Mundo da Bola desta quinta-feira (14).
Ouça no player abaixo:
O Palmeiras retorna ao feminino após nove anos. O time vai jogar em Vinhedo, cidade parceira do versão nesta edição.
A equipe foi apresentada em meados de fevereiro e é comandada pela treinadora Ana Lúcia Gonçalves.
O No Mundo da Bola é transmitido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, de segunda a sexta-feira, a partir das 17h. Para participar das transmissões, o internauta deve ligar para (21) 2117-6918 ou (21) 2117-6919. Fale com a equipe de esportes das Rádios EBC pelo e-mail: esporte.radios@ebc.com.br.
Tags: Palmeiras Futebol Feminino Brasileirão Feminino
Agência Brasil
-
Cáceres e Região22 de janeiro de 2021
Otimistas, quilombolas da comunidade de Pita Canudos acreditam que reassumem a terra neste ano
-
Cáceres e Região19 de janeiro de 2021
Baixo volume de água no rio Paraguai não irá influenciar no fim do período da Piracema
-
Destaque22 de janeiro de 2021
Índia vai exportar doses de vacina para Brasil nesta sexta
-
Destaque19 de janeiro de 2021
Mortes por causas respiratórias aumentam 145% em Mato Grosso
-
Destaque20 de janeiro de 2021
Mais de 3 mil motoristas tiveram a CNH suspensa nos últimos dois anos
-
Destaque21 de janeiro de 2021
INSS: prova de vida de aposentados é suspensa até fevereiro
-
Destaque21 de janeiro de 2021
Rede pede que Pazuello seja afastado do Ministério por ‘equívocos de logística’
-
Destaque19 de janeiro de 2021
Defensoria Pública de Mato Grosso realizou mais de 500 mil procedimentos durante pandemia em 2020