conecte-se conosco


Destaque

Dicas para economizar energia são essenciais para uma conta mais baixa no período de isolamento social

Publicado

Com o cenário atual de pandemia de coronavírus e o pedido para que as pessoas evitem aglomerações, órgãos públicos como Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde estão recomendando que todos fiquem em casa. Por isso é importante saber como economizar energia e fazer com que a conta caiba no seu bolso. Confira algumas dicas da Energisa de atitudes simples que podem fazer a diferença:

·         Aproveite ao máximo a iluminação natural durante o dia. Abrir as cortinas e deixar a luz do sol entrar deixa os ambientes mais arejados (orientação da OMS para esse período) e evita que lâmpadas sejam acesas sem necessidade. Prefira montar seu posto de trabalho, caso esteja atuando com trabalho remoto, em locais mais claros e ventilados.

·         Sempre que possível, opte por lâmpadas de LED, que apresentam maior durabilidade e consomem menos energia do que as fluorescentes ou incandescentes. Outra recomendação é manter filtros de ar-condicionado higienizados. Além de prevenir doenças respiratórias, essa prática garante que os aparelhos funcionem com mais eficiência.

·         Mantenha ventiladores ligados apenas se estiver utilizando o ambiente. Caso contrário, mesmo em uma saída rápida do cômodo, vale desligá-lo enquanto não estiver usando. Se for usar o ar condiciado, coloque a temperatura no 23º graus.

Leia mais:   Bancada do PSB fecha questão e votará contra projeto que reduz número de vereadores

·         Quanto à geladeira, tente abrir o menor número de vezes possível e oriente seus filhos a fazerem o mesmo. Escolha o que será retirado antes, diminuindo o tempo da porta aberta. Também não é recomendável colocar roupas e sapatos para secar na parte de trás, pois a prática sobrecarrega o motor e aumenta o consumo do aparelho para manter a baixa temperatura interna.

·         Se precisar fazer um lanche para a criançada, priorize sempre que possível o uso do forno a gás, ao invés do microondas e do forno elétrico.

·         É importante também não deixar aparelhos no modo stand by ligados quando não estiver usando.

·         Estender as roupas para secar em cabides, pode diminuir a necessidade do ferro de passar, mas se ainda sim for necessário, procure juntar a maior quantidade de roupas de uma só vez, para que não precise esquentar o ferro novamente. Faça o mesmo com a máquina de lavar.

·         Vigiar os aparelhos de celular e notebooks enquanto recarregam a bateria também é fundamental para não deixar os equipamentos na tomada mais tempo do que o necessário. Nas pequenas pausas, desligue o monitor do computador, já que ele é responsável por cerca de 70% do consumo de energia do equipamento.

Leia mais:   Em mensagem de despedida, Marcinho diz que Adriano deixa um legado de idealismo e perseverança

·         Outra dica é prestar atenção aos equipamentos elétricos para mantê-los funcionando apenas quando for necessário. É comum, por exemplo, as pessoas deixarem TV e computadores ligados ao mesmo tempo, sem estarem usando os dois equipamentos.

Vale lembrar que um grande volume de aparelhos ligados ao mesmo tempo pode ocasionar uma sobrecarga na rede. Isso é mais comum em edificações antigas, que não foram preparadas para a demanda de energia atual, mas também pode ocorrer em imóveis novos.

Aproveite o tempo em casa junto à família e cuidando de todos. Jogos de tabuleiro, livros e uma boa conversa são ótimas opções para esse momento, principalmente para evitar o uso excessivo de jogos eletrônicos, como videogames, por exemplo. Toda atitude, por mais simples que pareça, pode fazer uma grande diferença. Mais dicas podem ser conferidas no canal da Energisa no Youtube pelo link: https://www.youtube.com/user/energisaoficial.

Caso precise falar com a  Energisa, você pode entrar em contato pela Gisa, nossa atendente virtual no WhatsApp, ou pelo site energisa.com.br.

Da Assessoria

Comentários Facebook

Destaque

Nota de pesar

Publicado

O Partido Verde – PV solidariza-se com a família do amigo e cacerense Prof. Adriano A. Silva pelo seu prematuro falecimento, ocorrido na data de ontem (03/6).
Neste momento de dor e de luto, pedimos ao nosso Bom Deus que, com todo o seu amor, abrace o Adriano e proporcione conforto a Anelise, Murilo, Júlia, Henrique, Sra. Ana e demais parentes e amigos.
Recebam o nosso sincero carinho, respeito e abraço. 🙏🏼
Anne Viegas – Presidente

Assessoria

Comentários Facebook
Leia mais:   Em mensagem de despedida, Marcinho diz que Adriano deixa um legado de idealismo e perseverança
Continue lendo

Cáceres e Região

Em mensagem de despedida, Marcinho diz que Adriano deixa um legado de idealismo e perseverança

Publicado

A partida prematura do nosso amigo e companheiro Adriano Silva irá proporcionar uma lacuna, não impossível, mas muito difícil de ser preenchida nos meios socais, familiares e políticos, em Cáceres.

Idealista, o professor e ex-reitor da nossa Unemat, Adriano deixa ao povo mato-grossense, um legado de homem público honesto e justo.

A população, as autoridades, mas principalmente, a comunidade acadêmica, certamente, reconhecerá, para sempre, a realização do seu grande sonho de tornar realidade os cursos de Direito e Medicina da instituição.

Mas, não foram só isso, Adriano será lembrado pela sua perseverança, nos meios políticos. O desejo de ajudar no desenvolvimento de sua cidade natal, fez com que ele pleiteasse galgar passos largos no cenário político.

Embora, não tenha obtido sucesso, nos pleitos que disputou, Adriano jamais desistiu em se perseverar. A sua bandeira era estar presente; era somar; era defender os interesses de Cáceres.

O povo mato-grossense, mas, em especial, o cacerense, o terá para sempre no coração e na memória como um grande homem, pai, companheiro, profissional e amigo.

Leia mais:   Em mensagem de despedida, Marcinho diz que Adriano deixa um legado de idealismo e perseverança

Que Deus conforte a família.

Marcinho Lacerda!

Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana