conecte-se conosco


Política

Deputado João Batista apresenta trabalhos no combate ao coronavírus

Publicado

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual João Batista (PROS), durante a sessão ordinária desta quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), apresentou 11 proposições entre projetos de lei, indicações e moções, destes, sete foram destinados no combate ao novo coronavírus (Covid-19).

Dentre os trabalhos apresentados, o parlamentar chamou a atenção para os servidores da Segurança Pública, que segundo ele, “estão na linha de frente” na luta contra a Covid-19.

“Ontem visitei algumas unidades do sistema penitenciário e notei a falta de alguns equipamentos essenciais para a manutenção dos trabalhos daqueles servidores. Hoje mostrei ao secretário a necessidade da compra destes EPI´s [Equipamento de Proteção Individual], assim como a importância de realizar o teste de Covid-19, de forma urgente, em todos os servidores da segurança pública”, disse João Batista.

As referidas indicações foram apresentadas durante a sessão de quarta-feira (20) e encaminhadas ao governador Mauro Mendes, com cópias aos secretários da Casa Civil e de Segurança Pública.

João Batista também apresentou o Projeto de Lei n° 471/2020, que torna obrigatório a detecção da Covid-19 em todas as amostras de sangue de doadores no Estado de Mato Grosso.

Leia mais:   Deputado Claudinei cobra solução para a falta de refeições aos servidores plantonistas da PJC

Ainda sobre o coranavírus, o deputado propôs que o governo de Mato Grosso analise a possibilidade de suspensão da cobrança da nova alíquota de contribuição previdenciária dos servidores públicos do Poder Executivo, enquanto perdurar o período de pandemia.

Na educação, o parlamentar pede apoio para a bancada federal de MT ao projeto de lei federal n° 1277/2020, que trata do adiamento da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/2020). Ele também mostrou a necessidade para que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, implante um sistema de atividades remotas, garantindo assim o cumprimento do calendário escolar, bem como a reposição das aulas.

“Este vírus já fez mais de 200 mil vítimas em todo o mundo, por isso acredito que não devemos medir esforços em nossas ações. Espero que o governador se sensibilize a atenda todos os nossos pedidos, como a realização de exames nos funcionários dos setores que não foram inclusos na primeira testagem”, finalizou.

Comentários Facebook

Política

Deputado solicita informações sobre como estão sendo tratados os PMs infectados por Covid-19

Publicado

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual Elizeu Nascimento (DC) encaminhou o requerimento nº 209/2020 solicitando informações ao governador Mauro Mendes, com cópia ao secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, ao comandante-geral da PM/MT, coronel Jonildo José de Assis, sobre a real situação dos policiais militares do estado face à pandemia causada pela Covid-19. O documento deve ser respondido por escrito no prazo de 30 (trinta) dias.

Considerando que uma das funções do Parlamento é fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos de Mato Grosso em obras, serviços e repasses, o parlamentar requereu as seguintes informações:

Dados e justificativa do governo, juntamente com o comando-geral da PMMT, da real situação dos policiais militares face à pandemia causada pela Covid-19, bem como a quantidade de policiais militares infectados; quantos policiais militares estão em isolamento; quantos policiais militares estão internados em estado grave;  quantos policiais militares fazem parte do grupos e risco, e qual deles estão nas ruas em serviço; quantos se recuperaram após a infecção e se houve óbitos".

“Solicitamos informações dos policiais que estão infectados com coronavirus, qual é assistência que está sendo prestados para esses profissionais, estamos recebendo muitas reclamações é preciso ficar atentos quem está na linha de frente, quem está cuidando da população”, enfatizou Elizeu.

Leia mais:   Deputado Claudinei cobra solução para a falta de refeições aos servidores plantonistas da PJC

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Ulysses Moraes realiza fiscalização no hospital de Campo Novo do Parecis

Publicado

Foto: Fernanda Elisa Trindade / Assessoria de Gabinete

O deputado Ulysses Moraes realizou mais uma fiscalização, dessa vez no Centro Hospitalar Parecis, no município de Campo Novo do Parecis. A intenção é acompanhar como estão sendo aplicados os recursos nos municípios de Mato Grosso para o combate à Covid-19, bem como garantir melhorias e segurança aos profissionais da saúde.

A visita a unidade hospitalar ainda foi acompanhada pelo presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Antônio César Brolio, pelo prefeito da cidade, Rafael Machado e outros representantes do hospital. Vale ressaltar que o sindicato, em parceria com a Associação Abrace Essa Causa, com Elisangela Brolio na diretoria e outras entidades, doaram R$ 1,2 milhões ao Centro Hospitalar Parecis.

“Através desse recurso, da iniciativa privada, foi possível fazer semi Unidades de Terapias Intensivas (UTI) equipadas com respiradores para atender pacientes com coronavírus no município”, disse Moraes.

Vale destacar que após denúncias dos profissionais da saúde, o deputado está percorrendo os hospitais do Estado para investigar e garantir melhorias para estes trabalhadores. “Precisamos ficar de olhos abertos nas estruturas dos hospitais, nas instalações de equipamentos, bem com nas condições de trabalho dos profissionais da saúde de Mato Grosso. São milhões em recursos que estão vindo para o estado e municípios, por isso precisamos fiscalizar”, acrescentou o parlamentar.

Leia mais:   Deputado Claudinei cobra solução para a falta de refeições aos servidores plantonistas da PJC

Além disso, Ulysses Moraes está realizando fiscalizações em dispensas de licitações feitas por municípios com a justificativa do coronavírus. “Se você é profissional da saúde pode nos avisar tudo o que estiver acontecendo na Saúde da sua cidade. Estamos percorrendo todo o Estado e verificando como estão sendo aplicados os recursos ao combate do Covid-19”, garantiu o deputado.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana