conecte-se conosco


Política

Deputado homenageia cidadãos que contribuíram com Mato Grosso

Publicado

Vereadores da região oeste, representantes das forças de segurança e os deputados Dr. Eugênio e Faissal estão entre os homenageados

Foto: MARIO ALBERTO GALVÃO OKAMURA

Cerca de 150 pessoas e instituições que contribuíram com o desenvolvimento do estado de Mato Grosso foram homenageadas com títulos de cidadão mato-grossense, moção de aplauso e congratulação. A entrega foi feita na noite de sexta-feira (06), pelo deputado estadual Dr. Gimenez (PV), em sessão solene no Plenário da Assembleia Legislativa.

Conforme o parlamentar, todos os escolhidos tiveram trabalhos comprovados e passaram pelo crivo Casa de Leis. Grande parte deles é de municípios da região oeste, como Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’Oeste, Araputanga e Pontes e Lacerda. Também foram agraciados os deputados Faissal Calil (PV) e Dr. Eugênio (PSB).

“Neste primeiro ano de mandato, reforço o meu compromisso com a região oeste, que nos últimos anos vem sobrevivendo com dificuldade a um declínio socioeconômico, por isso fizemos questão de homenagear aqueles que realmente vêm desempenhando um papel decisivo para o fortalecimento da região”, pontuou Dr. Gimenez. 

Uma das figuras mais conhecidas de Quatro Marcos veio a Cuiabá para receber o título de cidadã mato-grossense, a tabeliã Maria Celi de Lima Ferreira, que dos 47 anos em que reside no município, 40 foram dedicados ao cartório que atende todas as áreas, exceto o registro de imóveis.

“São mais 300 atos, em 1.600 livros, que estão sendo digitalizados. Tudo que acontece na cidade passa pelo nosso cartório: nascimento, compra e venda de casa, casamento, divórcio e inventário. É uma vida toda de dedicação e não pretendo me aposentar, enquanto estiver falando e assinando vou continuar trabalhando”, emocionou-se Maria Celi. Maria Celi Ferreira é tabeliã em São José dos Quatro Marcos há 40 anos e se emocionou com o título de cidadã mato-grossense

Foto: MARIO ALBERTO GALVÃO OKAMURA

O ex-prefeito de Figueirópolis por dois mandatos (2005 a 2012) e ex-presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Layr Mota da Silva, disse estar muito satisfeito com o título, pois acompanha a carreira do deputado Dr. Gimenez, que foi médico do filho dele, hoje com 27 anos. “Nossa região precisava dessa representatividade”.

Leia mais:   Projeto que prevê plano emergencial para enfrentamento à Covid-19 nos territórios indígenas é aprovada pela AL

Como representantes das forças de segurança do Estado, estiveram na cerimônia o diretor-geral da Pericia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Rubens Sadao Okada, e o delegado geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Mário Demerval Resende, que receberam títulos em reconhecimento, principalmente, ao trabalho desenvolvido na região de fronteira.

“É sempre uma honra ser reconhecido pelo serviço prestado ao cidadão, no caso da Politec, emitimos neste ano mais de 260 mil identidades e 60 mil laudos periciais, nossos profissionais estão trabalhando dia e noite, 24 horas, para levar os serviços. Na região da fronteira, esse trabalho é ainda mais árduo e difícil”. 

Para o presidente da Câmara Municipal de Pontes e Lacerda, Maxsuel Guimarães, que é vereador de primeiro mandato, mas atua como empresário da área de comunicação há mais de 30 anos na região, a homenagem é importante porque serve como estímulo para continuar trabalhando em prol das melhorias necessárias. “Embora nossa maior demanda seja na segurança pública, temos carência em todas as áreas, em especial na saúde”. O policial militar Aldeir Torquato, de 70 anos, dos quais 30 de serviços prestados à sociedade, disse que esta foi sua primeira homenagem

Foto: Helder Faria

Diretor administrativo do Hospital Regional de Cáceres, Onair Nogueira, que possui mais de 20 anos de experiência em gestão hospitalar, disse que é muito importante ter o apoio e o respaldo da Assembleia para a continuidade dos trabalhos na saúde. “É um desafio muito grande compatibilizar todos os interesses e fazer um bom atendimento, fico lisonjeado da lembrança que me estimula a trabalhar cada vez mais pela população”. 

O sargento aposentado Aldeir Torquato, de 70 anos, estava emocionado, disse que este foi o primeiro título que recebeu em 30 anos de serviços prestados como policial, atuando em cidades como Lambari D´Oeste, Rio Branco, Reserva do Cabaçal, Porto Esperidião, Cáceres, Araputanga, Mirassol D´Oeste e São José dos Quatro Marcos. 

Leia mais:   AL é parceira do TCE/MT no Termo de Compromisso Emergencial

“Minha família veio do Espírito Santo para Mato Grosso em busca melhores condições de vida e acabamos construindo uma nova vida nesta terra abençoada, onde me casei, tive filhos e servi à população com muito orgulho do meu ofício de policial”. Ele exerceu a função de soldado, cabo e 3° sargento.

Entre as instituições agraciadas com a moção de congratulação esteve o MT Mamma pelos 10 anos de serviços prestados pela saúde das mulheres de Mato Grosso. A diretora-presidente, Cleuza Dias, avaliou a instalação da Frente Parlamentar da Saúde da Mulher no mês de outubro deste ano, pelo deputado Dr. Gimenez, como muito positiva.  O diretor-geral da Pericia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Rubens Sadao Okada, disse que a instituição tem um corpo técnico de excelência, prestando serviços 24 horas

Foto: Helder Faria

“Para nós, a homenagem é um estímulo, mas ter esse espaço criado pela Assembleia para trazer demandas e debater melhoria na saúde pública voltada para o público feminino é um alento, um avanço, deixo o agradecimento de toda a equipe de voluntários”. 

A moções de aplausos levaram reconhecimento pelos salvamentos realizados por bombeiros e policiais militares, bem como valorizou o trabalho comunitário feito por vereadores da região oeste, além de palestrantes e organizadores de eventos do parlamentar na capital e no interior, entre eles, o “Vem pro Enem” e as audiências públicas sobre depressão, segurança na faixa de fronteira e agricultura familiar. 

“Nossa equipe mobilizou muitos parceiros para que as ações fossem realizadas com sucesso, por isso fiz questão de agradecer a cada um deles a partir da moção de aplauso pela valorização do bem público e contribuição com a sociedade”, finalizou o deputado estadual que entregou 104 moções de aplauso, 10 moções de congratulação e 33 títulos de cidadão mato-grossense.  Sessão solene reuniu pessoas da capital e do interior na sexta-feira (06) para a entrega de títulos no plenário da Assembleia

Foto: Helder Faria

Comentários Facebook

Destaque

Vice-presidente vem a MT tratar da operação de combate ao desmatamento

Publicado

Secom-MT

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, estará em Cuiabá neste domingo (07.06) para participar de mais uma reunião da Operação Verde Brasil II, às 9 horas, na 13ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça.

Esta é a segunda vez que Mourão vem a Cuiabá em 2020. Em março, ele visitou o Palácio Paiaguás e se reuniu com o governador Mauro Mendes. Neste domingo, devem representar o Governo do Estado os secretários Mauro Carvalho (Casa Civil), Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente) e Alexandre Bustamante (Segurança Pública).

Os jornalistas que quiserem cobrir a visita do vice-presidente deverão fazer o credenciamento até às 10h de sábado (06.06), no link disponibilizado pela Presidência da República AQUI.

Seguem as informações para o credenciamento:

A coletiva de imprensa do Vice-Presidente e Ministros de Estado realizar-se-á presencialmente, respeitado o protocolo de proteção à saúde estabelecido pelo Ministério da Saúde. O conteúdo também estará disponível para download no site: https://tvbrasil.ebc.com.br/distribuicao.

A solicitação de credenciamento deverá ser efetuada até às 10h do dia 6 de junho de 2020 (horário de Brasília), acessando o Sistema de Credenciamento de Imprensa no site do Palácio do Planalto.

Para a realização de perguntas, serão abertas 10 (dez) inscrições conforme a ordem de chegada do veículo/repórter ao local da coletiva.

Leia mais:   Projeto que prevê plano emergencial para enfrentamento à Covid-19 nos territórios indígenas é aprovada pela AL

Os profissionais de imprensa que possuam o credenciamento anual 2020 no Portal Planalto, deverão fazer o login, usando CPF e senha previamente cadastrados e solicitar a participação no EVENTO: “Entrevista Coletiva do Senhor Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, e Ministros de Estado sobre a atuação do Conselho Nacional da Amazônia Legal na Operação Verde Brasil 2 em Cuiabá – MT”.

Caso não seja credenciado, clicar em “Cadastre-se”. Preencher os dados solicitados e aguardar o e-mail com link para a validação do Cadastro. Acesse o sistema com o CPF e a senha para escolher o EVENTO “Entrevista Coletiva do Senhor Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, e Ministros de Estado sobre a atuação do Conselho Nacional da Amazônia Legal na Operação Verde Brasil 2 em Cuiabá – MT” e clique em “Editar Meus Dados” para concluir o preenchimento dos dados no cadastro.

1.      Preencher a aba “ENDEREÇO/ CONTATO”, informando CEP, Endereço e Telefones para contato;

2.      Passar para a aba “FILIAÇÃO” e preencher o que se pede;

3.      Completar a aba “EMPRESA/ÓRGÃO” e

4.      Preencher aba “DOCUMENTOS” e anexar cópia da documentação em PDF único na seguinte ordem:

Termo de Responsabilidade – preencher e assinar;

Leia mais:   Parlamentares lamentam a morte de ex-deputado Adriano Silva

Carteira de Identidade;

CPF;
Registro Profissional (DRT, MTB ou FENAJ);
Contrato de Trabalho;
Ofício de solicitação de credenciamento em papel timbrado da empresa assinado pela chefia imediata e
Foto 3 x 4 com fundo branco, em JPEG ou PNG, de até 1 MB – anexar foto ao sistema.

O Profissional estrangeiro deverá apresentar cópia das páginas do passaporte com registro da identificação do titular, o número do passaporte e o visto temporário VIVIS emitido pelo Governo Brasileiro. Digitalizar os documentos e anexar em formato PDF, em único arquivo.

Após envio da documentação, haverá uma avaliação de acordo com a Portaria n° 195 de dezembro de 2016.

Será obedecido o seguinte critério de profissionais por empresa:

Televisão: 01 repórter, 01 repórter cinematográfico e 01 auxiliar;

Rádio: 01 repórter;

Jornal/Revista: 01 repórter e 01 repórter fotográfico;

Agência de Notícias: 01 repórter, 01 cinematográfico e 01 repórter fotográfico;

Portal de Notícias: 01 repórter

As credenciais serão entregues no dia 7 de junho das 9:30 às 10:30, no local do evento.

Mais informações sobre o evento: 

Assessor de Imprensa: Daniela Rezende – (61) 9.8408.4885

Assessoria de Comunicação da Vice-Presidência da República: (61) 3411-3731 | 3411-3726

Coordenação de Credenciamento de Imprensa: (61) 3411-1249 | 3411-1236

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Projeto de Lei visa o uso de Veículos Aéreos Não Tripulados pelos órgãos de Segurança Pública

Publicado

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Deputado Elizeu Nascimento (DC) é o autor do projeto de lei nº 512/2020 que disciplina o uso de veículos aéreos não tripulados (Vants), também conhecidos como drones. Tecnologia que poderá ser utilizado nas ações policiais e no monitoramento ambiental, de trânsito e de fronteiras.

A propositura propõe que órgãos da segurança pública deverão optar pela utilização dos Vants capazes de armazenar e transmitir imagens nas funções de investigação e de policiamento ostensivo, desde que respeitadas a vida, a integridade física, a intimidade, a privacidade e a imagem das pessoas.

Conforme com a proposta, os cursos de formação e capacitação dos agentes de segurança pública deverão incluir conteúdo programático que os habilite a operar Vants. O projeto também prevê que órgãos de segurança pública definam a quantidade e a qualidade adequadas de Vants para o cumprimento de suas missões.

O texto determina ainda que a o uso de Vants seja regulamentado pela autoridade de telecomunicações, pela autoridade de aviação civil e pela autoridade aeronáutica.

O parlamentar autor da proposta, Elizeu Nascimento, defende que o equipamento é uma valiosa ferramenta de que os órgãos de segurança pública podem dispor tanto na investigação, como no patrulhamento.

Leia mais:   Vice-presidente vem a MT tratar da operação de combate ao desmatamento

“Em várias situações, como na atuação de inteligência policial, no monitoramento ambiental, de trânsito ou de fronteiras, no apoio de alvos e no suporte a operações policiais, esses dispositivos podem permitir a visualização remota de áreas muito perigosas, extensas ou de difícil acesso, substituindo os helicópteros ou a presença física de policiais, de modo mais barato, rápido e seguro”, afirmou Nascimento.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana