conecte-se conosco


Política

Deputado Elizeu Nascimento incentiva eventos pelo Dia Internacional da Mulher

Publicado

Foto: ELIEL TENORIO PEREIRA

O deputado estadual Elizeu Nascimento (DC) participou de uma ação social em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher realizada na manhã do último sábado (9), no Centro Comunitário do bairro Altos da Serra (Cuiabá), que tem como presidente Cezinha Nascimento. Oparlamentar fez questão de prestigiar o evento que contou com diversos parceiros e atraiu centenas de pessoas em busca dos atendimentos oferecidos.

"Sempre apoiarei e incentivarei ações como essa, pois sou de origem humilde e conheço muito bem as dificuldade que uma pessoa carente encontra para ter acesso a uma consulta médica, a um advogado ou até mesmo para fazer uma segunda via de documento" disse Elizeu Nascimento.

Fátima Conceição da Silva de 39 anos, moradora do bairro Altos da Serra l foi a primeira a chegar no evento marcado para começar às 8h, ela chegou as 6h, e saiu feliz com o cabelo pintado, cortado e escovado e ainda levou um brinde para casa. 

Outra que saiu muito contente da primeira ação social" Unidos do Renascimento" foi Letícia Alves, de 22 anos,. Ela conta que precisava muito fazer um exame de vista e estava sem condições de pagar. "Moro no bairro Dr. Fábio I e estava na casa de uma amiga  no Altos da Serra quando ouvi o carro de som anunciando o evento. Vim e consegui fazer meu exame de vista de graça. Da última vez que fiz um exame tive que pagar R$ 200 e hoje deve estar mais caro, por isso estou contente e agradecida" falou a jovem.

Leia mais:   Deputado Claudinei destina emenda de R$ 200 mil para Pedra Preta

"Via Defensoria Pública do Estado, contamos com a presença do ouvidor-geral Clodoaldo Queiro e do advogado Tuca Nogueira e sua equipe, que fizeram dezenas de atendimentos entre eles, orientação jurídica, isenção da taxa para a retirada da segunda via do Registro Geral (RG) e também da certidão de óbito. A professora Silça Pinheiro trouxe seus voluntários para cuidar da beleza das mulheres, o enfermeiro Emerson Magalhães e sua equipe e a enfermeira Edna aferiram pressão e fizeram teste de glicemia, também foram realizados mais de 70 exames de vista pelo optometrista Carlos Yuhiti Hirose. Estiveram presentes as equipes dos Desbravadores da Igreja Adventista do 7° dia e o bazar da associação de Amigos da Criança com Câncer (AACC). Foram servidos lanches para nossas convidadas e elas participaram de um sorteio de brindes. As crianças que estavam acompanhando as mães puderam brincar no pula pula comer algodão doce e tomar refrigerante, enquanto elas eram atendidas. Tudo isso me deixou muito feliz. Agradeço a todos os parceiros e principalmente a Terezinha Nascimento esposa do deputado Elizeu Nascimento sem a ajuda dela o evento não teria sido o sucesso que foi". Agradeceu o presidente do Altos da Serra l  Cezinha Nascimento.

Leia mais:   ​​​​​​​Ulysses Moraes realiza fiscalizações em hospitais durante a pandemia

 O parlamentar em seu discurso destacou a importância que tem esse tipo de evento e agradeceu a todos envolvidos, “É muito emocionante participar de um evento tão grandioso como esse que atende os mais carentes, só tenho que agradecer a Deus em primeiro lugar e a todos que os parceiros que estiveram presentes a minha esposa Terezinha e a meu irmão Cezinha Nascimento que foram os idealizadores, continuarei incentivando projetos como esse”, finalizou Elizeu Nascimento.

Comentários Facebook

Política

PL que estende validade de receitas médicas por até 90 dias é aprovado em primeira votação

Publicado

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

COVID-19

Na sessão de quarta-feira (27), o projeto de lei nº 249/2020 de autoria do deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, que prorroga a renovação das receitas médicas devido o enfrentamento ao novo coronavírus, foi aprovado em primeira votação. Conforme o texto, o PL está em conformidade com o Decreto nº 432/ 2020, nos casos de calamidade pública ou quarentena.

Para o deputado Nininho, a proposição é uma medida que preserva a saúde dos pacientes dependentes de receituário de medicamentos contínuos tanto na rede pública quanto na particular com a garantia de adquirir os remédios neste período pandemia, com a validade de 90 dias.

“Nós chegamos a um ponto preocupante da contaminação, estamos numa situação de controle com relação a outros estados e, uma das orientações neste momento de combate e prevenção ao novo coronavírus, é que a população evite procurar as unidades de atendimento de saúde tanto público quanto particular, porém, as receitas vencem por isso a importância de estender a validade das receitas”, explicou Nininho.

Leia mais:   Fortalecimento Partidário: Deputado federal adota calendário de videoconferências para manter partido unido durante pandemia

Nininho alerta que a maioria dos dependentes de receitas contínuas são pessoas do grupo de risco. “A maioria dos pacientes que necessitam de receituário contínuo são pessoas que estão vulneráveis à contaminação, como os hipertensos, diabéticos, imunossupressores, pessoas em tratamento de câncer, entre outros. Precisamos cuidar para que essas pessoas não fiquem expostas a riscos de contaminação. Espero que seja sancionado mais rápido possível”, ratificou o parlamentar.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Governo garante estudo de viabilidade de UTI’s em Pontes e Lacerda

Publicado

Governador garantiu estudo de viabilidade para UTI's em Pontes e Lacerda.

Foto: Raul Bradock

Após reunião convocada pelo deputado Valmir Moretto (Republicanos), o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes se comprometeu a fazer um estudo de viabilidade para a construção de leitos de UTI’s na Santa Casa da cidade de Pontes e Lacerda. O estudo será feito por uma equipe técnica a cargo da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Na reunião, que aconteceu na terça-feira (26), ficou acordado que, caso os leitos sejam construídos, precisam ser definitivos, a exemplo do que aconteceu no Hospital Metropolitano de Várzea Grande e no Hospital Regional de Cáceres – daí a necessidade de um estudo detalhado.

O governador Mauro Mendes disse que o estudo é necessário pois existem regras do Ministério da Saúde que precisam serem cumpridas para que a obra se mantenha.

“O governo é sensível a isso, entende essa reivindicação e estamos trabalhando para que isso aconteça. Eu não vou tomar medidas irresponsáveis que não parem de pé em médio e longo prazo. O estudo técnico e consistente será feito, e se provar que realmente tem viabilidade, será feita as UTI’s. Isso trará resultados positivos para região e para Mato Grosso”, afirmou o governador.

Leia mais:   Faissal solicita implantação da Telemedicina no sistema público de saúde de MT

O deputado Valmir Morettto disse que ficou feliz com a decisão do governador em querer fazer o estudo e acredita que a cidade, por ser polo da região oeste, atende todas as condições necessárias.

Reunião aconteceu no Palácio Paiaguás à convite do deputado Valmir Moretto.

Foto: Raul Bradock

“Temos que ter esse estudo porque não estamos construindo UTI só para atender os casos de Covid-19, nosso sonho são unidades definitivas. O governo se posicionou favorável, tendo condições, será parceiro e vai por as unidades. Conheço Pontes e Lacerda e sei do potencial da região. Estamos falando de vidas, de pessoas e de muitas responsabilidades. Não tenho dúvidas de que esse estudo será viável”, afirmou Moretto após a reunião.

Pontes e Lacerda é cidade polo da região oeste e ponto de apoio para outros municípios, englobando a quantidade de 115 mil habitantes.  As novas UTI’s seriam implantadas no Hospital Santa Casa Vale do Guaporé. No primeiro momento atenderia a população em relação ao avanço do coronavírus (Covid-19) e depois ficaria em benefício da população.

Leia mais:   Max Russi propõe fornecimento de EPIs e testes rápidos à regional de Rondonópolis e municípios de MT

Além Mauro Mendes e o deputado Valmir Moretto, participaram da reunião os prefeitos Alcino Barcelos, de Pontes e Lacerda e o prefeito Geraldo Martins do Vale de São Domingos. Também estavam presentes representante do deputado dr. Gimenez e o presidente da Santa Casa, José Paulo Adriano.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana