conecte-se conosco


Policial

Delegacia de Entorpecentes conclui 211 inquéritos com 52 presos no trimestre

Publicado

Assessoria | PJC-MT

Desenvolvendo o planejamento operacional de suas ações por período, a Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) atua diariamente no combate ao comércio de drogas, seja o tráfico doméstico (desenvolvido em pequenas bocas de fumo em bairros) ou em investigações mais complexas como as de tráfico interestadual que movimenta grandes quantidades de substâncias ilícitas.

Com base neste plano operacional, a especializada fechou o primeiro trimestre de 2020 com 52 pessoas presas e 211 inquéritos policiais concluídos.

As ações realizadas entre janeiro e março deste ano, resultaram ainda na apreensão de aproximadamente 35 quilos de drogas entre maconha (18,6 kg), cocaína (5,3 kg) e outras substâncias (10,5kg), além da apreensão de 16 veículos (carros e motocicletas), 13 armas de fogo e diversos apetrechos relacionados ao trafico e objetos de origem ilícita.

As investigações individuais e também realizadas com apoio de outras instituições como a Polícia Militar, Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPaer), Pericia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e outras unidades da Polícia Civil e instituições de segurança, contam com apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário para poder alcançar o número expressivo de prisões, apreensões e de inquéritos concluídos pela unidade.

Segundo o delegado titular da DRE, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, o planejamento criado para especializada inclui metas para os policiais; ações integradas com outros órgãos; trabalho operacional aliado inteligência policial da unidade e apoio da sociedade através de denúncias que são recebidas diariamente via número 197.

Leia mais:   Polícia Civil incinera quase 300 quilos de entorpecentes em Alto Araguaia

“Todo esse conjunto de estratégias vem fortalecendo o trabalho da delegacia, que trabalha em diferentes vertentes, uma vez que o tráfico de drogas é um crime equiparado ao hediondo, sendo um dos que mais traz consequências, fomentando outros crimes contra o patrimônio, homicídios e trazendo tragédias na vida de famílias que tem usuários”, disse o delegado.

Metodologia de Trabalho

Os trabalhos da Delegacia de Repressão a Entorpecentes têm dois focos principais, o combate ao tráfico interestadual e de grandes carregamentos de entorpecentes, praticados por organizações criminosas especializadas no fornecimento e distribuição de drogas para todo estado e o combate ao tráfico doméstico ou “formiguinha” que tem como característica o comércio de drogas em pequenas quantidades, realizados em bairros da cidade.

O combate ao tráfico interestadual é realizado por meio de investigações avançadas, que exigem planejamento, fortalecimento da inteligência policial e trabalho integrado, para desarticulação do grupo criminoso envolvido com o crime. Já o tráfico doméstico é identificado através das investigações de rotina e denúncias anônimas, e reprimido por meio de ações diárias e cumprimento de mandados de busca e apreensão domiciliar.

Incineração

Outro trabalho realizado pela DRE no primeiro trimestre de 2020 foi a incineração de mais de 1,6 mil quilos de drogas apreendidos pela equipe da Delegacia Especializada de Trânsito (Deletran), próximo ao Rio dos Couros, na zona rural de Cuiabá. O grande carregamento de entorpecente, apreendido no dia 11 de março, estava camuflado em um caminhão.

Leia mais:   Polícias Civil e Militar fecham boca de fumo e prendem três pessoas em Campos de Júlio

A incineração da droga foi realizada pela DRE após autorização da Justiça. Vitor Hugo Teixeira explica que a destruição imediata do carregamento de maconha era essencial em razão da grande quantidade de droga e do alto valor da mercadoria ilícita.

Covid-19

Vitor Hugo destaca que diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foi percebida uma redução em grande parte das incidências criminais. Esse fato não ocorreu em relação ao tráfico de drogas, uma vez que diante do isolamento social a tendência é que o dependente químico continue em busca da droga.

“A ociosidade por parte do usuário aumento o desejo pelo consumo de drogas, e o comércio ilícito é facilitado pelo fato de alguns traficantes atuarem pelo sistema delivery. A DRE está atenta a situação, monitorando suspeitos e checando denúncias nesse sentido”, disse o delegado.

O delegado ressaltou ainda que todo resultado da delegacia se deve a união e empenho dos policiais, escrivães e investigadores, que mesmo nesse período de isolamento não medem esforços para estar na rua, investigando, identificando e prendendo envolvidos com o tráfico de drogas.

 

 

Fonte: PJC MT
Comentários Facebook

Policial

Polícia Civil cumpre mandados e prende mais três suspeitos de furto de aeronave em Matupá

Publicado

Assessoria/Polícia Civil-MT

Oito ordens judiciais, sendo três mandados de prisão e cinco de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos pela Polícia Civil, nesta quarta-feira (27.05), durante ação para esclarecer o furto de aeronave furto da aeronave Cessna Aircraft 182, ocorrido em Matupá (695 km ao Norte de Cuiabá).

Os mandados foram cumpridos nas cidades de Cuiabá e Matupá e resultaram na prisão de mais três pessoas suspeitas de envolvimento no crime. As diligências fazem parte das investigações conduzidas pela Delegacia de Matupá em parceria com as Delegacias Regional e Municipal de Guarantã Norte.

Entre os alvos presos em razão dos mandados judiciais, estavam um advogado e um estagiário do escritório de advocacia no município de Matupá e um oficial da Polícia Militar.

As investigações estão em andamento e devem continuar mais alguns dias para identificação de outros envolvidos no crime.

Furto e queda da aeronave

O furto da aeronave ocorreu no dia 21 de abril, no aeroporto na zona rural de Matupá. Inicialmente, foi verificado o furto de combustível, sendo observadas algumas mangueiras cortadas, porém, em seguida foi constatado o furto do avião que estava estacionado próximo ao escritório. Para praticar o furto, os criminosos cortaram o cadeado que segurava as hélices do avião.

Leia mais:   Polícias Civil e Militar recuperam veículo roubado na cidade de Cáceres

A aeronave foi localizada após a queda em uma área de mata de menos de 5 mil hectares, entre os municípios de Terra Nova do Norte e Nova Guarita. O avião ficou danificado e caiu com o trem de pouso virado para cima.

As buscas pela aeronave contaram com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) de Sorriso. Durante os trabalhos, também foram localizados pertences da vítima que estavam no avião no momento do furto e também camisetas e uma corda utilizadas pelos envolvidos no crim

 

Fonte: PJC MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Um suspeito é preso e drogas aprendidas em investigação sobre tráfico de drogas

Publicado

Assessoria/Polícia Civil-MT

Policiais civis de Alta Floresta prenderam nesta quarta-feira (27.05) prendeu um suspeito por tráfico de drogas e apreendeu diversas porções de substâncias entorpecentes durante investigação em um bairro da cidade.

A Divisão de Repressão à Entorpecentes da Polícia Civil recebeu informações de que no bairro Jardim Guaraná havia um ponto de venda de entorpecentes, local conhecido por “lojinha” e que dois suspeitos seriam os responsáveis pelo comércio ilícito.

Após investigações e diligências no local, os policiais civis avistaram os dois suspeitos em atitudes estranhas, que se embrenharam em um matagal próximo à residência, quando a equipe conseguiu prender um deles. O segundo fugiu e as diligências continuam para localizá-lo.

A equipe localizou diversas porções fracionadas prontas para a venda e, um ‘buraco’. O suspeito informou que na residência havia mais entorpecentes, também apreendidos.

O rapaz de 25 anos foi encaminhado à delegacia e, considerando o antecedente dele, o delegado Pablo Carneiro fez autuação em flagrante por tráfico de drogas. O suspeito foi encaminhado para a unidade prisional da cidade, onde ficará à disposição do Poder Judiciário.

Leia mais:   Polícia Civil incinera quase 300 quilos de entorpecentes em Alto Araguaia

Fonte: PJC MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana