conecte-se conosco


Cáceres e Região

Delegacia da Mulher tem nova estrutura e endereço em Cáceres

Publicado

Nova unidade fica na Rua General Osório, no centro da cidade. A delegacia também atende casos envolvendo crianças e idosos.

A Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso em Cáceres já atende em novo endereço. A nova unidade com estrutura ampla e de fácil acesso está localizada na Rua General Osório, nº 1084, no centro de Cáceres. A inauguração ocorreu nesta sexta-feira (09) com a presença de diretores da Polícia Civil e autoridades locais.

De acordo com a polícia civil, a nova estrutura tem o triplo do tamanho da antiga sede, que ficava na Avenida Getúlio Vargas. O novo imóvel, que é alugado, sofreu alterações obedecendo a requisitos do acolhimento humanizado e especializado às vítimas mulheres, crianças e idosos, que também são público da Delegacia. A unidade é acessível aos portadores de deficiência e idosos.

Para a titular da Delegacia da Mulher em Cáceres, Judá Maali Pinheiro Marcondes, a nova estrutura fará com que o serviço prestado pela polícia civil seja melhorado. “Só no ano passado nós tivemos quase 700 inquéritos instaurados e algo próximo disso também concluídos, então nós somos uma delegacia que produz muito. E por ter servidores tão comprometidos que lutamos junto à Diretoria da PJC e à Secretaria de Segurança Pública do Estado para que pudéssemos efetivar este novo prédio”, afirma Judá.

Leia mais:   Atribuir culpa à vítima de abuso sexual contribui com a legitimação do estupro

Presente durante a cerimônia de inauguração, a vice-prefeita de Cáceres parabenizou a iniciativa e avaliou como positivo o espaço apresentado pela PJC. “Nós sabemos o quanto a mulher cacerense precisa da atenção da sociedade e do estado. Tenho acompanhado todo o trabalho pra atender essas mulheres em situação vulnerável e sei quanto evoluímos aqui na nossa cidade nestes 13 anos da Lei Maria da Penha. Essa nova estrutura atende as necessidades dessas pessoas que precisam tanto dos trabalhos da Polícia Civil. Parabens à PJC e à Dra. Judá Maali”, diz Eliene.

Joner Campos

IMG_1222.jpg

A brinquedoteca para amparo de crianças e adolescentes em atendimento na unidade

A delegacia conta com brinquedoteca para amparo de crianças e adolescentes em atendimento na unidade, ou aquelas que acompanham as mães durante procedimentos. A unidade tem ainda uma sala de escuta especializada para oitivas de crianças vítimas de abuso sexual, com espaço acoplado para o delegado, escrivão, advogado e outras pessoas autorizadas a acompanhar as oitivas.

Em parceria com a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Cáceres e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a delegacia oferecerá serviço de assistência jurídica no âmbito familiar. O novo prédio também promete abrigar oficinas para cursos profissionalizantes, por meio de parcerias que ainda serão firmadas.

Leia mais:   Final de semana será de muito calor na Região Oeste, e início da semana será marcado por chuvas em Cáceres
Comentários Facebook

Cáceres e Região

Final de semana será de muito calor na Região Oeste, e início da semana será marcado por chuvas em Cáceres

Publicado

A chance de chuva em Cáceres ficam em 90% na segunda-feira que tem mínimas de 22°C e 35°C.

O final de semana na região oeste do estado será marcado por altas temperaturas, muito sol, porém no inicio da semana será marcado pela previsão de chuva por Cáceres. Na segunda e terça-feira deve chover em Cáceres e outras cidades da região.

O Instituto de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Inpe) aponta mínima de 24°C e máxima de 40°C para este sábado (19), em Cáceres. O domingo (20) terá entre 24°C e 37°C. A chance de chuva ficam em 90% na segunda-feira que tem mínimas de 22°C e 35°C.

A previsão para Pontes e Lacerda (226 km de Cáceres) neste sábado é que a mínima chegue a 21°C nos próximos dias e a máxima 36°C. As chances de chuvas ficam em 5%. Sendo que no domingo teremos mínimas de 22°C e 36°C.
Em Mirassol D’Oeste (80 km de Cáceres), a temperatura deve variar entre 20°C e 39°C no fim de semana.

O Inpe mostra que o fim de semana em Araputanga (122 km de Cáceres) será sem chuva e a temperatura fica entre 20°C e 38°C.

Leia mais:   Dois Comandos Regionais da Polícia Militar de MT estão com novos comandantes

Em Porto Esperidião (190 km de Cáceres), a mínima será de 23°C e a máxima de 40°C no fim de semana. A chance de chuva é de 5%.

Por: Joner Campos

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Queimadas e seca do rio Paraguai levam prefeitura de Cáceres decretar situação de emergência

Publicado

A Prefeitura de Cáceres, um dos municípios mato-grossenses que abrangem o Pantanal, decretou situação de emergência em decorrência das queimadas na região causada pelo baixo volume de chuvas dos últimos meses.
Uma das áreas atingidas pelas chamas no município é a Estação Ecológica de Taiamã, uma unidade de conservação no Pantanal. O incêndio no Pantanal começou em julho e as chamas se alastraram, com o vento e o tempo seco, consumindo até agora mais de 2,9 milhões de hectares na região.
Outro problema grave é que a cidade é abastecida pela água do Rio Paraguai, que enfrenta a maior seca dos últimos anos.
De acordo com o prefeito Francis Maris, foram queimadas pontes, cercas, além de muitos animais que morreram queimado e outros danos nas propriedades rurais.
O decreto foi encaminhado para o governo do estado e Defesa Civil para homologação. O prefeito afirmou que, se for homologado e o município receber ajuda financeira, serão adquiridos mais caminhões-pipa e equipamentos usados no combate a incêndio.
Dos 24.593 km quadrados de extensão que o município possui, 60% fica no Pantanal e a maior parte dessa área foi atingida pelos incêndios.
Leia mais:   Esta semana: Sine Mato Grosso oferta 1.841 vagas de emprego
O decreto do dia 9 de setembro argumenta que Cáceres apresenta tem alto índice de calor, sendo considerado um dos recordistas dentre os municípios do país.
De acordo com o decreto, os focos de calor geram grande prejuízos públicos e econômicos levando a população a perecer mediante e perante grandes incêndios.
O coordenador de Proteção e Defesa Civil de Cáceres, Orisvaldo José da Silva, afirmou que, com o decreto, o município poderá receber recurso do governo federal para ajudar no plano de ação.
O Rio Paraguai atingiu nesta semana o nível fluvial mais baixo registrado pela Agência Fluvial da Marinha nos últimos anos, de 58 centímetros.
Em comparação ao mesmo período do ano passado, o nível de água está bem mais baixo. No dia 15 de setembro do ano passado, o índice era de 86 centímetros, uma diferença era 30 centímetros.
Na cheia, em março deste ano, o nível chegou a 4,4 metros, o maior nível deste ano.
Do G 1 MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana