conecte-se conosco


Política

Crescimento da bacia leiteira de MT é tema de audiência em Araputanga

Publicado

Foto: FLÁVIO GARCIA / Secretaria de Comunicação Social

Pensando em atender as demandas dos pequenos produtores, em específico da bacia leiteira estadual da região oeste, que possui amplo potencial de crescimento e geração de renda familiar no campo, o deputado Valmir Moretto (Republicanos) comandará uma audiência pública para tratar do tema, nesta segunda-feira (21). O evento será realizado no município de Araputanga, escolhido estrategicamente pelo alto número de laticínios e por estar no centro das 22 cidades que compõem a região oeste de Mato Grosso.

Atualmente, Mato Grosso é o 11º maior produtor de leite do país, com média mensal de 34 mil litros e anual de 684 milhões de litros, sendo a cadeia do leite a mais predominante nas propriedades dos agricultores familiares. Os números são expressivos; 21% da produção do leite da agricultura familiar de Mato Grosso contribuem para o cenário do agronegócio brasileiro.

Pensando em ajudar a crescer esses números e melhorar o ranking do estado, Moretto, técnicos da Empaer, Embrapa e Ministério da Agricultura e veterinários especialistas em genética leiteira e embrião convidam para participar do ato, que ocorrerá na sede do Rotary Club de Araputanga, a partir das 18h30.

Leia mais:   Lei obriga campanha educativa antidrogas em shows e eventos culturais

Moretto afirmou que a audiência irá tratar de assuntos que possam contribuir para o crescimento da cadeia leiteira. Mato Grosso já esteve melhor ranqueado, mas com a falta de investimento no setor, hoje o estado está atrás de estados como Pernambuco, Bahia e Ceará, que possuem históricos de maior seca por ano e solo que não são tão úmidos como o de Mato Grosso.

“É uma grande oportunidade que temos para mostrar e ver o quanto a genética do gado de leite vem desenvolvendo e melhorando a bacia leiteira dos municípios da região oeste. Precisamos melhorar nossa posição no ranking. Já estivemos entre os oito melhores do Brasil e hoje somos o 11º. Então vamos discutir o melhoramento e o quanto podemos crescer”, disse o parlamentar.

O secretário Silvano Amaral, titular da pasta de Agricultura Familiar do Estado (Seaf), também confirmou participação no evento, assim como membros de laticínios, sindicatos e instituições bancárias, que irão falar sobre oportunidade de crédito com os pecuaristas que estiverem no local.

Serviço  – O quê – Audiência pública sobre a bacia leiteira de Mato Grosso

Leia mais:   Deputados aprovam decretos de calamidade e recomendam fiscalização de recursos

Quando – Segunda-feira (21)

Horário – 18h30

Onde – Rotary Club de Araputanga

Comentários Facebook

Política

Moradores reivindicam iluminação pública a Faissal

Publicado

Atendendo à demanda trazida por moradores dos bairros Real Parque e Residencial Jardim Pauliceia, o deputado Faissal Calil (PV) apresentou, na sessão plenária de quarta-feira (27) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), uma indicação que será encaminhada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SINFRA), solicitando a necessidade de iluminação na Rodovia Palmiro Paes de Barros.

O parlamentar ressaltou que a falta de iluminação em vias públicas gera insegurança e facilita a ação de criminosos. “Recebi muitas reclamações em razão da falta de iluminação nesse local, o que tem gerado insegurança e transtornos não só aos moradores da região mas a todos que transitam por ali. Sem contar que a escuridão facilita a ação de criminosos que aproveitam para cometer assaltos e outros delitos”, justificou Faissal.

A iluminação também proporcionará melhor visibilidade ao trecho, de forma a propiciar qualidade no trânsito e segurança para aqueles que trafegam pela rodovia.

Comentários Facebook
Leia mais:   PL que estende validade de receitas médicas por até 90 dias é aprovado em primeira votação
Continue lendo

Política

Lúdio questiona quantidade e qualidade de respiradores nas UTIs do SUS em Mato Grosso

Publicado

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral (PT) cobrou do governo de Mato Grosso estruturação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) anunciados para o Sistema Único de Saúde (SUS), para que eles sejam úteis no combate à pandemia da covid-19. Durante sabatina do secretário de Saúde, na sessão de quarta-feira (27), Lúdio destacou a necessidade de cada leito de UTI ter um respirador adequado para atender aos pacientes infectados pelo coronavírus.

“Para que um paciente grave da covid-19 tenha tratamento adequado, não basta ter um leito de UTI. Esse leito precisa de toda uma estrutura, de retaguarda, equipe e equipamentos. Isso inclui respiradores de especificação técnica adequada. O leito de UTI para covid tem que ter respirador, ou não será leito para covid”, alertou.

Lúdio explicou que o padrão nas UTIs são cinco respiradores disponíveis e dois reservas para cada dez leitos. “O governo estadual anunciou ter 302 leitos de UTI disponíveis para a pandemia. Se esses leitos que o governo anunciou seguirem o padrão, na verdade temos apenas metade do que foi anunciado, porque todos os pacientes graves da covid-19 precisarão de respiradores”, observou Lúdio.

Leia mais:   AGU e deputado federal farão reunião com associações militares de MT contra ação da PGE

Durante a sessão, o parlamentar fez diversos questionamentos ao secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, sobre o combate à pandemia da covid-19 em Mato Grosso. Porém, o secretário afirmou que não tinha as informações e muitas questões ficaram sem resposta. Por isso, Lúdio vai apresentar um requerimento para obter informações da Secretaria de Estado de Saúde.

Entre as perguntas feitas por Lúdio, e que serão repetidas no requerimento, está a quantidade de respiradores disponíveis no estado nas UTIs do SUS, bem como a especificação técnica desses respiradores. O deputado quer ainda dados sobre o tempo médio de internação e a taxa de mortalidade entre os pacientes da covid-19 internados em UTI no SUS em Mato Grosso.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana