conecte-se conosco


Mato Grosso

Corpo de Bombeiros homenageia autoridades, promove oficiais e praças e anuncia local de nova sede

Publicado

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, entre outras autoridades, receberam nesta segunda-feira (02.12) a condecoração Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso “Imperador Dom Pedro II – Grau Comendador”. Além das homenagens, a solenidade também teve promoção de oficiais e praças e o anúncio do local para a nova sede do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, marcando o Dia do Patrono da instituição.

A nova sede será construída em um terreno em frente à entrada do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), no Centro Político Administrativo. Conforme o projeto, a unidade ainda terá auditório, espaço para viaturas operacionais e a Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico.

O governador disse se sentir honrado em fazer parte da solenidade, que marca o reconhecimento da carreira militar.

“Hoje é um marco também porque estamos entregando a escritura do terreno do futuro Comando Geral e nos próximos anos teremos uma sede definitiva para o Corpo de Bombeiros”, comentou Mauro Mendes.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges, pontuou que a corporação obteve destaque internacional com o intenso combate aos incêndios florestais neste ano.  Foram 1.191 combates aos incêndios e cerca de cem mil ocorrências de diversas naturezas atendidas em 2019.

Leia mais:   Governo comprova com documento da Prefeitura de Cuiabá exclusão de 40 leitos da Covid

“Nosso objetivo é atender o maior número de cidadãos, com a maior presteza possível”, afirmou o comandante, lembrando que o Corpo de Bombeiros está em 22 municípios, sendo sete Comandos Regionais, distribuídos de maneira a atender todo território de Mato Grosso.

A construção da nova sede do Corpo de Bombeiros Militar tem o apoio da Assembleia Legislativa e do Ministério Público Estadual, através de doações de recursos. A corporação pleneja a conclusão de uma base operacional em 2020.

Promoções

Foram promovidos 32 praças e 4 oficiais, de acordo com os critérios da Lei de Promoções das Carreiras Militares do Estado de Mato Grosso. O CBMMT priorizou a qualificação da tropa, que está atualizada com os protocolos internacionais e continua em contante revisão de procedimentos.

Homenagens

Além do governador e da primeira-dama, receberam medalhas o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho; o promotor de Justiça, Mauro Zaque; o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante; a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti; o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo; o procurador-geral do Estado, Francisco Lopes; o comandante-geral da PM, Jonildo José de Assis; o comandante do CBMRS, coronel César Fonfani; a desembargadora do Tribunal de Justiça, Helena Maria Bezerra Ramos; o secretário de Planejamento, Basílio Bezerra, o general de Brigada, Fernando Herzer; o delegado Mauro Aravechia de Rezende e o diretor-geral da Politec, Rubens Sadao Okada.

Leia mais:   Quinta-feira (28): Mato Grosso registra 2.085 casos e 54 óbitos por Covid-19

Também foram homenageados os coronéis do CBMMT, Ricardo Antônio Bezerra Costa, Sandro Caillava, Vagner Santino da Silva, Agnaldo Pereira de Souza, Silvio Bernardes dos Santos, Abadio José da Cunha Júnior, Arboes José Jacob e Aloisio Metelo Júnior.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Governo avança na execução das obras de pavimentação de 41 km em Aripuanã

Publicado

As obras de pavimentação de um trecho da MT-208, que vai do munícipio de Aripuanã até a BR-174, seguem em andamento e em ritmo acelerado. Executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), a obra é resultado de um termo de cooperação entre Estado e a Prefeitura de Aripuanã.

O asfaltamento da MT-208 compreende o trecho que vai de Aripuanã até Passagem do Loreto, no entroncamento da MT-418, que dá acesso à BR-174. Neste momento são realizados os serviços de terraplanagem e tudo corre como previsto no cronograma.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, essa obra é mais uma das várias que estão sendo realizadas como resultado de cooperações firmadas com as prefeituras. Nesse modelo de parceria, o Estado e Município se unem para executar a obra.

Obras em Aripuanã seguem a todo vapor

A Sinfra fica responsável por realizar a licitação das obras, excluindo alguns serviços que serão executados pela prefeitura, como licenciamento de jazidas, controle e recomposição ambiental, sinalização e obras complementares.

Leia mais:   Governo comprova com documento da Prefeitura de Cuiabá exclusão de 40 leitos da Covid

“Essa região do Estado ainda está isolada do resto do território mato-grossense por não ter um metro de asfalto como acesso à cidade. Mas juntos estamos trabalhando para mudar essa realidade, pois é uma região promissora, em pleno desenvolvimento, que precisa de obras de infraestrutura”, disse Marcelo de Oliveira.

Ainda segundo o secretário, a pavimentação vai assegurar o fortalecimento da economia do município de Aripuanã, reconhecida como segundo maior produtor de energia, referência na extração mineral, pecuária e manejo sustentável.

Serão pavimentos 41 quilômetros

Ponte de concreto

Além da pavimentação, está prevista a construção de uma ponte de concreto na MT-208, sobre o Rio Aripuanã.  O processo licitatório para contratar a empresa responsável por elaborar o projeto e executar a obra, que terá um total de 240 metros de extensão, além do encabeçamento, já está em andamento.

A ponte vai ligar Aripuanã ao distrito de Conselvan, à cidade de Rondolândia e ao estado de Rondônia – e será uma importante alternativa para o escoamento da produção e fundamental para fortalecer o desenvolvimento econômico de toda a região Oeste do município de Aripuanã.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Ambulâncias vão reforçar combate ao coronavírus no interior do Estado

Publicado

O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, entregaram de forma simbólica, nesta terça-feira (02), no Palácio Paiaguás, 20 novas ambulâncias com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que serão destinadas para os Hospitais Regionais e utilizadas para o enfrentamento da pandemia pelo coronavírus. As unidades móveis integram uma compra emergencial de 44 unidades, feita pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) em maio.

“Estamos fazendo isso dentro da estratégia dos hospitais de referências que temos no interior. Com isso, a gente vai adotando o estado com essa capacidade; atendendo a nossa população, abrindo novas UTIs e deixando que a nossa economia continue funcionando em regime de quase normalidade”, pontua o governador, destacando a importância dessa estratégia adotada pelo governo que “minimiza o impacto na vida das pessoas, dos empregos, das atividades econômicas, tão essencial para que as pessoas possam sobreviver”.

O valor total do investimento é de R$ 9.584.800,00, recurso próprio da gestão estadual, informa o secretário Gilberto. O gestor também lembra que os veículos servirão tanto para o combate ao coronavírus quanto para o atendimento às demais enfermidades. A previsão é que as outras 24 ambulâncias sejam entregues ainda no mês de junho.

Leia mais:   Governador anuncia nova prorrogação do prazo para pagamento do IPVA

“Essas ambulâncias vão ajudar muito porque não temos leitos para pacientes com Covid-19 em todos os municípios do estado de Mato Grosso, tampouco em todos hospitais. Um paciente que estiver em uma localidade e precisar ser transportado para um hospital de referência poderá ser transportado de forma área ou terrestre; cabendo ao médico regulador da Central de Regulação, de acordo com as informações do paciente, decidir isso”, afirmou Gilberto, ao enfatizar que a equipe da SES-MT trabalha intensamente para fornecer melhores condições de atendimento em meio à pandemia do coronavírus.

O governador do Estado parabenizou o secretário de estadual de Saúde e toda a sua equipe pelo êxito obtido até aqui diante das estratégias adotadas, assim como todos os profissionais de saúde pelo empenho neste momento que exige atenção no atendimento à população nas unidades de referência.

“Agradeço também a Assembleia Legislativa, a nossa base, pelo apoio. A segunda leva vai contar com emendas parlamentares e vamos destiná-las a várias cidades do interior, para compor a rede de atendimento que está sendo construída pela SES com ajuda dos prefeitos”, concluiu o governador.

Leia mais:   PGE denuncia Prefeitura de Cuiabá por receber dinheiro e excluir UTIs de Covid

De acordo com a Secretaria Adjunta de Aquisições e Finanças da SES, a previsão é de que os 44 veículos sejam divididos entre os Hospitais Regionais, localizados no interior do Estado, e as unidades especializadas.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana