conecte-se conosco


Esportes

Copa América 2019 terá reconhecimento facial nos estádios

Publicado

Campeonato será realizado no Brasil de 14 de junho a 7 de julho

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou hoje (25) que vai utilizar o sistema de reconhecimento facial para identificação de torcedores nos seis estádios onde serão disputadas as partidas da Copa América Brasil 2019. A novidade foi anunciada hoje (25) na abertura do Seminário Geral de Proteção e Segurança, no teatro do Sesc/Senac, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, organizado pelo Comitê Organizador Local.

De acordo com o gerente de Segurança do Comitê Organizador Local da Conmebol, Hilário Medeiros, esse será o primeiro evento no Brasil a trabalhar com o reconhecimento facial. “Vamos deixar um banco de dados que será abastecido com informações de todo o mundo. Trabalhamos em parceria com os órgãos de segurança pública e a Interpol [organização internacional que ajuda na cooperação de polícias de diferentes países] para impedir que um indivíduo indesejado, que já tenha ou possa vir a causar distúrbios, entre nos estádios e perturbe o torcedor”, explicou.

Medeiros disse que, além da utilização do sistema de reconhecimento facial para coibir a presença de vândalos ou pessoas foragidas da Justiça nos estádios, um efetivo de 10 mil agentes de segurança privada será contratado pelo Comitê Organizador Local para o policiamento dentro dos estádios.

Leia mais:   Equipe de futsal feminina Cáceres/Uirapuru/Faipe é Bicampeã da Copa Centro América

O planejamento de segurança da Copa América Brasil 2019 foi desenhado em parceria com a Secretaria de Operações Integradas (Seopi), responsável pela articulação entre o os organizadores e os órgãos de segurança pública e agências reguladoras: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Segundo o coordenador geral de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, coronel Antônio Edgard Santos de Jesus, o trabalho foi feito em parceria com o Comitê Organizador Local. “Outro trabalho é o de identificar alguns fatores que podem representar risco para a operação, fazemos o monitoramento deles e já montamos uma ação de resposta”, avaliou.

No discurso de abertura do seminário, o diretor de Operações do Comitê Organizador Local, Agberto Guimarães, destacou a excelência do país na promoção de grandes eventos. “Fazer um evento desta natureza, como é a Conmebol Copa América, após 30 anos, faz bem para o país porque voltamos a ser janela para o mundo. O Brasil organizou uma série de eventos recentemente, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e nada, do ponto de vista da segurança, manchou qualquer um desses eventos”.

Leia mais:   Equipe de futsal feminina Cáceres/Uirapuru/Faipe é Bicampeã da Copa Centro América

A Copa América será realizada no Brasil de 14 de junho a 7 de julho.

Edição: Lílian Beraldo
Por Douglas Corrêa – Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro
Comentários Facebook

Cáceres e Região

Equipe de futsal feminina Cáceres/Uirapuru/Faipe é Bicampeã da Copa Centro América

Publicado

Depois de se classificar de forma invicta na fase grupos, Cáceres/Uirapuru/Faipe chegou a Cuiabá para disputar as semifinais como uma das grandes favoritas da competição. Não por menos, já que as meninas de Cáceres detinham o título de 2018.  As quatro semifinalistas que brigavam pelo título tinham muita tradição no esporte de quadra. Cáceres/Uirapuru/Faipe, Mixto de Cuiabá, ASF de Sorriso e Assif de Sinop.  As previsões se confirmaram na quadra e os jogos foram emocionantes. O Mixto venceu Sinop por 7 a 4 e na outra partida, num jogo eletrizante a equipe cacerense venceu Sorriso na prorrogação por 3 a 2, o placar do tempo normal terminou em 2 a 2, depois que Cáceres cedeu o empate nos últimos minutos.

Na grande final, acontecida na manhã de sábado (20), às 07 horas, com transmissão ao vivo pela TV Centro América, Cáceres/Uirapuru/Faipe, foi com tudo para cima das mixtenses e impuseram seu ritmo de campeãs, vencendo o Mixto da capital mato-grossense por 2 x 0. Agora a galeria de títulos da equipe cacerense só aumenta e as meninas são bicampeãs com méritos.

Para o Doutor Marcus Vinícius Crepaldi, proprietário da Clínica Crepaldi e da Faculdade do Ipe –Faipe, um dos incentivadores e patrocinadores da equipe, desde que foi procurado por Marcelo Santana, diretor do time de Cáceres, sentiu a necessidade e a vontade de apoiar as cacerenses. “Acredito na educação através do esporte e na transformação do indivíduo e da sociedade pela prática esportiva. Estamos fazendo nossa parte e a equipe de Cáceres tem sido uma grande campeã nas quadras e no estudo”, destacou Marcus.  Ele informa que seis jogadoras têm bolsas de estudo integrais na Faipe e cursam o nível superior graças ao esporte. “É isso que devemos incentivar não só o esporte, mas a cidadania através de um curso superior,” observou.

Já Marcelo Santana, diretor da equipe cacerense agradeceu os patrocinadores de Cuiabá e de Cáceres que foram responsáveis, mais uma vez, pelo sucesso das meninas. “O Futsal feminino deu um salto de qualidade, a prova disto é que as quatro equipes que chegaram as semifinais tinham condições de ser campeãs, mas mais uma vez as meninas de Cáceres foram sensacionais. Reconheço a importância dos patrocinadores”, comemorou  Marcelo.

Para ele a importância deste título vem ao encontro do seu sentimento de ver em destaque a cidade onde mora sua família e seus filhos. “é muito bom poder colocar Cáceres em destaque, porém quero aproveitar para pedir um apoio dos órgãos competentes para introduzir um trabalho de base no futsal. O meu maior sonho é um projeto de base em Cáceres, quero propor uma parceria com a prefeitura através da Secretaria de Esportes para desenvolvermos ainda mais o futsal”, avisou Marcelo.

O diretor ainda informou que Cáceres está classificada para a Copa Brasil de Futsal, que acontece em setembro e já tem definido o primeiro adversário, Brasília, jogo de ida e volta.  “Infelizmente esse jogo terá que ser na capital porque nenhuma quadra atende as exigências da Confederação Brasileira de Futsal” lembrou.

Leia mais:   Equipe de futsal feminina Cáceres/Uirapuru/Faipe é Bicampeã da Copa Centro América

As grandes campeãs são Janaina (Tampinha), Kerol, Karolina, Caroline (Carol), Milena, Samantha, Tatiane (Ratinha), Givanilda (Branquinha), Laura (PIqui), Mirian, Suellen, Layane, Anna Flávia, Thayná, Mirelle e Jaqueline. A comissão técnica foi formada pelo técnico Marcos Penna e auxiliares Eric Matos e Mamedes. Diretor Marcelo Santana.

Por: Esdras Crepaldi

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Seleção Brasileira aguarda adversário na grande final da Copa América

Publicado

A primeira edição do programa Bate Bola Nacional desta quarta-feira (3) destacou a vitória da Seleção Brasileira sobre a Argentina e a expectativa pela grande final da Copa América. A apresentação é de Astrid Nick.

Ouça o programa na íntegra:

Com dois gols na vitória desta terça-feira (2), o Brasil agora aguarda para saber quem será o seu adversário no domingo (7): Chile ou Peru.

Confira também notícias sobre futebol de 7 e Libertadores da América.

Agencia Brasil
Comentários Facebook
Leia mais:   Equipe de futsal feminina Cáceres/Uirapuru/Faipe é Bicampeã da Copa Centro América
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana