conecte-se conosco


Brasileirão Série A

Conversa, repetição e compactação: o que esperar de Falcão à frente do Inter

Publicado

Falcão treino Inter (Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter)Falcão deu primeiro treino na tarde de quarta-feira
(Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter)

Foi apenas um treino. Porém, o suficiente para Paulo Roberto Falcão apresentar seu estilo de comando. Para receber a confiança dos jogadores do Inter, o novo treinador deve prezar pela conversa. Minucioso, dá ênfase à repetição até que as jogadas saiam conforme deseja. Inclusive pode relembrar as funções de volante clássico que o tornaram Rei de Roma para exercitar até mesmo o passe perfeito aos comandados.

Na ensolarada tarde de quarta-feira, com boné e óculos escuro, o técnico comandou a primeira atividade no CT do Parque Gigante. Com o grupo reunido e munido de uma prancheta, explicou o que esperava dos atletas.

LEIA MAIS
> Inter e Bahia devem trocar Lomba por Muriel
> Relembre as outras duas passagens de Falcão> Falcão recebe carinho da torcida 

Os primeiros movimentos foram marcados por muita pausa. Aos gestos, Falcão explicava como o passe precisa ser dado ao companheiro, o local em que o jogador deve estar e como se posicionar, tanto para ser acionado como para marcar o adversário. Quando a estratégia não saía como planejado, repetia à exaustão.

A conversa é sua grande ferramenta. Falcão instruiu os pupilos a todo instante. Em determinados momentos, adotou o papo particular para um conselho no intuito de aprimorar a execução.

? No primeiro momento, é preciso conhecer bem as características. Temos um grupo que pode realmente dar mais. Vim aqui para colaborar com eles na expectativa de que possamos subir e alcançar os voos que eu acho que o Inter tem que alcançar. O objetivo é esse ? declarou na entrevista coletiva de apresentação.

Falcão treino Inter (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)Falcão orienta Paulão durante treino do Inter (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)

Falcão é adepto do 4-4-2 em duas linhas. Entende que o time fica mais compactado, sem dar espaços aos rivais. Com a ausência de Ernando, preservado, postou a defesa com William, Paulão, Alan Costa e Raphinha. No meio-campo, Rodrigo Dourado e Fernando Bob atuavam por dentro, com Andrigo e Gustavo Ferrareis por fora. Depois, Andrigo ficou mais adiantado, com Sasha cumprindo a função pela direita.

O técnico quer movimentação em bloco. No treinamento tático, os volantes quase trotavam, para evitar desproteger a defesa. Nada de um jogador se afobar e sair do “espaço delimitado”. A ideia é estar sempre próximo do parceiro para o passe curto. Como deixou claro na coletiva, a ligação direta, uma das marcas de Argel, não lhe agrada:

? Gosto do time que sabe jogar, que tenha condição de compactar bem, tenha marcação. O chutão é uma ilusão de 10 segundos porque a bola volta. Mas tem que tentar dar a confiança. Para não dar o chutão, tem que ter aproximação. O desafio é colocar isso em pauta.

Falcão orienta o time do Inter (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)Falcão quer o time do Inter próximo entre os setores (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)

O primeiro time de Falcão teve: Muriel; William, Paulão, Alan Costa e Raphinha; Fernando Bob, Rodrigo Dourado, Andrigo e Gustavo Ferrareis; Eduardo Sasha e Vitinho.

Não será surpresa se Alex ? que chegou a ser preterido por Argel da viagem a Recife no último final de semana, na derrota por 1 a 0 para o Santa Cruz ? surgir na equipe com mais frequência. Ao término da atividade de quarta, Falcão chamou o canhoto para uma conversa que contou também com o coordenador da preparação física Élio Carravetta.

Nesta quinta, Falcão busca passar mais conhecimentos ao grupo de jogadores. A atividade está prevista para ocorrer pela parte da manhã. No domingo, às 16h, o Inter enfrenta o Palmeiras no Beira-Rio no primeiro jogo do ex-volante em sua terceira passagem como técnico pelo clube. Atualmente, o Colorado está em nono no Brasileirão com 20 pontos, nove atrás do Verdão, que lidera a competição.

Confira todas as notícias do esporte gaúcho em www.globoesporte.com/rs

Comentários Facebook

Brasileirão Série A

Seleção Brasileira encerra preparação para amistoso contra República Tcheca

Publicado

Programa No Mundo da Bola desta segunda-feira (25) também destacou a reta final dos principais campeonatos estaduais do país; ouça na íntegra

O programa No Mundo da Bola desta segunda-feira (25) destacou o amistoso da Seleção Brasileira com a República Tcheca. Waldir Luiz, Márcio Guedes, Bruno Mendes e toda a nossa equipe também analisaram a reta final dos principais campeonatos estaduais do país e as principais notícias do esporte nacional e internacional.

Clique no player e ouça o programa na íntegra:

No Mundo da Bola é transmitido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, de segunda a sexta-feira, a partir das 17h. Para participar das transmissões, o internauta deve ligar para (21) 2117-6918 ou (21) 2117-6919.

Fale com a equipe de esportes das Rádios EBC pelo e-mail: esporte.radios@ebc.com.br.

Agencia Brasil
Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Palmeiras volta a ter time feminino depois de 9 anos

Publicado

Repórter Lincoln Chaves trouxe todas as informações da preparação do Verdão para o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino dentro do programa No Mundo da Bola desta quinta-feira (14); ouça na íntegra
Começa neste sábado (16) a sétima edição do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. E a Rádio Nacional traz uma série de matérias sobre a principal competição do futebol feminino no país. A terceira reportagem fala do Palmeiras e dos seus reforços para disputar a competição além do projeto da diretoria para a modalidade. O repórter Lincoln Chaves trouxe todas as informações do Verdão dentro do programa No Mundo da Bola desta quinta-feira (14).

Ouça no player abaixo:

O Palmeiras retorna ao feminino após nove anos. O time vai jogar em Vinhedo, cidade parceira do versão nesta edição.

A equipe foi apresentada em meados de fevereiro e é comandada pela treinadora Ana Lúcia Gonçalves.

O No Mundo da Bola é transmitido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, de segunda a sexta-feira, a partir das 17h. Para participar das transmissões, o internauta deve ligar para (21) 2117-6918 ou (21) 2117-6919. Fale com a equipe de esportes das Rádios EBC pelo e-mail: esporte.radios@ebc.com.br.
Tags: Palmeiras Futebol Feminino Brasileirão Feminino

Agência Brasil

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana