conecte-se conosco


Cáceres e Região

Contadora de Histórias: ‘Memórias inventadas’ do poeta Manoel de Barros inspira atividade no Clube do Livro do IFMT Cáceres

Publicado

O mês de maio se desvela com resultados da intervenção promovida pelo Clube do Livro do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo na imersão de estudantes e comunidade interna na obra de poesia e prosa “memórias inventadas” do poeta mato-grossense Manoel de Barros.

Em meio às atividades realizadas todas as quintas-feiras de disponibilização de obras no saguão do campus em espaços de leituras e de reflexões, o projeto recebeu, na agenda de fechamento do mês de abril,  a professora e contadora de histórias Rosângela da Rocha que conduziu as pessoas participantes a uma viagem no imaginário de Manoel de Barros sobre os percursos e experiências de uma vida refletida em infâncias.

Em uma plenária composta em sua maioria por estudantes, as histórias contadas por Rosângela além do despertar para o encantamento da prosa poética de Manoel de Barros, apresentaram a versatilidade das narrativas de contadoras e contadores de histórias e despertaram a curiosidade e o estímulo para a leitura.

A estudante Camila Mendes, do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio resume a experiência como o despertar para “um encantamento sobre a história”. Para a estudante a arte utilizada por Rosângela despertou curiosidade sobre estilos de linguagens e narrativas presentes na literatura brasileira.

Leia mais:   Produto desenvolvido por servidor do IFMT Cáceres é primeira patente internacional de MT com ideia protegida em 153 países

 “Ela traz para uma linguagem onde formulamos e imaginamos as cenas. Eu gosto muito de ler, mas quando se trata da literatura brasileira em si tenho dificuldade de me prender a uma obra. E momentos assim, desperta vontade de mais conhecer a maneira que os autores brasileiros escrevem”, afirma Camila.

Professora da rede municipal, graduada em Filosofia e Letras e mestranda em Educação, Rosangela é entusiasta na difusão da arte de contação de história e da sua expressão como movimento educacional e cultural. A apresentação no projeto Clube do Livro do IFMT Cáceres integrou a agenda do mês de Abril de incentivo à leitura a partir da criação do Dia Mundial do Livro (23) instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Unesco.

Coordenado por docentes da área de linguagem do IFMT Cáceres, o Clube do Livro propõe além do convite cotidiano à leitura, com diálogos em encontros presenciais e socialização das impressões em mural no campus, o cenário para a difusão de textos autorais.  As atividades são organizadas pelas professoras Maribel Chagas de Ávila, Claudinéia de Assis Maldonado Pinho, Denise Dalmas Rodrigues e Inêz Aparecida Deliberaes Montecchi e pelos professores João Vanes da Silva Tobias, Luciano Paulo da Silva e Marcos Aparecido Pereira.

Leia mais:   Secretaria de Saúde realiza mudanças no atendimento para evitar grande fluxo de pacientes

Edna Pedro  DRT RJ 5056/2001
Assessoria de Comunicação
IFMT/Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo
(65) 3221-2631
Comentários Facebook

Cáceres e Região

Em Cáceres, 470 casos suspeitos de Covid-19 esperam por resultados de exames do Lacen-MT

Publicado

Assessoria

Os números oficiais da Covid em Cáceres cresceram nas últimas 48 horas, segundo o boletim epidemiológico divulgado neste sábado (4) e chegaram a 377 casos confirmados, um crescimento de 46 novos casos.

O que tem preocupado, por exemplo, são os casos em investigação que ainda esperam por resultados dos exames.

Cáceres tem 470 pessoas aguardando resultados de exames.

Os dados divulgado neste sábado (4), estão curados 81 pessoas , 15 estão internadas e 19 óbitos.

Segundo as informações da Secretaria Municipal de Cáceres os exames têm levado até 10 dias para chegar os resultados, mais que o Lacen-MT começou a normalizar os envios dos exames nos últimos dias.

De acordo com a SES-MT os resultado de exame para a covid-19 já atrasaram em até 18 dias em Mato Grosso, desde a redução da capacidade de processamento diário pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT).

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) passou a divulgar, intermitentemente, no dia 12 do mês passado, os casos de morte notificados a cada 24 horas, intervalo de atualização dos boletins informativos diários.

Leia mais:   Produto desenvolvido por servidor do IFMT Cáceres é primeira patente internacional de MT com ideia protegida em 153 países

Segundo o boletim epidemiológico do governo de Mato Grosso, 20.333 casos de Covid-19 foram confirmados desde o inicio da pandemia, sendo registrados 786 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

IMG-20200704-WA0403.jpg
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Melhor escola de MT em redação no Enem é de Cáceres

Publicado

Assessoria – GD

A inspiração para as redações pode vir de vários lugares, inclusive da poesia. Esse é a proposta do Centro Educacional Anália Franco, em Cáceres (225 km a oeste da Capital) escola que teve a melhor nota de redação do Enem em Mato Grosso e a 14ª melhor do Brasil, segundo os resultados divulgados pelo Ministério da Educação.

Por lá, a média da nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi de 921,11, bem acima de instituições tradicionais no estado. E entre as atividades, que continuam mesmo durante a pandemia, está a leitura de poemas de autora mato-grossense Luciene de Carvalho, que foi tema de um sarau literário online.

Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), as 10 melhores escolas no Enem no quesito redação foram particulares, porém, a surpresa foi o primeiro lugar do ranking, uma escola do interior, que até então não era muito conhecida.

Além da Anália Franco, constam entre as 10 melhores em redação o CIN ITA Medicina (média 896,73), Prina Pitt (865,19), Escola Presbiteriana de Alta Floresta (860), Colégio Maxi (846,67), Casinha Feliz Centro de Ensino (825), Colégio Ideal (824), Colégio Salesiano São Gonçalo (815,38), Colégio Notre Dame de Lourdes (815) e Salesiano Santo Antônio (810,4).

Comentários Facebook
Leia mais:   Produto desenvolvido por servidor do IFMT Cáceres é primeira patente internacional de MT com ideia protegida em 153 países
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana