conecte-se conosco


Mato Grosso

Conselho de Direitos da Mulher realiza evento para debater políticas públicas

Publicado

Assistência, proteção, acolhimento e outros assuntos que remetem aos direitos das mulheres serão temas discutidos durante o 7º Seminário Estadual de Políticas para as Mulheres. O evento, coordenado pelo Conselho Estadual de Direitos da Mulher (CEDM) que é vinculado a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, será realizado no dia 3 de maio, das 08h ás 17h30, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil- OAB/MT.

De acordo com a presidente do Conselho, Glaucia Amaral, durante o encontro serão abordados assuntos como a consolidação das metas, compromissos e ações do Plano Estadual de Políticas para Mulheres que irão compor o Plano Plurianual 2020-2023 do estado de Mato Grosso. “Discutindo com a sociedade e a Administração Pública, objetivos concretos de implementação de políticas de igualdade, segurança, saúde, educação todas voltadas para o tema”, pontua.

A secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, destaca a importância discussão do tema para a promoção da defesa dos direitos das mulheres. Conforme ela, o propósito de promover melhorias no atendimento às mulheres, principalmente aquelas que foram vítimas de violência, é uma das bandeiras defendidas pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.  

Leia mais:   Escritórios de Representação dos Estados se unem para dar mais celeridade em ações

Programação

07h30 às 08h00 – Credenciamento 

08h10 às 08h20 – Formação da Mesa de Abertura e Hino Nacional Brasileiro 
Cerimonialista: Glória María Grández Muñoz
Relatora das Mesa 01 e 02: Luciléia Assunção dos Santos e Laura Santiago de Fraga

08h20 às 08h30 – Mesa de Abertura

08h30 às 09h30 – Solenidade de Entrega do Prêmio Estadual “Ruth Marques
Corrêa da Costa”. Coordenadora: Rosana Leite Antunes de Barros – CEDM

09h30 às 11h30 – Mesa 02: Processo de construção do PPA e inserção de Políticas Públicas para Mulheres
Coordenadora: Glaucia Anne Kelly Rodrigues do Amaral – CEDM

1 – Rosana Leite Antunes de Barros – Avanços e Desafios quanto ao Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres em MT 

2 – Rosamaria Ferreira de Carvalho – Direitos Humanos das Mulheres na Gestão Públicas

3 – Anildo Cesário Correia – PPA: o que é, para que serve e como inserir prioridades no orçamento?

11h30 às 12h – – Debate

13h00 às 13h10 – Apresentação do grupo de dança do ventre terapêutica do Mtmamma

Leia mais:   Secretaria de Segurança lança operação com foco em regiões próximas a rodovias federais

13h10 às 15h30 – 4 Grupos de Trabalho/GT´s para definição das ações do Plano no PTA e PPA (** cada grupo precisará nomear uma coordenadora e uma relatora)

GT1 – Educação – Coordenação das Conselheiras: Leliane Cristina Borges e Angelina de Oliveira Costa

GT2 – Enfrentamento à violência contra as mulheres – Coordenação das Conselheiras: Rosana Leite Antunes de Barros e Jozirlethe Aparecida Magalhães Criveletto

GT3 – Autonomia e igualdade no mundo do trabalho e cidadania – Coordenação das Conselheiras: Clarissa Lopes Dias e Margarethe Alves Nunes Dias

GT4 – Saúde das mulheres, direito sexual e reprodutivo – Coordenação das Conselheiras: Adriana Catelli Correa e Angela Mesquita 

15:30 às 16:30 – Plenária – Debates
Relatoras da Plenária: Adriana Catelli e Laura Santiago de Fraga

17h00 às 17h30 – Encerramento (certificados enviados posteriormente por e-mail)

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

PM recupera duas caminhonetes roubadas, prende dois e apreende defensivos agrícolas

Publicado

Em  Sorriso, policiais da Força Tática e do 12º Batalhão de Polícia Militar prenderam dois suspeitos, recuperaram duas caminhonetes roubadas e apreenderam grande quantidade de agrotóxicos e defensivos em uma propriedade rural no Distrito de São Luiz Gonzaga, localizada na MT-404, a 75 quilômetros da sede do município.

Na fazenda ocorreu a prisão de J.D.R (25 anos) e a apreensão de dezenas de caixas de agrotóxico que teriam sido contrabandeadas do Paraguai, além das duas caminhonetes, uma modelo Fiat Toro e uma Chevrolet S10, uma com queixa de roubo e outra com o chassi adulterado. Lá também havia duas armas de fogo, um revólver calibre 22 e uma espingarda 28.  

Essa fazenda teria sido arrendada por E.S.G.(47), suspeito de ser o dono dos produtos apreendidos. Na casa dele, na cidade de Sorriso, os policiais prenderam a suspeita k.C.G.(20 anos), que seria sua filha, e apreenderam diversas caixas de defensivos agrícolas.

No caso da fazenda, os produtos apreendidos estavam em um galpão ao lado da moradia, local construído supostamente com a finalidade específica de armazenar defensivos e agrotóxicos.

Leia mais:   Celular com rastreador ajuda identificar casal com vários produtos furtados de transportadora

Nessa ação, que aconteceu na sexta-feira (17), a PM utilizou drone para monitoramento da área onde ocorreriam as abordagens, exigiu trabalho de mais de 10 horas e empregou 9 policiais militares sob tenente-coronel Jorge Luiz de Almeida, comandante do 12º Batalhão.

E.S.G. (47), suposto arrendatário da fazenda e dono dos produtos apreendidos, ainda não foi preso.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

MTI e Detran restabelecem conexão com o Sistema Nacional de Gravames (SNG)

Publicado

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) informa que, devido a problemas ocorridos na conectividade com os  servidores do Sistema Nacional de Gravames (SNG), em Brasília, o acesso aos dados cadastrais dos gravames financeiros no sistema do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) ficou indisponível na tarde de sexta-feira (17).

Em razão disso, operações de veículos que dependiam do acesso ao SNG foram interrompidas por aproximadamente uma hora. A comunicação entre o sistema do Detran e os sistemas do SNG foi restabelecida às 16h20 do mesmo dia.

A equipe técnica da MTI, em conjunto com a equipe técnica do Detran, realizou todas as ações necessárias para assegurar que os serviços afetados no sistema do Detran fossem restabelecidos.

A MTI está atuando para prevenir novas indisponibilidades e oferecer o melhor serviço aos  usuários e servidores do Detran. Além disso, a MTI e o Detran vêm trabalhando conjuntamente em um Plano de Melhorias que está proporcionando maior acessibilidade, segurança e, principalmente, maior estabilidade nos serviços digitais prestados para o cidadão.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:   Estado penaliza empresas por falhas em contratos com a Saúde
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana