conecte-se conosco


Brasileirão Série A

Comparado a Falcão, Dourado põe talento à prova com chefe consagrado

Publicado

Falcão Rodrigo Dourado Fernando Bob Andrigo Alan Costa Ariel Anderson Odair Hellmann Inter (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)Rodrigo Dourado recebe conselhos de Falcão em treino  (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)

O Falcão original e seu discípulo enfim se encontraram no Inter. Jovem promessa da base, o volante Rodrigo Dourado tem na desenvoltura para atuar no meio-campo e nos cabelos crespos semelhanças com o novo treinador. Tanto que recebeu o apelido de Falcãozinho nos bastidores da equipe. A partir deste domingo, resta ao garoto mostrar que pode chegar ao menos perto do que o Rei de Roma representou ao futebol mundial.

Aos 22 anos, Dourado não utiliza a mística camisa 5, hoje sob poder de Fernando Bob ? veste o número 13. A brincadeira da comparação com Falcão começou com Argel. Era comum durante os treinamentos o então técnico chamar o rapaz de Falcãozinho. O motivo? A destreza com a qual consegue conter os avanços dos adversários, desarmá-los e sair com a posse de bola para virar uma peça ofensiva.

LEIA MAIS
> Três jogadores já atuaram com Falcão
> Marcelo Lomba já pode estrear
> Bahia revela valores de negociação

A alcunha nada mais é do que um elogio ao volante que “joga de terno”, segundo o próprio Inter. Mas também lhe impõe mais uma responsabilidade. Dourado, em tom de brincadeira, pediu para não mais ser chamado assim.

? Tem que parar com isso aí. Nada de Falcãozinho ? disse, aos risos, sem disfarçar a timidez.

Internacional Inter Falcão Rodrigo Dourado Inter (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)Falcão e Rodrigo Dourado trocam ideias sobre jogada em treino do Inter (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)

Porém, ainda no ano passado, quando se consolidou com Diego Aguirre, as comparações já apareceram. Embora o apelido carregue o fardo, Dourado nunca escondeu a admiração pelos feitos do ex-volante e se envaidecia ao ouvir os elogios:

? Até as vezes brincam que eu tenho o estilo elegante dele (Falcão), mas se eu for 10% do que ele foi, está muito bom. Mas isso vem mais das pessoas de fora, sei que ele foi único. Foi grande, sensacional, mas estou trabalhando para isso, para fazer minha história. Se estão me comparando, estou indo bem. Espero ficar nessa pegada ? disse em entrevista ao GloboEsporte.com.

Nestes primeiros momentos de trabalho juntos, Falcão já alterou o posicionamento de Dourado. Como atua no 4-4-2 em duas linhas, o coloca por dentro junto com Fernando Bob. Porém, sem a antiga liberdade. O técnico gosta de um time compactado e posiciona os volantes de tal maneira que forneçam o mínimo de espaço entre os homens de criação e a defesa.

Até as vezes brincam que eu tenho o estilo elegante dele (Falcão), mas se eu for 10% do que ele foi, está muito bom. Mas isso vem mais das pessoas de fora, sei que ele foi único.
Rodrigo Dourado em entrevista
ao GloboEsporte.com em 2015

Nas atividades, Falcão gosta da conversa. Não apenas com todo o grupo, mas reservadamente. Dourado é um dos que mais troca ideias com o treinador. No trabalho de sexta-feira, até cometeu um erro incomum. Ao receber um passe do chefe, bateu errado na bola e a chutou quase para fora, lamentando imediatamente. Nada que tenha diminuído seu prestígio. 

Hoje expoente, o jovem é uma das apostas do clube há muito tempo. Quando ainda trilhava as categorias de base, gozava da admiração do então presidente Giovanni Luigi, a quem o chamava de Rodrigo Pelotas, em alusão à terral natal do atleta.

Ainda que tenha estreado na derrota por 2 a 1 para o Cerâmica, no Gauchão de 2012, o volante compunha o time sub-23, que atuava sob a batuta do auxiliar Osmar Loss. Oito meses depois, porém, o então técnico Fernandão escalou-o entre os titulares no empate em 2 a 2 com o Sport, pelo Brasileirão.

Falcão Rodrigo Dourado Inter (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)Falcão manteve Rodrigo Dourado como titular após sua chegada ao Inter (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)

Com a derrota por 2 a 0 no primeiro tempo, o “Eterno Capitão” o sacou no intervalo para a entrada de Cassiano. O episódio tirou os holofotes de Dourado, que retornou ao Inter B. A partida, inclusive, ficou marcada com a contundente entrevista do ex-atacante, que afirmou que o grupo estava em uma “zona de conforto”.

Agora em outra fase, Dourado tentará ajudar Falcão a acabar com a incômoda sequência de seis partidas sem vitória da equipe que custou o emprego de Argel. Porém, por pouco tempo. Após o confronto contra o Palmeiras neste final de semana, se apresenta ? junto a William ? a Rogério Micale para iniciar a preparação para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Falcão e Falcãozinho darão uma vitória aos colorados? A resposta começa a ser dada a partir das 16h deste domingo no Beira-Rio. Atualmente, os gaúchos estão em nono lugar com 20 pontos, nove atrás do Verdão, que lidera o Brasileirão.

>> INTER X PALMEIRAS – 15ª RODADA
Local:
Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). 
Data e horário: domingo (17/7), às 16h. 
Time provável do Inter: Jacsson (Marcelo Lomba); William, Paulão, Ernando e Raphinha; Fernando Bob, Rodrigo Dourado, Andrigo e Gustavo Ferrareis; Eduardo Sasha e Vitinho.
Pendurados: William, Ernando, Rodrigo Dourado, Gustavo Ferrareis, Andrigo, Alex,
Alan Costa e Fernando Bob 
Desfalques: Danilo Fernandes, Artur, Seijas, Mike e Aylon
Transmissão: Premiere e PFCI. 
Arbitragem: Andre Luiz de Freitas Castro (GO) apita a partida, auxiliado por Kleber Lucio Gil (SC/FIFA) e Bruno Raphael Pires (GO/FIFA).

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs

Comentários Facebook

Brasileirão Série A

Seleção Brasileira encerra preparação para amistoso contra República Tcheca

Publicado

Programa No Mundo da Bola desta segunda-feira (25) também destacou a reta final dos principais campeonatos estaduais do país; ouça na íntegra

O programa No Mundo da Bola desta segunda-feira (25) destacou o amistoso da Seleção Brasileira com a República Tcheca. Waldir Luiz, Márcio Guedes, Bruno Mendes e toda a nossa equipe também analisaram a reta final dos principais campeonatos estaduais do país e as principais notícias do esporte nacional e internacional.

Clique no player e ouça o programa na íntegra:

No Mundo da Bola é transmitido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, de segunda a sexta-feira, a partir das 17h. Para participar das transmissões, o internauta deve ligar para (21) 2117-6918 ou (21) 2117-6919.

Fale com a equipe de esportes das Rádios EBC pelo e-mail: esporte.radios@ebc.com.br.

Agencia Brasil
Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Palmeiras volta a ter time feminino depois de 9 anos

Publicado

Repórter Lincoln Chaves trouxe todas as informações da preparação do Verdão para o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino dentro do programa No Mundo da Bola desta quinta-feira (14); ouça na íntegra
Começa neste sábado (16) a sétima edição do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. E a Rádio Nacional traz uma série de matérias sobre a principal competição do futebol feminino no país. A terceira reportagem fala do Palmeiras e dos seus reforços para disputar a competição além do projeto da diretoria para a modalidade. O repórter Lincoln Chaves trouxe todas as informações do Verdão dentro do programa No Mundo da Bola desta quinta-feira (14).

Ouça no player abaixo:

O Palmeiras retorna ao feminino após nove anos. O time vai jogar em Vinhedo, cidade parceira do versão nesta edição.

A equipe foi apresentada em meados de fevereiro e é comandada pela treinadora Ana Lúcia Gonçalves.

O No Mundo da Bola é transmitido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, de segunda a sexta-feira, a partir das 17h. Para participar das transmissões, o internauta deve ligar para (21) 2117-6918 ou (21) 2117-6919. Fale com a equipe de esportes das Rádios EBC pelo e-mail: esporte.radios@ebc.com.br.
Tags: Palmeiras Futebol Feminino Brasileirão Feminino

Agência Brasil

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana