Connect with us

Começa a florada dos ipês (Tabebuia impetiginosa) em Cáceres. Muitas dessas espécies deram o ar de sua exuberância fantástica oferecendo um espetáculo dos mais belos e que contribuem sobremaneira para melhorar o aspecto citadino.

No córrego Sangradouro, por exemplo, próximo ao INSS, vários ipês desabrocharam a sua exuberante florada. O que preocupa, é que alguns estão com os dias contados. Principalmente se alguma decisão urgente deixar de ser tomada para salvar as espécies ali plantadas a quase vinte anos.

Às margens do córrego que desagua na Baia do Malheiro, as árvores símbolo do Pantanal Mato-grossense estão prestes a sucumbirem. O assoreamento é visível no local, principalmente a cada limpeza que a prefeitura executa naquela parte do córrego para dar vazão as águas no período chuvoso.

Plantadas as margens, os ipês correm perigo eminente, lamentável. Inclusive, a reportagem é testemunha de uma dessas espécies que tombaram com o avanço da erosão, ela que estava plantada bem próximo a ponte ali existente.

Os ipês da cor rosa aparecem também na Praça vereador Makoto Hayashida. No local pelo menos estão iniciando a florada sete delas, conforme revela maravilhosa a professora aposentada Ana Luiza moradora do local. “Benção da Natureza. Muito lindo mesmo!”, comenta.

Leia mais:   Franco Valério se declara candidato a presidente da Câmara; soma-se 4 na disputa

Ao longo do trajeto pode-se avistar outras espécies que estão prestes a florir, a exemplo de duas que estão bem em frente à Escola União e Força. Ambas são da cor roxa.

Observa-se também a grande quantidade de ipês, a maioria jovens ainda, mas que já começam a encantar visitantes e turistas. São aqueles que no passado foram plantados pela então secretária de Turismo, Yeda Marli de Oliveira Assis.

Interessante observar-se que no local, desde em frente à residência do coronel comandante do 2º. Befron até na rampa de descida de barcos, há pelo menos 45 mudas que passaram a receber cuidados da primeira dama Maria Queiroz e de seus jardineiros.

As mudinhas que surgiram no local graças a disseminação de sementes das espécies adultas, foram todas preservadas e marcadas com estacas de fixação/protetoras. O local certamente se tornará num cartão postal dos mais admirados que Cáceres oferecerá num futuro bem próximo.

Os ipês sempre serão admirados. Sua florada impressiona e se constitui no mais encantador visual para o turismo de contemplação.

Leia mais:   Em Cáceres: Homem que teve identidade usada tenta anular processo

Na Praça Barão e em outros locais da cidade nos próximos dias essa espécie desabrochará cachos de flores para enfeitar a histórica e bicentenária Cáceres.

Antonio Costa

Da Redação

Comentários Facebook

Cáceres e Região

MT tem quatro candidatos ao Governo e sete ao Senado

Published

on

Tangaránoticias

Os eleitores mato-grossenses terão que escolher entre quatro nomes para comandar o Estado, nas eleições que ocorrem no dia 2 de outubro. Ainda foram colocados sete nomes para a disputa ao Senado Federal.

Os partidos do Estado tiveram até este esse fim de semana para protocolar as atas das convenções partidárias em que foram definidos os nomes dos candidatos.

Assim, para o Governo disputarão o atual governador Mauro Mendes (União), com o vice sendo Otaviano Pivetta (Republicanos); a primeira-dama de Cuiabá, Marcia Pinheiro (PV), e o ex-secretário Vanderlúcio Rodrigues (PP) como vice; o pastor Marcos Ritela (PTB), e vice Alvani Laurindo (PTB) e o servidor público Moises Franz (Psol), com o vice Franq Melo (Psol).

     Para senador, os mato-grossenses terão opção de sete candidatos para ocupar a cadeira no Congresso Nacional durante os próximos oito anos. São eles:

Os candidatos ao Senado: Jorge Yanai; Wellington Fagundes; Neri Geller; Antônio Galvan; e Feliciano Azuaga.

O empresário Jorge Yanai (DC), que tem como primeiro-suplente Paulo Cesar (Agir), e na segunda-suplência Egberto Barros (DC);

O senador Wellington Fagundes (PL), que tenta a reeleição, e tem como primeiro-suplência Mauro Carvalho (União), e na segunda-suplência Joaquim Diógenes Jacobsen (PSB);

Leia mais:   Prefeitura entrega escola reformada e climatizada no Distrito de Horizonte D’Oeste

O deputado federal Neri Geller (PP), que tem em sua primeira-suplência a ex-reitora Maria Lúcia Neder (PCdoB), e na segunda-suplência o ex-vice-prefeito de Juína, Luiz Brás (PT);

O produtor rural bolsonarista Antônio Galvan (PTB), com o primeiro-suplente Jairo Tomio Ishikawa (PTB) e segundo-suplente Gina Defanti (PTB);

O professor José Roberto (Psol), que tem em sua primeira-suplência o enfermeiro Vanderley da Guia (Psol) e na segunda suplência o vigilante Manoel Melo (Psol).

O servidor público Feliciano Azuaga (Novo), e como primeiro-suplente o arquiteto Nicácio Lemes Jr (Novo) e segundo-suplente o empresário Mauro Japonês (Novo);

O vereador Kassio Coelho (Patriota), que tem como primeiro-suplente o Pastor Osmário Daltro (Patriota) e na segunda-suplência a empresária Andrea Scheffer (Patriota).

Apesar de as candidaturas estarem registradas nas atas das convenções partidárias, a Justiça Eleitoral ainda precisa homologá-las juridicamente.

FONTE PRIMARIA: NOTICIA EXATA

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Em Porto Esperidão, Polícia Federal prende casal de fazendeiros que recebia drogas de ‘mulas’ da Bolívia

Published

on

Por Ulisses Lalio
        A Polícia Federal prendeu um casal de fazendeiros no município de Porto Esperidião (a 326 km de Cuiabá). Ao todo, foram encontrados 47 quilos de cocaína enterrados em um tambor na propriedade. A ação faz parte de investigações da Operação Papiro, que descobriu a atuação de mulas (pessoas que transportam grandes quantidades de droga a pé e escondidas em mochilas).
     O foco da operação foi um sítio localizado na região do Papiro, de onde chegavam e partiam grandes quantidades de drogas, em especial a cocaína e seus derivados. O casal preso já foi anteriormente indiciado pela Policia Civil do Distrito Federal por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Nas buscas dentro da residência foram encontrados uma arma de fogo calibre 32 carregada, uma espingarda, diversos rádios comunicadores. Um veículo também foi apreendido.

De acordo com a Polícia, os presos utilizavam de mulas vindas a pé da Bolívia trazendo a droga em grandes mochilas e recebiam grandes carregamentos de entorpecentes nessa propriedade localizada em uma região estratégica para o tráfico internacional. Também participaram da ação equipes do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e o Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

Leia mais:   Gefron apreende 445 kilos de cocaína em Poconé; suspeito foi encaminhado para delegacia de Cáceres
Comentários Facebook
Continue Reading

Mais Lidas da Semana