conecte-se conosco


Cáceres e Região

Clube do Livro: Estudante do IFMT Campus Cáceres lança primeiro livro de poesias

Publicado

O jovem poeta e escritor, Joaquim Modesto dos Passos, 15 anos, descobriu o gosto pela literatura brasileira no projeto Clube do Livro do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo. Estudante do 2º ano do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária, Joaquim lançará na próxima quinta-feira (07.11) a sua primeira obra, o livro de poesias Ciclos de um amor que não durou”.

O autor conta em sua linguagem poética como se descobriu leitor e escritor.

Nos já passados anos de vida não era um leitor vorás, se sou poeta, sou porque ouvia a poesia na música, as belas composições rimadas harmônicas eram meu único contato com a poesia, o resto eram pedra e caminhos. Faz apenas dois anos que comecei a ler e lia pouco. Porém, foi no Clube do Livro que li Quincas Berro D’Água, primeiro livro de Jorge Amado (hoje, meu autor preferido) que tive contato. De lá pra cá dedico-me apenas a livros de literatura brasileira”, versa Passos.

Residente de Jauru, filho de mãe professora e pai agrônomo, Joaquim fez o ensino fundamental na escola estadual Dep. João Evaristo Curvo. Em 2018, passou no seletivo para ingresso no IFMT Cáceres e se tornou estudante residente do campus. Ele cursa o 2º ano e se prepara o vestibular em Física.

O lançamento da obra, a partir das 12h30, no auditório do IFMT Campus Cáceres, marcará a programação especial de fechamento das atividades do Clube do Livro para 2019. Além da apresentação da obra e sessão de autógrafos, a atividade contará com varal e declamação de poesias de autoria de Joaquim e de outros poetas e poetisas estudantes do campus e apresentação de dança.

A obra publicada pelo Clube de Autores na versão e-book e impressa pode ser adquirida por meio do site https://clubedeautores.com.br/

Clube do Livro

O Projeto Clube do Livro do IFMT Cáceres é uma iniciativa de docentes da área de linguagens do campus. Na interface entre o ensino e a extensão, o projeto transforma o saguão do prédio central do campus, todas as quintas-feiras, em espaço de leitura e reflexão com a disponibilização de obras de diversos tipos, gêneros e estilos. Entre as atividades, realiza rodas de conversas com estímulo à leitura e a produção de estudantes, incluindo a difusão de textos autorais.

No âmbito da produção científica e pedagógica, o projeto foi apresentado, em formato de Relato de Experiência, na XV Jornada de Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso, realizado no último mês de outubro, em Cáceres. Na ocasião, as professoras Denise Dalmas Rodrigues, Inêz Aparecida Deliberaes Montecchi e Maribel Chagas de Ávila socializaram as ações, metodologias adotadas e objetivos do Clube do Livro.

O relato contou com a participação da estudante, Karen Priscila Barbosa da Rocha sobre o estímulo do Clube do Livro no despertar para leitura e do processo comunicativo gerado entre as turmas nas conversas sobre as impressões, sentimentos e avaliação de cada livro. A apresentação foi realizada também pelo autor e estudante Joaquim que declamou poesia e falou sobre a contribuição do projeto no seu processo de imersão na literatura brasileira e para a produção e publicação da sua primeira obra.

Edna Pedro  DRT RJ 5056/2001
Assessoria de Comunicação
IFMT/Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo
(65) 3221-2631
Comentários Facebook
Leia mais:   Diretora do PREVICÁCERES toma posse como presidente da APREMAT durante o 7º Encontro de Gestores de RPPS de Mato Grosso

Cáceres e Região

Diretora do PREVICÁCERES toma posse como presidente da APREMAT durante o 7º Encontro de Gestores de RPPS de Mato Grosso

Publicado

A Gestora do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Cáceres, Luana Aparecida Ortega Piovesan, foi empossada pelo Conselheiro Substituto do TCE-MT, Ronaldo Ribeiro de Oliveira, na função de Presidente, da primeira diretoria eleita da APREMAT (Associação de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios Mato-grossenses), durante a realização do 7º Encontro de Gestores de RPPS do Estado de Mato Grosso.

O cargo já era ocupado interinamente pela gestora desde a fundação da entidade, que se deu em junho de 2018, e, após regular eleição foi reconduzida a função. Luana também compõe a Diretoria da ABIPEM (Associação Brasileira de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios), desde 2017, representando a Região Centro-Oeste.

A diretoria e conselhos da APREMAT ficam constituídos pelos seguintes membros:

DIRETORIA

  • Presidente: LUANA APARECIDA ORTEGA PIOVESAN
  • Vice Presidente: RONAS ATAÍDE PASSOS
  • Tesoureiro: GUSTAVO ANDRÉ ROCHA
  • Secretário: ANTONIO OTALÍVIO DE MOURA

CONSELHO DELIBERATIVO

  • Alta Floresta: VALMIR GUEDES PEREIRA
  • Campo Novo dos Parecis: WILSON LEAL MIRANDA
  • Nobres: NADIR DA SILVA
  • Rondonópolis: ROBERTO CARLOS C. CARVALHO
  • Tangará da Serra: LAURA PEREIRA
Leia mais:   Encontro no IFMT Cáceres reúne 10 fanfarras de 6 municípios da Região Oeste

CONSELHO FISCAL

  • Sinop: CÁSSIA APARECIDA RIBEIRO OMIZZOLO
  • Poxoréu: AGNALDO FRANCISCO DA LUZ
  • Sorriso: ADÉLIO DALMOLIN

Com o propósito de subsidiar implantações vindouras, as Entidades representativas dos RPPS possuem fundamental papel de suporte aos seus associados, no sentido de dirimir dúvidas e conflitos, inclusive com os órgãos fiscalizadores, além de capacitar e propor melhorias de gestão.

Para exercer suas funções, a APREMAT conta com patrocínio do Governo Federal, através do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, além do Itaú, Sicredi, Bradesco, Uniletra e Grid Investimentos, todas instituições financeiras que realizam guarda dos recursos previdenciários dos RPPS do estado de Mato Grosso, regulamente credenciados.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Encontro no IFMT Cáceres reúne 10 fanfarras de 6 municípios da Região Oeste

Publicado

O IV Encontro de Fanfarras da Região Oeste reuniu, na última sexta-feira (08.11), no Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo do Instituto Federal de Mato Grosso  cerca de 400 integrantes de 10 fanfarras dos municípios de Cáceres, Mirassol D’Oeste, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal e Salto do Céu.  Na ocasião, a Escola Estadual Criança Cidadã de Cáceres foi anunciada como sede da edição 2020 do Encontro de Fanfarras.

Realizado em parceria entre o IFMT Cáceres e escolas estaduais e municipais das redes pública e privada dos municípios, o encontro apresentou ritmos das cadências e coreografias das fanfarras do IFMT Campus Cáceres; Escola Estadual Francisco Vila Nova do município de Salto de Céu; Escola Estadual 13 de Maio de Porto Esperidião; Escola Estadual Demétrio Pereira de Reserva do Cabaçal; Escola Municipal Arlindo Antônio Nogueira e Escola Estadual Antonio Carlos de Brito de Pontes e Lacerda; Escola Estadual Irene Ortega de Mirassol D’ Oeste; e das escolas cacerenses, Escola Estadual Criança Cidadã, Colégio Adventista de Cáceres e a Escola Estadual Professor Demétrio Costa Pereira. O encontro teve ainda a apresentação da Banda do 2º Batalhão de Fronteira de Cáceres – 2º Bfron.

Leia mais:   Diretora do PREVICÁCERES toma posse como presidente da APREMAT durante o 7º Encontro de Gestores de RPPS de Mato Grosso

 “É um movimento da música que ocorre no interior das escolas. Essa musicalidade, esse encontro que a gente vê no interior das escolas mostra a sua beleza aqui. Nossos estudantes se sentem muito valorizados, através da música, através da arte”, afirma a coordenadora geral do evento, professora da rede estadual, Joana da Silva Santos.

No IFMT Cáceres, o evento contou com a coordenação local dos servidores Célio Jonas Monteiro, Juberto Babilônia Sousa e Carlos Alberto Santos.

Durante a solenidade de abertura do encontro, o diretor-geral do IFMT Cáceres, Salmo César da Silva, destacou a integração e o entusiasmo entre os integrantes das fanfarras, a alegria e o afeto em receber as escolas e do esforço do IFMT para assegurar as condições de sediar o evento.

Entre as autoridades, a mesa de abertura foi composta pela professora Juçara Tinasi de Oliveira, diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional do IFMT Cáceres, a coordenadora de extensão do campus, professora Mônica Elizabeth Craveiro Theodoro e o presidente da comissão local do Encontro de fanfarras, professor Célio Jonas Monteiro. A solenidade contou com a presença do secretário de governo de Cáceres, Jorge Augusto, o coordenador histórico cultural da Secretaria de Turismo e Cultura de Cáceres, Rafael Oliveira Laia e o 2º tenente Jason, do  2º Bfron.

Leia mais:   Encontro no IFMT Cáceres reúne 10 fanfarras de 6 municípios da Região Oeste

Confira álbum de fotos no site www.cas.ifmt.edu.br

Edna Pedro  DRT RJ 5056/2001
Assessoria de Comunicação
IFMT/Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo
(65) 3221-2631
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana